Município de Tavira
    8800-951 Tavira
  • camara@cm-tavira.pt

Câmara Municipal de Tavira - Acidente Ilha de tavira

Jose rodrigues
Jose rodrigues apresentou a reclamação
31 de agosto 2017

Venho por este meio dar conhecimento de acidente ocorrido comigo na ilha de Tavira na data de 03.08.208.

Aquando minhas ferias anuais de mês de Agosto em Tavira desloquei-me a bonita ilha de Tavira e em passeio pela orla costeira ( 50/60 metros a esquerda de cais de desembarque) na caminhada o chão abateu (terra batida (alguém me disse que chamam de fossas) cai provocando ferimento grave na perna direita (canela).
Resultado ferias destruídas e idas em dias alternados a centros de saúde desde a data de acidente ate hoje dia 30.08.2018.8 Comecei as visitas aos centos de saúde em Tavira depois Mação e agora por ultimo na minha área de residência Cascais).

Como é óbvio gostaria de saber se é possível apurar responsabilidades pelo facto de o referido trilho não ter condições de segurança para pedestres e de também não haver qualquer indicação de área ou caminho perigoso para o os utentes da ilha.

Questiono se por acaso eu apresentar os recibos de tratamentos deste incidente serei ressarcido das despesas medicas?Caso não seja possivel por parte da autarquia queiram informar qual o organismo responsável pela ilha e pelas condições de segurança da mesma.

Também e mesmo muito importante foi a forma e a rapidez e profissionalismo com que me socorreram foi de facto impressionante este atendimento por parte de corpo de bombeiros policia marítima ambulância e hospital de faro.
Posso garantir que foi com certeza um socorro em tempo recorde nunca tinha presenciado tal facto nos meus 48 anos de idade, um bem haja para todos os bombeiros policias e corpo medico de hospital de faro que me atenderam neste triste episódio.

Sou veraneante a cerca de 10 anos no conselho de Tavira um apaixonado por lindíssimo concelho que é de Tavira fica contudo a minha sugestão de contribuir aqui também com os seguintes aspectos para que este continue a ser o meu e de muitos outros o destino de ferias:

Na Ilha de Tavira

1 -Criar placas de informação de trilhos /caminhos perigosos na orla da ria e da ilha na área de maior concentração de pessoas ,ou em alternativa vedar mesmo o acesso a estes locais de de terra batida onde o chão pode abater.

2-ser criada na orla da ilha passeio com as placas de cimento idênticas as que atravessam a ilha tornando as caminhadas mais seguras para veraneantes e atractivas .

3-Aproveito já agora para informar que legalmente os desembarques na ilha não cumprem de modo algum os requisitos legais de segurança (O que é muito grave) devem vossas excelências aqui efectuar algum trabalho de prevenção no sentido de um destes veroes não estarem abraços com mais algum acidente e talvez mais grave.

fotos em anexo print de local de acidente e email aos bombeiros voluntários de Tavira em anexo

Um bem haja para todos

ATT José Rodrigues --938192001

Data de ocorrência: 31 de agosto 2017
4 de setembro 2017
Exmo. Sr.
José Manuel Oliveira Rodrigues

No seguimento da exposição apresentada por V. Exa., a qual mereceu da nossa parte a melhor atenção, cumpre-nos informar que o local onde ocorreu o acidente não está sob a jurisdição do Município de Tavira. Trata-se de área naturalizada, inserida no Parque Natural da Ria Formosa e abrangida pelas regras do POOC - Plano de Ordenamento da Orla Costeira - Vilamoura - Vila Real de Santo António, que não serve de acesso à praia nem está classificada como circuito pedestre.

Face ao exposto, sugerimos que apresente a sua exposição ao Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, I. P., Departamento de Conservação da Natureza e Florestas do Algarve - Parque Natural da Ria Formosa, através dos contactos:

Centro de Educação Ambiental de Marim - Quelfes | 8700-194 OLHÃO
Tel.: (+351) 289 700 210 | Fax: (+351) 289 700 219 | E-mail: pnrf@icnf.pt

Ao dispor para qualquer esclarecimento que entenda por conveniente.

O Gabinete de Comunicação e Relações Públicas