Município de Tavira

8800-951 Tavira

camara@cm-tavira.pt

Câmara Municipal de Tavira - Escola sem horario para pais que trabalham

Elsa Martins apresentou a reclamação

Com as apresentacoes que decorreram na manha do dia de hoje, foi comunicado que mais uma vez vamos comecar o ano lectivo sem as famosas AECs... O que faz com que o horario escolar termine as 15h por tempo indeterminado. Nao sei se ha outras escolas na mesma situacao, mas esta em questao EB1/JI Conceicao de Tavira ja nao e a primeira vez que acontece e nao ha qualquer tipo de apoio/alternativa na zona para que as criancas ocupem o tempo e os pais nao percam tempo de trabalho tao precioso nos dias que correm. Agradecia que dessem hipotese de estas criancas poderem ficar na escola ate ao encerramento da mesma mas acompanhados convenientemente! Com alguem que os oriente a fazer os trabalhos de casa e actividades... As auxiliares existentes por mais boa vontade que tenham, tem que fazer as tarefas delas e nao podem estar de olho nas criancas... Esta situacao verifica-se tambem no periodo das interrupcoes escolares! Estamos no Algarve.. As pessoas trabalham... Trabalhos das 9h as 15h nao existem! Abandonamos as criancas ou deixamos de trabalhar?
Os melhores cumprimentos.

14 Set2017
Câmara Municipal de Tavira adicionou uma resposta

Serve o presente para informar que fomos recebedores da comunicação apresentada por V. Exa..

O assunto reportado foi encaminhado para o serviço responsável, com vista a uma averiguação rigorosa e cuidada do exposto. Assim que tenhamos uma resposta conclusiva, informá-la-emos.~

15 Set2017
Câmara Municipal de Tavira adicionou uma resposta

No seguimento da exposição apresentada a esta autarquia, a qual mereceu da nossa parte a melhor atenção, cumpre-nos informar que a entidade promotora das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) é, na situação em apreço, o Agrupamento de Escolas Dr. Jorge Augusto Correia, (ver ficheiro em anexo) pelo que, deverá V. Exa. enviar a reclamação para o referido agrupamento.

O Gabinete de Comunicação e Relações Públicas

Esta resposta tem um anexo privado
15 Set2017
Elsa Martins adicionou uma resposta

Exmos Srs,
As AEC sao responsabilidade do agrupamento, mas o horario de funcionamento da escola nao esta dependente das auxiliares educativas que la se encontram que sao "empregadas camararias"? (Que o ano passado funcionaram com -menos- dos servicos minimos em certas alturas do ano)... Sera assim tao dispendioso ter mais alguem com formacao que possa acompanhar as criancas nos "tempos livres", na falta eventual de um professor, ... ate ao horario de encerramento da escola!
Os melhores cumprimentos!

Câmara Municipal de Tavira adicionou uma resposta

No seguimento de nova comunicação apresentada por V. Exa., datada de 15 de setembro de 2017, a qual mereceu a nossa melhor atenção, cumpre-nos informar que, tal como anteriormente transmitido, as Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) são da responsabilidade dos Agrupamentos Escolares, que, a seu tempo, despoletaram o procedimento para abertura de concurso para os professores, sujeito, no entanto, ao cumprimento de normas e prazos legais.

Mais se informa que o estabelecimento de ensino funciona nos seus horários normais, com o tempo pedagógico a ser cumprido, conforme determinado pelo Ministério da Educação, motivo pelo qual a autarquia não pode, nem deve, interferir em situação onde não tenha competência legal para o efeito.

Assim, e por forma a obter informações quanto ao início das AEC, recomendamos que se dirija ao Agrupamento de Escolas Dr. Jorge Augusto Correia.

Elsa Martins alterou o estado para Resolvida
Elsa Martins avaliou a marca

As criancas nesta terra nao teem qualquer tipo de apoio ao nivel de ATL