Câmara Municipal do Seixal
Município do Seixal - Câmara Municipal
  • Alameda dos Bombeiros Voluntários, n.º 45
    2844-001 Seixal
  • www@cm-seixal.pt

Câmara Municipal do Seixal - Toxicidade do ar na madrugada de 15 de junho de 2019

Rita Isabel Raposo
Rita Raposo apresentou a reclamação
15 de junho 2019
Hoje às 3h da manhã um cheiro nauseabundo a petróleo parece borracha queimada, outras pessoas que se queixaram dizem que é de uma tal empresa "socaleiras"que tem a chaminé à beira da estrada... Liguei para a PSP que diz que é provável ser de uma empresa de alcatrão junto à estrada nacional no sentido de Sesimbra, acerca da qual já houve queixas anteriormente. Não o posso afirmar com certeza, só sei que não se consegue respirar mesmo com as janelas fechadas o cheiro penetra, acordei durante a noite com uma névoa dentro do quarto um cheiro terrível que se manteve por horas a noite toda, lá fora uma névoa de poluição sobre tudo. Tento acalmar e conformar-me que vou ter de respirar isto a noite toda até ao dia seguinte, mas estou sempre a acordar de tal forma o cheiro é forte, temos a sensação de ser intoxicados (e estamos a sê-lo infelizmente). Isto repete-se há meses (mas não todos os dias) cheguei a pensar que estariam a colocar um tapete novo na auto-estrada, mas não é isso, se fosse o cheiro não seria tão forte! E descubro agora a suspeita dessas indústrias, uma trabalha com zinco e alumínio, outra faz alcatrão, estive portanto a respirar algum desses materiais a noite toda. Há um ano estou com uma espécie de bronquite, uma irritação na garganta que não passa de maneira nenhuma, e não fumo e não tenho razões para a ter. Será da poluição? Outras pessoas da Torre da Marinha descrevem o mesmo cenário. Peço medidas urgentes por parte da câmara do Seixal, isto é inadmissível numa zona urbana em 2019.
Data de ocorrência: 15 de junho 2019