Carglass

Carglass - Garantia vitalícia falsa

Rmtpinto
Rmtpinto apresentou a reclamação
2 de julho 2017

No passado dia 19 de Junho desloquei-me às instalações desta empresa na Zona industrial do Porto para corrigir o defeito do para-brisas (quebra) que tinha sido trocado pela mesma empresa mas noutras instalações à cerca de dois anos.
Quando cheguei ao local frisei que não tive nenhum incidente que me provocasse o dano no vidro apenas que por motivos profissionais não tive possibilidade de me deslocar mais cedo para reclamar a reparação visto já me ter apercebido à mais tempo da ocorrência, sendo que o dano no vidro já se estaria a propagar.
O "técnico" chegou ao vidro e com um objeto pontiagudo que na altura me pareceu uma caneta tentou encontrar uma " picadela" de pedra, como o vidro não a tinha, no local que ele identificou como serigrafia forçou a "talvez caneta" e criou uma marca no vidro dizendo que foi ali que uma pedra bateu.
Automaticamente desse momento em diante o discurso do "técnico" foi dentro do género: "-Tem uma picadela não podemos trocar o vidro pela garantia!"
Toda esta situação apanhou-me de surpresa, pois como estou a agir de boa fé e como já referi não tive nenhuma ocorrência com o vidro, na minha inocência até quis saber o valor para a substituição do para-brisas: "- 250€!" disse o técnico e continua: "-Mas vou dizer no sistema que você acha muito caro e as colegas vão lhe ligar e de certeza que lhe dão um desconto!" o que chegou a acontecer e baixaram-me o valor para cerca de 190€. Como não concordo com o facto de ter de pagar por uma coisa que não tive responsabilidade reclamei com a senhora que me ligou da parte comercial.
Após isso, nos dias seguintes, fui contactado também pela senhora que trata destas situações que inclusive me pediu para tirar fotos ao vidro e deslocar-me a outra loja desta empresa (coisa que já tinha feito entretanto) para analisarem a situação pela parte técnica, pedido que aceitei e prontamente acedi.
Infelizmente a conclusão foi que não podiam trocar o vidro porque não tinha defeito e sim um "picadela" de pedra. Felizmente esta triste situação obrigou-me a ganhar experiência sendo assim faço alguns apontamentos:
- A serigrafia é um local muito sensível, uma "areia" pode provocar um dano! (informações da V. empresa) portanto é INCONCEBÍVEL que usem um procedimento invasivo para detetar o que não existia no vidro ou o que quer que seja.
- Tratando-se de vidros as V. instalações não têm local para ser feita uma correta avaliação dos danos nos vidros nomeadamente no que diz respeito à iluminação.
- Não existe a mínima preocupação pela V. empresa em documentar este tipo de situações para salvaguardar o cliente e o serviço prestado.
- Eu considero que é FRAUDE todas as VEZES que me disseram para ativar a quebra de vidros do seguro pois o que originou o dano no vidro foi um defeito.
- As conjeturas que fizeram sobre a utilização que fiz ou faço do carro é baseada em quê? Para afirmarem que estava a mentir( o que já por si é muito grave) e que tinha sido uma "pedra" a bater no vidro. Se o V. "técnico" é assim tão bom tinham visto que o carro tinha (infelizmente) uma boa camada uniforme de pó por estar estacionado numa garagem e além do defeito que tinha o vidro com dois anos estava com um estado de conservação perfeito.
- Infelizmente como às vezes é hábito no nosso Pais o carro que levei é um velhinho Corsa B se fosse um carro de gama alta tinham outro tipo de cuidados (e sim profissionalmente utilizei os V. serviços noutras ocasiões).
Como se podem esperar já fiz a substituição do para-brisas e como é óbvio não foi na V. empresa, visto e por informações V. o para-brisas é uma peça muito importante e de desgaste rápido.
Neste procedimento , que foi feito totalmente na minha presença, foi detetado que a borracha do vidro estava mal aplicada e mal colada o que provocou levantamento da tinta e aparecimento de ferrugem no carro, principalmente no topo do vidro e nos topos laterais, situação que teve de ser corrigida.
O vidro estava lascado no local onde apareceu o defeito e garanto que não foi o procedimento de remoção que provocou o defeito.

Data de ocorrência: 2 de julho 2017
Carglass
4 de julho 2017
Exmo. Sr.,

A nossa resposta formal à reclamação apresentada foi-lhe remetida na passada semana. A garantia vitalícia tem como exclusão a sua não aplicação no ponto 2.2 que passo a citar, em: "danos nos vidros causados por factores externos tais como: pedras (...) desgaste pelo uso" etc.

Atentamente.
Cumprimentos

T.L.
Aftersales Services
Rmtpinto
15 de setembro 2017
Das duas uma ou eu não me expliquei bem ao se calhar existe uma dificuldade cognitiva no entendimento da questão.
O único objeto estranho que tocou o vidro foi o instrumento utilizado pelo V. funcionário após o dano do vidro ter aparecido.
A quebra do vidro apareceu com a viatura em circulação sem qualquer tipo de dano por objeto estranho. Se isso pode ser considerado desgaste pelo uso então só tenho a dizer que a V. empresa usa vidros de muito má qualidade, para não usar calão.
Conforme expliquei o defeito ou estava no próprio vidro, na forma como foi aplicado ou nos materiais usados na sua aplicação.
Garantia vitalícia? Saber atender clientes? Isso é banha da cobra.
É o que acontece quando se lida com "franchisados" ou agentes.
Sinto que fui enganado pela V. empresa mas felizmente foi a primeira e última vez.
Não se esqueça: mesmo só um mau funcionário(não foi o caso) representa a empresa toda, pense nisso