Câmara Municipal de Sesimbra Marca Recomendada
Câmara Municipal de Sesimbra
  • O concelho de Sesimbra situa-se no sudoeste da Península de Setúbal, possui uma área de 194,98 quilómetros quadrados e integra a Área Metropolitana de Lisboa. É limitado a norte pelos municípios de Almada e Seixal, a nordeste pelo Barreiro, a leste por Setúbal e a sul oeste pelo Oceano Atlântico. A sua linha de costa, com múltiplas paisagens, estende-se desde a Lagoa de Albufeira até à Serra da Arrábida.

• Rua da República, 3
    2970-741 Sesimbra
  • informacao@cm-sesimbra.pt

Câmara Municipal de Sesimbra - Crime de saúde pública

Patricia Correia
Patricia Correia apresentou a reclamação
15 de março 2021
Uma senhora moradora na rua Raul Lino na Quinta do Conde, com problemas de acumulação de lixo em situação extrema, com cães agressivos que se atiram às pessoas na rua. O cheiro que vem da casa é nauseabundo. Já apareceu a situação na televisão em reportagem no programa linha aberta em que disseram que a senhora deveria ser removida da sua casa. Existe risco de incêndio, os cães têm claramente pulgas que a senhora cata e atira para o passeio público, existe dejetos de animais por todo o lado dentro do quintal o que causa um cheiro horrivel na rua. Segundo informações tem de ser a camâra a enviar um relatório para o ministério público para seguir com a resolução desta questão.
Além de ninguém merecer viver nestas condições, os vizinhos também não merecem levar com esta situação constantemente.

A câmara municipal deixou um contentor de obras para lixo à porta da senhora. Uma pessoa que tem este problema, acham que tem capacidade para deitar o lixo fora? Ela deita para o contentor e vai aos caixotes buscar mais. Ela tem claramente problemas psiquicos que devem ser resolvidos em local próprio. Irei fazer queixa à policia hoje, porque este fim de semana me vi presa dentro do meu carro com os cães dela a arranharem me a porta do carro a ladrarem para mim e os restantes passageiros do veículos e me danificaram a porta do carro.

É cansativo para os moradores ouvi-la a gritar o dia todo na rua, é degradante ver além a fazer as refeições na rua, deixa a comida dos animais na rua, chamando mais animais ainda, e a acumulação de lixo com esta gravidade chama outro tipo de animais rastejantes.

Hoje vou fazer um pedido de resgate dos animais ao canil municipal, peço por favor que passem essa informação. Já existiram crianças mordidas nesta rua pelos cães. Eles correm e ladram atrás das pessoas. Porque é que um cidadão comum perante a lei tem de andar na via pública com o cão pela trela e eles podem andar a solta a ameaçar as pessoas?

Peço que tomem uma ação, que não seja mandarem delegados de saúde e policia virem falar com a senhora. De nada resolve, é necessário retirar a senhora do local e limpar a casa e não voltar a deixá-la viver aqui pois volta sempre ao mesmo. A população à volta não tem de continuar a viver desta forma, é um grave crime de saúde pública ainda para mais nos tempos em que vivemos.

Não dêm o caso como -não solucionado como fizeram à minha queixa anterior e movam ações para realmente resolver o assunto.
Data de ocorrência: 15 de março 2021
15 de março 2021
Caro Munícipe,
Serve o presente para acusar a receção da sua reclamação, a qual mereceu a nossa melhor atenção.
Aproveitamos, a oportunidade para informar que a reclamação efetuada por V. Exª. no Portal da Queixa, foi registada no sistema de gestão documental da Câmara Municipal de Sesimbra e irá ser encaminhado ao serviço competente a fim de dar resposta à solicitação efetuada.

Na certeza que brevemente estará resolvida, apresentamos os nossos cumprimentos,

Caro munícipe,

Conforme comunicação efetuada através da App NÓS Sesimbra em 06/04/2021 que abaixo se transcreve, iremos dar por concluída a reclamação.

"Relativamente à sua ocorrência que muito agradecemos, sobre a situação de acumulação que se verifica na rua Raul Lino, a qual mereceu a nossa melhor atenção, cumpre-nos informar que os serviços municipais se encontram a diligenciar no âmbito das suas competências, em articulação com as demais entidades envolvidas no processo, visando solucionar a situação descrita.

Apelamos desde já á sua compreensão, e tentaremos ser breves.

Melhores Cumprimentos"

Patricia Correia
5 de setembro 2021
A câmara municipal continua a marcar a reclamação resolvida quando nada foi resolvido.

Eu tenho de esperar até à noite para passear o meu cão sossegada que vai de trela como manda a lei. Hoje a senhora decidiu estar na rua com os seus 5 cães até às tantas e eu não posso exercer o meu direito de passear o meu cão porque os dela não tem trela andam à solta e correm a tentar atacar a mim e ao meu cão. E deixam animais viver nestas condições e pelos vistos a senhora também que está acima da lei e pode ter caos soltos na rua sem trela a correr atrás de pessoas e cães de outras pessoas que passam na rua.

E vocês dizem que foi resolvido? Nada foi resolvido.