Câmara Municipal de Sintra
Câmara Municipal de Sintra
13.3
  • Largo Dr. Virgílio Horta 2714-501 Sintra
  • municipe@cm-sintra.pt

Câmara Municipal de Sintra - O processo para pedido de certidões ou qualquer outra documento online é complexo e inacessível

Elizabeth Rocha Leal Sapina Santos
Elizabeth Santos apresentou a reclamação
17 de maio 2019

Os meus pais têm um imóvel comprado e totalmente pago ao banco. Neste momento o banco não entrega a hipoteca aos donos (que já concluíram o pagamento do crédito em novembro de 2018) porque está em falta um documento que dá pelo nome de certidão de infraestruturas que tem de ser emitido pelo departamento de urbanismo da câmara municipal de sintra. ATENÇÃO! TEM DE SER PELA PLATAFORMA DIGITAL! não é possível de outra forma. mas se fosse fácil não havia tanto problema...

Os meus pais estão a caminho dos 80 anos e, como devem calcular, tudo o que seja digital, é apenas no mínimo necessário. eu já sou a 3ª filha dos meus pais que está a tentar fazer este processo. os meus pais têm 5 filhos... ainda têm mais dois para tentar! mas há muitas pessoas por aí que não têm sequer filhos para os ajudar!

Ora, se o objetivo das plataformas informáticas é diminuir a burocracia, é difícil compreender porque é que para fazer o pedido de um simples certificado, seja preciso ter os conhecimentos de um técnico informático.

Começamos pela simples requisição, em que é preciso transformar o documento em PDF, que se tem de extrair na tal plataforma, preencher, gravar vPDF e de seguida fazer a assinatura digital de um PDF. para tal é necessário fazer o plugin do autentticação.gov. precisa ter cartão de cidadão, leitor de cartão de cidadão e as chaves de acesso a funcionar.(até aqui já cheguei).

depois, para emitir o pedido tem de se saber o alvará de loteamaneto... para isso já preciso ir À câmara... aí já é físico! Mas até descobrir que precisava desse numero (que, por acaso, não está em nenhum documento oficial do imóvel!!!!), foi preciso ligar 3 vezes para o back-office do urbanismo.

Hoje, na resposta à submissão do pedido (sim, porque hoje, desde novembro de 2018, consegui finalmente submeter o pedido devidamente assinado digitalmente), lá me disseram que, afinal ainda têm de ir alguns outros documentos anexos e que o requerimento que enviei via plataforma não estava correto! perguntei quais documentos... disseram-me para ler o manual de utilização fornecido no site, porque cada pedido tem de ter determinados documentos. Ora, se eu já fiz o pedido, se já sabem o que é, porque é que não me podem dizer quais são os documentos!!!

quando fui ver, no tal manual de utilização como proceder, verifico que os documentos pedidos têm de ser todos digiltalizados num tal formato PDF/A, com o PDF creator. que têm de ser identificados por LGE.1 ou LGE.2 ou etc, conforme o documento enviado... Sou eu que tenho de fazer esse trabalho?!?!? mas eu tenho que fazer a identificação dos documentos como se fosse diretamente para uma qualquer pasta da "Gestão da Qualidade"?

De modos, que neste momento estou quase a desistir. Ainda não o fiz porque tenho pena dos meus pais que têm ali um berbicacho do qual não se conseguem livra (eles já tiveram compradores para o dito imóvel e não o puderam vender por causa deste papel!!!)

Se isto não se resolver, terei de denunciar o caso nos media. de alguma forma este assunto tem de andar para a frente!!!

Data de ocorrência: 17 de maio 2019