Em Agosto de 2013 dirigi-me à Tecnifor do Grupo Entreposto em Vila Franca de Xira para a reparação dos injectores da minha viatura. Foram reparados 3 injectores e substituido 1. O valor da reparação foi 908,10 € e disseram-me que todos os injectores tinham a garantia de 2 anos.
Um ano depois o carro apresentou os mesmos sintomas. Assim, em Setembro de 2014 deu nova entrada nesta oficina para diagnóstico. Foi cobrado o valor do diagnóstico (22,65 €) e foi devolvido sem ter sida encontrada a avaria ou outra razão para os sintomas, apesar da indicação dos mesmos e de ter sido reforçado o facto de terem sido reparados os injectores há um ano.
Dada a persistência dos sintomas no carro (solavancos durante a condução sem razão aparente) no dia 11/11/2014, voltei à oficina referindo novamente os sintomas, que eram exactamente iguais aos sintomas apresentados em 2013 e com evolução semelhante. Após novo diagnóstico com uma máquina específica para detectar avarias, mais uma vez, não foi diagnosticado nada. Referiram ainda que se a máquina não revelava avarias não poderiam verificar mais nada nem encontrar o problema de qualquer outra forma.
Pretenderam devolver novamente o carro sem diagnóstico no dia seguinte e referiram que ao experimentá-lo não teriam encontrado nada de anormal. Tive que insistir para que testassem o carro durante mais algum tempo. No dia seguinte conseguiram identificar o sintoma e ignorando novamente os injectores referiram que poderia ser um problema no filtro de combustível. Apesar de ter referido que este teria sido trocado em Janeiro do presente ano e que o carro ainda estava longe de perfazer os 60000km aconselhados pela Ford (marca) para sua troca na revisão, continuaram a insistir que o problema viria daí. Pelo que trocaram o filtro de combustível, não conseguindo identificar qualquer outra possibilidade de avaria.
Após nova verificação o sintoma manteve-se pelo que então me informaram que iriam verificar os injectores e enviariam para a marca destes para verificar o problema. Foi preciso mais de uma semana com constantes telefonemas para a oficina sempre com uma resposta inconclusiva. Não sabiam ainda se os injectores apresentavam algum problema. Foi preciso deslocar-me à oficina e fazer uma reclamação escrita no livro de reclamações (reclamação nº 15859407) para dois dias depois me dizerem que efectivamente havia um avaria nos injectores mas que a reparação feita há um ano atrás não estava na garantia. Foi novamente preciso alguma insistência acerca do facto das reparações terem 2 anos de garantia para acederem reparar os injectores dentro da garantia. Contudo impuseram-me como condição que teriam de avaliar a bomba injectora e a regua de injecção para perceber se seriam essas componentes que estariam a provocar os danos nos injectores. Disseram-me que o valor desse diagnóstico estaria a meu cargo e ao pedir um orçamento disseram-me que não teriam maneira de o calcular pelo que não me poderiam fornecer um orçamento. Obviamente que me recusei terminantemente a autorizar qualquer tipo de intervenção no meu carro sem um orçamento. Mais alguns dias passados e deram-me um orçamento de mais de setecentos euros para fazer este diagnóstico. Acho absurdo o valor apresentado de tal modo que um diagnóstico custe tanto como a reparação dos injectores. Como a oficina insistiu que só repararia os injectores danificados se fizesse este diagnóstico vi-me obrigada a propor um acordo à oficina. Assinaria uma declaração em como abdico da garantia futura dos injectores se a oficina mos reparar dentro da garantia sem qualquer diagnóstico adicional a meu cargo.
Mais dias se passaram até que a resposta positiva da parte da oficina fosse dada. Mas ainda assim nada se resolveu com facilidade. Foram-me apresentadas para assinar duas declarações que deturpavam a realidade dos factos pelo que me recusei a assiná-las e voltamos a um novo impasse. Foi preciso ir novamente à oficina e anunciar que iria novamente escrever no livro de reclamações e iria entregar o caso à defesa do consumidor para finalmente me apresentarem uma declaração que fosse assinável. Todo este processo demorou quase um mês e apesar de ter insistido várias vezes para falar com um responsável nunca tal aconteceu nem pessoalmente nem por telefone o que acho uma falta de respeito pelo cliente.
Assim, além do facto de me cobrarem por dois testes de diagnóstico ineficazes, e um filtro de combustível desnecessário que já havia sido trocado nas revisões periódicas acho inadmissível todo o tempo passado desde que o carro entrou na oficina e os vários erros cometidos a lidar com o carro. Tendo em conta que depois de retirar o carro da oficina fui à marca (Ford) fazer um teste a todo o sistema de injecção tal como me havia sido proposto na vossa oficina e por um valor muito mais baixo obtive uma avaliação que não detectou qualquer avaria no sistema de injecção acho que deveriam rever a vossa politica de orçamentos.
Também acho inadmissível que se o cliente tem o direito à garantia de uma reparação lhe seja exigida um avaliação de outros componentes no valor da reparação.
Posto isto, venho por este meio informar que fiquei extremamente desagradada com todo o procedimento e que não voltarei em caso algum a qualquer das vossas oficinas e que sempre que me for perguntado contarei como se desenrolou toda esta situação de modo a que outros clientes estejam precavidos de todas as barreiras que irão enfrentar na vossa oficina.
Para deixar o seu comentário tem de iniciar sessão.