Carclasse Comércio de Automóveis S.A
    Braga

Carclasse - Jaguar XE - substituição da corrente aos 80.600 km

Alexandre Marques apresentou a reclamação
14 de abril 2020
Sou proprietário do JAGUAR XE comprado na Carclasse em Setembro 2015.
O carro foi sempre assistido na oficina da Carclasse Jaguar em Guimarães e nunca entrou noutra oficina (nem mesmo para substitui uma lâmpada de stop ou acrescenat Adblue !!!).
No dia 10 de Fevereiro foram substituído os calços dos travões e quando entregaram o carro disseram-me que eu devia também substituir a corrente do motor.
Fiquei muito surpreendido porque não há história de ser preciso substituir uma corrente no motor em nenhuma marca num carro com 80.600 km !!!!
Entrei em contacto com a Jaguar Portugal e houve uma troca de 4 emails, e embora no segundo email tenham "alterado" o discurso do primeiro (porque tinham dito que a corrente era vitalícia), para se salvaguardarem enviaram o segundo email com um discurso "ligeiramente" diferente.... !!!!
Mas mesmo assim, tendo como base esse mesmo segundo email da Jaguar Portugal em que dizem: "manuseamento ou má utilização poderá ser devido a inumeros factores externos como a condução para fins competitivos ou a alteração de componentes não autorizados pela marca", como eu nunca fiz nem uma nem outra, e como foi sempre assistido na marca, acho que não sou responsável pelo sucedido, e que só poderá ser de um problema/defeito de fabrico na origem.
A Carclasse entretanto propôs uma comparticipação de aproximadamente 40% no valor da reparação, mas tendo eu que pagar ainda 1.079,67€.
Como não aceito esta proposta, estou a aguardar a resposta do Tribunal Arbitrário.
Data de ocorrência: 14 de abril 2020
15 de abril 2020
Agradecemos o envio dos seus comentários, os quais representam um valor acrescido na nossa política de permanente melhoria e evolução dos nossos serviços, no sentido de aumentar o grau de satisfação dos nossos Clientes. Assim sendo, gostaríamos que todas as experiências fossem positivas e lamentamos, por isso, quaisquer acontecimentos que originem insatisfação nos nossos Clientes, como o que nos reportou. Por respeito aos princípios da confidencialidade da informação dos nossos Clientes e do tratamento personalizado, solicitamos que nos coloque a sua exposição através do contacto crm.jlr@carclasse.pt
Estimado cliente,

O veículo Jaguar XE, matrícula 14-QJ-92, deu entrada nas nossas instalações, para resolver o seguinte sintoma (WIP nº 14801 de 17/03/2020):

1. Ruído anormal vindo do motor.

Após primeiro diagnóstico verificamos que seria necessário substituir a distribuição, engrenagem e sensores.
Também notar que a viatura terminou o período de garantia (17/9/2018) e não cumpriu a 1ª manutenção na data (ultrapassou 2 meses) e a 3ª nos kms (ultrapassou 1.500 km). A viatura tinha 80605 km.

Tendo em consideração os dados supra apresentados foi solicitado parecer ao nosso RAM e fomos autorizados a comparticipar 60% em garantia pela marca, informação já transmitida ao cliente.

Neste sentido, lamentámos, mas não podemos ir ao encontro da pretensão de V.Ex.ª.

Sem outro assunto de momento, subscrevemos com os melhores cumprimentos.

Joana Sousa
CRM
Boa tarde Mna. Joana,
Eu acho que não está a fazer uma análise correcta.......
PRIMEIRO: o carro esteve a substituir calços dos travões em 10 de Fevereiro e foi nessa altura que eu fui informado que tinha de substituir a corrente. O carro tinha 80.605 km. Nesse dia fiz e reclamação e nunca (repito: nunca) mais entrou na oficina da Carclasse, por isso não sei como dizem que deu entrada na oficina em 17/03/2020. Conseguem explicar como fizeram o diagóstico sem ter o carro lá ???? Foi virtual ???? Ou então roubaram o carro levaram-no à oficina e eu não dei por isso ????
SEGUNDO: a segunda revisão foi feita aos 29.792 Km quando o plano diz para ser feito aos 34.000 Km
TERCEIRO: a terceira revisão foi feita aos 65.483 Km quando o plano diz para se feito aos 68.000 Km (por isso não ultrapassou a kilometragem em 1.500 Km como diz, mas foi antecipada 2.517 Km)
QUARTO: o carro só foi levantado da Carclasse em 30/09/2015 (a data da matricula é 23/09) por isso a Garantia não podia ter começado em 17/09 como diz....
Tenho a certeza que quem ler isto e estiver a pensar em adquirir um Jaguar, vai pensar melhor......
E além disso, permita-me acrescentar que, eu sou o tipo de cliente que, mesmo depois de terminar a Garantia continuei a levar à oficina da marca porque esperava que, se eventualmente surgisse um problema a Jaguar teria isso em linha de conta, uma vez que o carro nunca entrou noutra oficina. Mas tal não aconteceu !!!
Por isso, aconselho os proprietários da Jaguar a não cometerem o mesmo erro que eu, porque andei a pagar mais caro na Jaguar, e agora tenho o mesmo problema que se tivesse feito a assistência na Norauto que além de ser mais barato e é em frente à Carclasse de Guimarães !!!
Sempre a aprender !!!!!!!!!!!
26 de abril 2020
Boa tarde Mna. Joana,
Aguardo seus comentários.
Obrigado.
Cumpts,
13 de dezembro 2020
A Carclasse já foi contactada por diversas vezes pela Tribunal Arbitrário CASA para se expressar.
Ainda não o fez....
Decididamente não recomendo a Carclasse porque não é uma empresa de bem !!!