9.4

Câmara Municipal do Porto - Bloqueamento e reboque de viatura

Maria Costa
Maria Costa apresentou a reclamação
20 de maio 2016

Por ordem da Camara Municipal do Porto, e devido as provas do rali de Portugal na cidade do Porto no dia 20 ao final da tarde, ficaram interditadas ao trânsito ou estacionamento várias ruas do centro. Na Rua do Bonjardim, junto ao Largo Tito Fontes, foi colocada uma placa, cuja foto anexo, onde se pode ver que o estacionamento é proibido na zona e a transgressão sujeita a coima, bloqueamento e reboque DIA 20-05-2016. Como temos uma pequena empresa no local, que está a ser objeto de uma remodelação interior, obras e renovação de equipamento, e não tivemos conhecimento com a devida antecedência que a rua iria sofrer alteração em termos de estacionamento e, como temos parque pago á Câmara (Porto Lazer) no Siloauto, onde colocamos a viatura, e tendo a necessidade de descarregar alguns equipamentos que iriam ser colocados hoje dia 20 no local, mas prevendo que não se poderia estacionar durante o dia, decidimos vir de madrugada fazer várias viagens que nos possibilitassem descarregar os materiais e equipamentos em questão, sem termos problemas de estacionamento. Por volta das 3.30h, tínhamos estacionado o carro á porta da empresa, já pela segunda vez para descarregar e fomos transportar os equipamentos para o 3º andar, deixando o carro estacionado mesmo em frente á porta, com as luzes das escadas do prédio acesas, em local que não obstruía passagem pois é lugar de estacionamento normal. Depois de deixar os equipamentos voltamos para o carro, onde tínhamos mais uma impressora grande para descarregar. Qual não é o nosso espanto quando verificamos que o carro já lá não estava, logo pensando que alguém nos tinha visto a retirar coisas da mala e nos tinham roubado o carro. Entre o tempo em que começamos a descarregar e levar os equipamentos p o 3º andar passaram uns 20m. Dirigimo-nos á polícia, que nos informa que o carro não foi roubado mas sim rebocado porque estava estacionado num local onde tinha sido decretado pela Câmara a proibição de estacionar no dia 20. Ora muito bem, isto chama-se "preso por ter cão e preso por não ter", viemos fazer o trabalho de madrugada para não "entupir" o transito de dia nem estarmos sujeitos a multas, e estes senhores resolvem arrecadar uma boa maquia com os 105 euros que nos querem fazer pagar para levantar o carro. Mas agora eu exijo que me expliquem qual o critério que utilizaram para fazer o Bloqueamento e reboque durante a noite, quanto hoje, dia 20-05-2016 entre as 9h e as 18h, hora em que estou a escrever esta reclamação, a rua esteve e está cheia de viaturas e ninguém as veio rebocar nem multar. Mas para isto existe uma explicação: hoje os funcionários da Camara do Porto têm Tolerância por causa do Rali e os serviços estão todos encerrados. É lamentável que os contribuintes tenham que passar por situações destas e que não haja ninguém para nos dar uma resposta na Câmara ou na Policia Municipal, que diz que se limita a cumprir ordens do presidente. Pois bem, então o senhor Presidente que me explique qual foi a lei em que se baseou para me rebocar o carro de noite, com a rua vazia, e com um sinal que está meio escondido onde diz que é proibido estacionar na zona no DIA 20 e não na NOITE. Eu sei que o dia tem 24 horas e começa ás 00.00, mas então expliquem-me porque razão está a rua cheia de viaturas durante o dia e só rebocaram as que estavam cá de noite? Ou será que há contribuintes de 1ª e contribuintes de 2ª? Não, é que hoje os senhores da câmara estão todos a preparar-se para o Rali! Isto é tudo muito bonito, o PORTO com letras enormes para todas as televisões e jornais poderem ver, acho muito bem que se dê visibilidade á cidade, mas que se tenha respeito por quem a movimenta e contribui para a sua evolução e pelos seus habitantes! Se queriam interditar a rua ao estacionamento deveriam ter avisado os habitantes e comerciantes da zona, o que não fizeram. Já confrontei várias pessoas com a mesma situação e ninguém sabia de nada. Alguns nem a placa tinham visto, pois está num local onde dificilmente se repara e onde não é habito ter nada. Também acho que deveriam ter colocado o horário da interdição na placa para que todos ficássemos esclarecidos e se os poucos carros que estavam na rua onde ninguém passa de noite, foram todos rebocados, porque razão não o foram durante o dia? afinal expliquem-me o critério! Pago os meus impostos e tenho direitos não tenho só obrigações! Pago o parque mensalmente para não ser multada constantemente! E só porque preciso fazer o meu trabalho e parar o carro á porta da empresa a uma hora em que não atrapalhei ninguém, multam-me descaradamente! Agora não venham dar a desculpa de que os carros estacionados durante o dia são de apoio ao Rali prq isso não é verdade. Tenho as matriculas dos carros estacionados durante o dia e sei que nada têm a ver com o evento! Há uma única carrinha pertencente á RTP neste perímetro. É vergonhoso que isto esteja a acontecer e só espero que alguém se digne dar-me uma boa resposta para a situação!

Data de ocorrência: 20 de maio 2016
27 de julho 2016
Exmos Senhores
Administradores do Portal da Queixa

Junto se envia resposta ao processo com o NUD 163862/16/CMP.

Com os melhores cumprimentos.
Polícia Municipal do Porto
Esta resposta tem um anexo privado