42.0
44,4%
Taxa de Retenção de Clientes
88,9%
Município do Funchal
    Chamada para a rede fixa nacional
  • Praça do Município
    9004-512 Funchal
  • cmf@cm-funchal.pt

Câmara Municipal do Funchal - Habitação social - SociohabitaFunchal E.M.

Debora Sousa
Debora Sousa apresentou a reclamação
24 de maio 2024
Desde há 2 anos +/- que a minha sogra reabriu a candidatura para obter habitação social junto do IHM e da SocioHabita (CMF), porque o senhorio propôs uma renda que o agregado não conseguia comportar. Recebiam cerca de 1.000,00 para 3 pessoas. Quando foram a tribunal, ficou marcada a data de saída para 15/01/2024, mas tal não aconteceu porque nem o IHM nem a SocioHabita deram resposta favorável à atribuição de uma habitação. O agregado era composto pelo meu sogro (com deficiência de 85%), a minha sogra (que apesar de não ter atestado multiusos teve uma operação à coluna e não pode fazer esforços) e pela minha cunhada (também com deficiência superior a 65%). Como não saíram voluntariamente a 15/01/2024 pois não tinham para onde ir, o senhorio colocou uma agente de execução a tratar do caso, e esta deu-lhes a data de 19/04/2024 para sair. Entretanto, o meu sogro teve um avc (e quase de certeza devido a esta situação). Foi pedido um adiamento, e a agente de execução deu nova data, 15/05/2024. O meu sogro faleceu a 10/05/2024 e nem pudemos fazer o luto, porque estávamos a levar móveis e outros pertences para a minha garagem, de forma a que a casa estivesse livre até dia 15. No dia 15, a agente contactou a linha 144 de emergência social, e foi muito prestável e atenciosa connosco. Desde esse dia, que a minha sogra anda com as malas e uma filha com deficiência profunda, que mal consegue dar um passo, de pensão em pensão. Ao contactar o IHM, estes dizem que agora tudo depende da pressão da segurança social. Não vejo sentido nenhum nisto, se têm casas disponíveis para casos emergentes que as disponibilizem, sem depender de pressão de outros organismos, porque esta situação é urgente. A Segurança Social já a recolocou por várias vezes, sendo 2 no funchal, uma em santa cruz (sem elevador e com escadas, ou seja, ela está presa até sábado, quando alguém lhe ajudar a descer para o chek-out), e a próxima no sábado será para o Porto Moniz. Até já sugeriram separar a família, institucionalizando a minha cunhada, o que no meu ver é descabido quando esta família está a passar por um luto e apenas se têm uma à outra… No meu entender, eles fazem isto para massacrar até que ela desista de ter uma habitação social. Mas ela não o pode fazer, porque não tem como pagar um arrendamento no mercado privado, e na minha casa, a minha cunhada teria de dormir no carro (porque ela não sobe escadas) e a minha sogra teria de ficar num sofá, pois não tenho espaço para mais.... por muito que quisesse ajudar. É uma vergonha massacrarem as pessoas desta forma, é inaceitável que se faça isto a uma idosa com uma filha deficiente. Já reclamei e pedi a todas as entidades possíveis e não consigo respostas.... Daqui a nada a minha sogra acaba com um avc como o meu sogro devido a esta instabilidade.... No campo abaixo, coloquei cópia de um dos emails endereçados. Sei com toda a certeza que o IHM tem apartamentos livres na nazaré por exemplo.... Não percebo o porquê deste massacre!!!!
Data de ocorrência: 15 de maio 2024

Informamos que o Município do Funchal dispõe de plataformas e contactos diretos específicos que deverá utilizar de forma mais ágil para a resolução da denúncia que apresenta, nomeadamente o Funchal Alerta (funchalalerta.funchal.pt), o telefone 291211000 (disponível todos os dias da semana, no horário alargado das 8h às 22h) e ainda o email.

Não hesite em contactar-nos.

Muito obrigado.
Câmara Municipal do Funchal está a aguardar resposta do utilizador
Esta reclamação ainda não tem qualquer comentário.