Câmara Municipal de Sines

Câmara Municipal de Sines - Divida de água

Kátia Elizabeth R. G. Cunha
Kátia Cunha apresentou a reclamação
11 de abril 2021
Desde 2014 que comprei a minhas casa e escolhi o pagamento de algumas contas, entre elas a da água, por débito direto! Descansado por o mesmo ser debitado mensalmente, confesso que não tive muita atenção às faturas. Parece que temos um "saldo atual (+)" que sugere valores de dividas. Mas o valor era de tal forma elevado que pensamos ser uma somatória dos valores que têm sido pagos! Ignorância e falta de atenção confesso!

Qual não é o meu espanto, quando no site das Finanças me aparece o valor da dívida mais 200,00€ para pagar!

Não está aqui em causa o pagamento de uma dívida, está sim o não ter informações sobre:
- Se é feito o débito da conta, esta dívida vem do quê e de onde?
- Como vão aumentando a mesma sem nunca remeterem a situação ao responsável? E porque a mesma vai para execução nas Finanças sem, mais uma vez, um aviso prévio?

Com o débito feito, ficamos descansados com os pagamentos e depois surge nas Finanças uma divida superior a 500,00€?! Assim, sem qualquer aviso prévio? Sem uma única tentativa da pessoa pagar um valor inferior se fosse, desde o primeiro momento, avisada de?!

É lamentável que neste País tenhamos simplesmente de Pagar sem qualquer tipo de atenção, cuidado ou esclarecimento,
É de lamentar o que observo pós um ano de Pandemia...Se inicialmente, o País se pareceu juntar para que todos pudéssemos ultrapassar este problema que nos atinge a todos, após um ano, observo Bancos a aumentarem as mensalidades dos créditos em valores nunca antes falados, entidades publicas a avançarem com cobranças de dívidas sem sequer justificarem nem tão pouco avisarem sobre as mesmas!

Nós temos deveres, é um facto! Mas direitos, pelos vistos, são zero e é lamentável em qualquer altura, agora então...sem palavras!
Data de ocorrência: 11 de abril 2021