Câmara Municipal do Seixal
Município do Seixal - Câmara Municipal
  • Alameda dos Bombeiros Voluntários, n.º 45
    2844-001 Seixal
  • www@cm-seixal.pt

Câmara Municipal do Seixal - Queda iminente de pinheiros na Rua Peneda Gerês, Verdizela

Paulo Santos
Paulo Santos apresentou a reclamação
31 de agosto 2016

Sou morador neste local há 19 anos e existe um terreno ao lado do meu (privado) com vários pinheiros em risco de queda iminente. Nunca vislumbrei nenhuma movimentação no referido terreno (nem sequer para limpeza do solo), quer de proprietários, quer de outras pessoas, pelo que não consigo identificar o proprietário.

Já chamei ao local a Protecção Civil e os bombeiros, que nada fazem por se tratar de um terreno privado e por essa razão já em 2010 foi por mim iniciado um processo na CMS relativo ao mesmo assunto, através do departamento de protecção civil.

O referido departamento de protecção civil já na altura (em 2010), deu o parecer que de facto os pinheiros estavam em risco de queda (que foi entretanto verificada, em dois casos) e que passou o assunto para o departamento de fiscalização para que fosse identificado e notificado o proprietário.

Não sei se foi ou não notificado o proprietário, sei que nada no terreno foi feito, quer em termos de limpeza do terreno, quer em termos de abate/desbaste de pinheiros.

Há cerca de ano e meio um dos pinheiros mais pequenos caiu, provocando danos na minha moradia. Em abril deste ano, caiu mais uma pernada de um outro pinheiro e neste momento existem mais 4, de grande porte, que pendem perigosamente sobre a minha moradia e que irão cair de certeza no próximo inverno, assim que se iniciarem chuvas que causem mais instabilidade nos terrenos.

Esta reclamação prende-se com a inacção da câmara relativa ao bem estar e protecção dos seus munícipes.

Agradeço a vossa intervenção urgente, por favor.

Data de ocorrência: 31 de agosto 2016