Câmara Municipal de Sesimbra Marca Recomendada
Câmara Municipal de Sesimbra
  • O concelho de Sesimbra situa-se no sudoeste da Península de Setúbal, possui uma área de 194,98 quilómetros quadrados e integra a Área Metropolitana de Lisboa. É limitado a norte pelos municípios de Almada e Seixal, a nordeste pelo Barreiro, a leste por Setúbal e a sul oeste pelo Oceano Atlântico. A sua linha de costa, com múltiplas paisagens, estende-se desde a Lagoa de Albufeira até à Serra da Arrábida.

• Rua da República, 3
    2970-741 Sesimbra
  • informacao@cm-sesimbra.pt

Câmara Municipal de Sesimbra - Discriminação no estacionamento da lagoa de albufeira

Luis Rodrigues apresentou a reclamação
18 de abril 2021
Depois de pagar 30€ para pernoitar no parque de Campismo do Meco, para não infringir o Código de Estrada, tentei ir com a minha família almoçar num dos restaurantes da Lagoa de Albufeira. Fomos cedo, porque hoje fechavam às 13h00.
Depois de verificar que na maioria das ruas as autocaravanas são impedidas de parar ou estacionar, decidi estacionar na Avenida Marginal da Lagoa, pois aí não há sinais de proibição.
Estava a parar quando fui abordado pela GNR, que me impediu, alegando ser zona interdita a autocaravanas para efeitos de estacionamento. Nada contra a abordagem, correta e educada da patrulha, tudo contra a Câmara Municipal de Sesimbra, que mantém uma placa à entrada do parque a dizer “proibida a permanência de autocaravanas”. Como se as autocaravanas não fossem veículos como quaisquer outros, que pagam impostos, seguros, etc. Ainda tentei explicar que só íamos comer, sem qualquer efeito. Viemos embora sem almoçar e o restaurante ficou sem faturar.
Lamento ser tratado nesta forma no meu país, e tenho vergonha de ver turistas serem “corridos”. Concordo que não se possa pernoitar, mas desejo ser tratado como qualquer outro automobilista. E lamento que a Câmara Municipal de Sesimbra não tenha a menor consideração pelos seus visitantes nem pelos seus comerciantes. Recordo que estacionar é permitido pelo Código de Estrada, em todo o lado menos em Sesimbra!
Data de ocorrência: 18 de abril 2021
Caro Munícipe,
Serve o presente para acusar a receção da sua reclamação, a qual mereceu a nossa melhor atenção.
Aproveitamos, a oportunidade para informar que a reclamação efetuada por V. Exª. no Portal da Queixa, foi registada no sistema de gestão documental da Câmara Municipal de Sesimbra e irá ser encaminhado ao serviço competente a fim de dar resposta à solicitação efetuada.

Na certeza que brevemente estará resolvida, apresentamos os nossos cumprimentos,

23 de julho 2021
Bom dia. A falta de resposta demonstra a atenção dada às preocupações dos utentes e o desrespeito pelos comerciantes locais.
6 de agosto 2021
Agradeço resposta. Obrigado.

Uma vergonha! Já na própria vila de Sesimbra já é proibido também estacionar! Se quisermos pernoitar também é impossivel porque o Parque de Campismo não tem espaços para Autocaravanas! Mesmo que tentemos estacionar, também não é possivel porque é obrigatório estacionar nas zonas especificas para esse efeito, e como em 99% dos estacionamentos em Portugal, e neste caso em Sesimbra, os espaços têm apenas 5 metros de comprido, e assim é impossivel qualquer autocaravana estacionar porque as mais pequenas nunca têm menos de 5,60mtrs e a maioria cerca de 6,50mtrs, portanto "indirectamente" proibem também desta forma o estacionamento de autocaravanas!
Para comparar a inteligência e respeito de autarquias ou paises elativamente ao autocaravanismo , entre POrtugal e o resto da Europa, basta falar que esta semana, num dos países mais desenvolvidos do Mundo, na Noruega, a Direção de Estradas da Noruega (Vegvesen) acaba de publicar a lista de 2021 das 1715 áreas de repouso gratuitas para autocaravanas.
É permitido pernoitar de um dia para o outro em todas as áreas de serviço, a menos que sinalização autárquica o proíba especificamente (o que na Noruega é extremamente raro).
As autarquias norueguesas encorajam os autocaravanistas a pernoitarem para ficarem a conhecer melhor a região, disponibilizado mapas com rotas de caminhadas locais ou locais de interesse a visitar. Em média há 3 áreas de repouso em cada autarquia.
Em 550 áreas de repouso pelo país fora há lavabos com água quente e fria, e em cerca de 10% há duches com água quente e fria gratuitos.
Ridiculo o que os governantes deste país pensam e agem relativamente ao autocaravanismo, pois até Espanha está a multiplicar todas as semanas locais e zonas abertas a ACs, e se tivermos em conta que em só 2019, na Europa foram construidas e vendidas mais de 150.000 autocaravanas, é obvio que será de futuro uma enorme fonte de riqueza para a economia local, especialmente em vilas e aldeias onde o turismo tradicional não chega!!
Burros estes portugueses! É neste momentos que me envergonho deste país e destes autarcas!!!