Câmara Municipal do Porto
Município do Porto
  • Praça General Humberto Delgado
    4049-001 Porto
  • geral@cm-porto.pt

Câmara Municipal do Porto - Feira da Vandoma. O exemplo da desorganização e contradição!

Zeca Afonso
Zeca Afonso apresentou a reclamação
8 de março 2015

Boas,

É com enorme desagrado e com um misto de raiva que vos escrevo.
Sou vendedor na feira da Vandoma, desde que me conheço como homem, desde miudo que me habituei à convivência na feira e a poder ganhar algum dinheiro na venda de artigos que comprava para voltar a revender.
A feira da Vandoma, já passou por vários lugares por obras, quanto a isso nada, mas agora o que querem fazer à feira da Vandoma é matar uma tradição...uma imagem de marca do Porto...

Actualmente a feira da Vandoma realiza-se das 6h da manhã às 12/13h.
Acontece que de vespera, tem gente que vai guardar lugar, para locais não impostos pela camara a junta-se um aglomerado de gente bem grande, o que leva a alguns contravandos durante a noite, coisas fora da lei que aparecem para compra.
Se bem que quem compra estes artigos, são quase sempre dois ou três individuos que tem casa de velharias e um outro que vende artigos de coleção como disfarce das compras que faz.

Neste horario, fora da feira, não existe policiamento o que leva a esta situação.

Agora os moradores queixam-se do barulho fora horario, queixam-se de que são muitos vendedores 'extra' lugares pagos e que deixam muito lixo na feira.
E a ideia da camara do Porto é passar a feira par de tarde, ou outro sitio...
Outro sitio onde vá que não vá, agora feira da vandoma de tarde? onde está a mistica disto? A mistica dos estrangeiros virem fotografar o nascer do sol no douro e darem uma volta pela feira mais tipica da cidade?

Sei que não chego antes das 8 da manhã e que o tráfico antes dessa hora é muita, mas isso não se resolvia com a presença da policia? Com a passagem do caro patrulha com mais frequência?

CONTROLAR NÃO CUSTA E EVITA MALES MAIORES!

A isto acresce que não tendo espaço para tanto vendedor, aí sim concordo com a mudança de lugar e a criação de uma feira 'repartida', de um lado os vendedores fixos com lugar pago e os lugares de vendedores exporádicos, mas lugar esse que tambem seria cobrado pelo fiscal no dia de feira, coisa que agora não acontece porque estes fiscais não FAZEM NADA! Eu vendo no outro lado da feira, mas debaixo da ponte, tem ciganos que enganam dezenas de pessoas com a venda de azuleijos em vez do telemovel e NUNCA NINGUEM FEZ NADA! Policia, fiscais ninguem...

A FEIRA DA VANDOMA ESTÁ BEM. DEVIDO À SUA ESCALA, PRECISA É DE MAIS SEGURANÇA!

Data de ocorrência: 8 de março 2015

Enquanto comprador, visitante e, sobretudo, amigo de alguns vendedores colectados(amizades essas nascidas e fomentadas na Feira), partilho da sua opinião.
Embora nunca tenha assistido a episódios desagradáveis, reconheço que o policiamento é francamente escasso. Por norma, vejo apenas dois agentes da PSP a acompanhar os fiscais. De longe a longe, lá se vê uma patrulha mas que, a meu ver, é insuficiente.
Incomoda-me bastante a contrafacção descarada, mais até que a origem dúbia de alguns bens (quanto a este problema, no meu entender é que nada tem que ver com a Vandoma e a tradição, sendo um reflexo da sociedade. Aqui também discordo consigo, quando diz que a Feira, fora do horário, fomenta a criminalidade. No meu ver, a Feira acontece no horário legalmente definido sendo que o que acontece fora não deva ser associado ou imputado à organização, o que não invalida uma maior vigilância nessa zona do Porto. Mas e daí, há muitos outros locais que também beneficiariam de mais segurança, na cidade).

Falam em mudar para o Silo Auto o que, para mim, é um pleno disparate. Teria o benefício de melhor regulamentar a feira mas seria descaracterizá-la completamente. Por outro lado, e dados outros eventos culturais no mesmo espaço, temo que torne a Feira em algo elitista o que, naturalmente, se traduzirá num aumento das cotas para os feirantes. Turisticamente, como referiu, seria uma adicional má decisão. Relativamente a horários, também concordo mas apenas parcialmente. Alargar o horário da Vandoma iria colidir com outras feiras mensais na cidade, que são comuns a alguns dos vendedores. Para além de dispersar visitantes.