Câmara Municipal do Crato

Piscina Municipal do Crato - Formação para as pessoas que lá trabalham

Catarina Duarte
Catarina Duarte apresentou a reclamação
13 de março 2018

No dia 1 de Setembro de 2017, fui passar o dia com uma amiga e o filho dela de 14 meses (acabados de fazer no dia 22 de Agosto) no parque aquático do Crato. Chegámos às 10h da manha, e fomos directas lá para baixo mostrar o nosso ticket na recepção. Levávamos uma boia já cheia, visto que passamos os dias anteriores noutras piscinas, e por isso já a levávamos cheia.
Foi-nos informado ali que não poderíamos usar a boia na piscina. Ficámos espantadas. A boia é daquelas boia-cadeira para crianças até aos 11Kg/15Kg (vai depender do modelo e tamanho da boia). Ficamos indignadas, e já que ia arrumar a boia, tirei uma bolinha que rondava os 10cm de diâmetro do espaço das pernas da boia, e a senhora também nos informou que não podíamos usar a bolinha lá dentro….. Ficámos pior que estragadas…A criança não pode usar NADA???? Nem a boia que é para sua segurança na piscina e uma bolinha que é para brincarmos com ele? Volto a referir: BEBE DE 14 MESES, não anda sozinho ainda. Muito menos sabe nadar. E refiro já que o bebe tem 10Kg!!!! 10 ...dez.

Bom… esvaziei a boia e arrumamos a bola quando chegamos ao espaço da piscina.
Qual não foi o nosso espanto, víamos muitas crianças de colete e braçadeiras. Mas não enchemos a boia porque nos tinham dito que não podíamos, brincamos só com ele com a bolinha na beirinha da piscina grande, nos degraus, e mesmo na piscina dos bebes é difícil porque ele não anda… E se ele se sentar NESSA piscina dos bebes, provavelmente só o pescoço fica de fora e é PERIGOSO porque pode engolir agua de repente e sabe-se lá o que poderia acontecer. Entao nem ficamos muito nessa piscina porque eram muitos miúdos e muita confusão.

Eu achei aquilo ridículo e numa de tentar MUDAR mente de quem faz a gestão daquele parque aquático solicitei o livro de reclamações. Já que a pessoa que nos informou primeiramente sobre o facto de não pudermos usar a boia no espaço da piscina, nos disse que eram ordens da gerência.
Bom… Solicitei e o gerente estava ali perto e falei logo com ele.
Veio logo com uma grande historia que estava escrito no regulamento que não podíamos usar boias lá dentro, nem colchoes, nem bonecadas, nem bolas par actividade aquática.
Quando eu estava a tentar explicar que a boia, é uma BOIA-CADEIRA, é para SEGURANÇA de uma criança de ATÉ 11KG. E ele a dizer que só podiam entrar braçadeiras e colectes…. Só que ELES, sim, funcionários inclusive, NÃO SABEM que existem varias boias, VARIAS ETAPAS de crescimento e cada boia é ADAPTADA a essa etapa. Como a boia que levámos ser para crianças até 11Kg, as braçadeiras são de 11Kg ou 15 kg para cima (não servem para bracinhos tao pequenos de crianças com menos de 11Kg.... nós respeitamos essas normas e por isso nao se comprou braçadeiras ) e os colectes mais ainda.

Alias a descrição desta BOIA-CADEIRA (que eu mostrei à senhora que solicitei o livro e não me foi dado) é esta:

INFORMAÇÕES TÉCNICAS:
AS 3 EXPERIÊNCIAS DE INICIAÇÃO AO MEIO AQUÁTICO NABAIJI
A Nabaiji propõe 3 experiências: "Descobrir a água", "Aprender a nadar" e "Progredir na água".

A boia-cadeira insuflável está inserida na experiência "Descobrir a água": a criança descobre o meio aquático, precisa de muita flutuabilidade para ajudá-la a ganhar confiança neste novo ambiente.
Confortavelmente instalada na sua boia-cadeira e guiada por um adulto, a criança vai desfrutar de um passeio aquático e observar o que se passa na água graças à janela.
---

Por isso estamos a falar de uma boia completamente diferente de uma boa para ADULTOS, ou uma boia NORMAL para crianças mais crescidas. E no regulamento NÃO ESTÁ ESCRITO QUE EU NAO POSSO LEVAR UMA BOIA-CADEIRA. Está escrito e a rapariga da recepção também o disse varias vezes, fala de bóias NORMAIS. Por isso eu digo, funcionários e gerência têm um parque aquático por ter. Não conhecem as outras normas de segurança para os bebes. Porque já me estavam a dizer que as bóias não sao seguras para os bebes..... AS BOIAS NORMAIS NÃO SÃO SEGURAS. Se esta não fosse segura, era PROIBIDO vender, ou pelo menos a Decathlon não a venderia de certeza, se nao cumprisse com normas de segurança.
Existem até plataformas para bebes dos 6 meses aos 12 meses... Nem sitio para as perninhas tem. É uma plataforma insuflável (como é óbvio... continua a chamar-se bóia na mesma pelo senso comum) e não vejo que seja motivo para proibir. Se vamos passar um dia com os filhos (os nossos ou dos amigos) queremos que TODOS aproveitem a experiência.

NO FINAL DE TUDO, de tentar explicar o que era uma BOIA-CADEIRA, de mostrar fotos no site da decathlon, a senhora já me estava a dar RAZÃO, que era melhor entao eu escrever no livro para que as normas pudessem mudar, porque realmente aquela cadeira é segura para as crianças. Mas como eu já tinha perdido tempo e criança estava já a ficar rabugenta, porque sem a boia fica mais dificil leva-la à agua porque sem esse APOIO e SEGURANÇA que a boia dá, ele tem MEDO de ficar na piscina, mesmo agarrado a nós tem medo, e andámos nós a habitua-lo noutras piscinas a andar dentro da boia, para chegar ali e nao se sentir seguro e nao querer estar na agua!!! E por estar muito calor, e no final chateadas, fomos embora.

Mas eu sei que as redes sociais acabam por funcionar da mesma forma.
O testemunho aqui serve para avisar as MAES e futuras MAES que o parque aquatico do Crato nao é premitidas BOIAS-CADEIRA que são as melhores a nivel de segurança para os vossos bebes.

Posso também afirmar que nao volto ao parque. Simpatia do senhor F., que era o responsável foi ZERO, compreensão NULA e ignorância TOTAL .
A rapariga da recepção, depois de meia hora é que percebeu o que eu estava a dizer e que TIPO de boia estávamos a falar e já me deu razao para escrever no livro. Nao o fiz, mas pelo menos aprendeu uma coisa. Espero eu!!

No entanto também me sinto lesada, porque paguei, alugamos cadeiras, mas nao aproveitamos a 100%

Catarina

Data de ocorrência: 13 de março 2018