CarPlus - Registo de propriedade automóvel

Maria Neto apresentou a reclamação

Venho por este meio expor a minha reclamação e demonstrar o meu desagrado e insatisfação quanto ao serviço prestado pela CarPlus de Guimarães.
Estou bastante satisfeita com o carro que comprei, mas há sensivelmente meio ano estou a aguardar que os serviços administrativos resolvam a questão de transferência de registo de propriedade do automóvel.
Em 16/07/2021 comprei a pronto pagamento um carro usado (Citroen C3 versão shine, de março de 2018). Na data entregaram-me uma declaração de circulação com a validade de 90 dias. Este documento caducou em outubro de 2021, e nessa altura questionei a Carplus, à pessoa do Sr. Pedro Cruz (vendedor que me vendeu o carro) da razão de ainda não ter recebido o livrete - documento oficial de Registo Automóvel em meu nome . Este respondeu que estes processos eram demorados, e entretanto solicitou aos Serviços Administrativos para me emitirem nova declaração por mais 90 dias. Informou-me que a parte burocrática para o registo automóvel seria tratada pelos serviços administrativos da CarPlus (GAIA) e que receberia em casa o livrete.
Durante os últimos 3 meses fui telefonando ao vendedor a comunicar que continuava sem o automóvel em meu nome.
Indignada com toda a situação entrei em contacto com o IRN e pela matrícula informaram-me que o carro estava registado numa instituição bancária e que não tinha dado entrada nenhum requerimento de alteração de registo de propriedade. Fiquei aborrecida e telefonei mais uma vez à Carplus a questionar se o carro estaria legal.
Entretanto a declaração de circulação perdeu novamente a validade (+90 dias).
Na semana passada ao contactar novamente o vendedor, dei conta que o telemóvel estava desligado, o email vinha devolvido e quando liguei para a Carplus informaram-me que o vendedor já não trabalhava lá. Expus novamente a situação e a resposta foi a mesma "que aguardasse".
Solicitei nova declaração e no dia 07/01/2022 enviei um email para geral@carplus.pt que nem se dignaram a enviar qualquer resposta.
Em março de 2022 terei de pagar o IUC imposto único de circulação (selo do carro) e fazer a inspeção de um carro que não está em meu nome.
Hoje, 12/01/2022, continuo sem resposta, sem o carro em meu nome e sem informação que confirme que já foi submetido o requerimento no IRN.

Pretendo com esta queixa que a Carplus cumpra o seu dever procedendo à alteração do registo automóvel eu meu nome o mais urgente possível.
Tenho amigas que compraram carros depois de mim e já têm em seu poder o Documento Único Automóvel (DUA).
Estará a ser cumprida a legislação quando um cliente efetua o pagamento de um veículo automóvel e após mais de 6 meses este continua sem estar registado em seu nome?

Bom dia, Exma. Srª D. Maria Paula Neto

Acusamos a receção da exposição efetuada que mereceu a nossa melhor atenção.
Antes de mais apresentamos as nossas desculpas pelo atraso na resposta a exposição efetuada.

Junto enviamos nova declaração de circulação atualizada.

Quanto a demora na imissão do DUA, solicitei a empresa que tratada das legalizações uma reposta urgente e no decorrer do dia de hoje informo a Senhora do ponto de situação.

Coloco-me à sua inteira disposição para quaisquer esclarecimentos

Esta resposta tem um anexo privado

Bom dia, Exma. Srª D. Maria Paula Neto

Conforme e-mail anterior junto envio comprovativo de pedido de averbamento.

Coloco-me à sua inteira disposição para quaisquer esclarecimentos

Responsável Após-Venda

Esta resposta tem um anexo privado
Maria Neto adicionou uma resposta

Agradeço a celeridade na resposta, só não percebi porque demoraram 6 meses a agir em conformidade.

Bom dia, Exma. Srª D. Maria Paula Neto

Foi um processo um pouco mais moroso que o normal, derivado a dois fatores, o averbamento em nome da Nossa Empresa, e posteriormente o averbamento em nome da Senhora, depois temos uma entidade IMT que derivado a situação pandémica que nos encontramos estão a trabalhar com serviços reduzidos e os processos estão mais demorados.

O documento que enviei para a Senhora é o comprovativo que já está submetido no IMT o averbamento, resta agora aguardar o DUA em casa da Senhora.

Quanto a questão de pagamento não tem qualquer tipo de custo com a questão da legalização conforme foi informada pelo Nosso Comercial, a data do documento é só a data da submissão do mesmo ao IMT, para todos os efeitos a data da compra da viatura é que se encontra espelhada na fatura da compra.

Obrigado

Maria Neto adicionou uma resposta

Muito obrigada pela informação.
Fico a aguardar a chegada do DUA - documento Único Automóvel com o nome correto do proprietário.

Bom dia, Exma. Srª D Maria Paula Neto
Venho por este meio solicitar o encerramento desta ocorrência, uma vez que somos penalizados pela mesma se encontrar em aberto.

Obrigado

Maria Neto alterou o estado para Resolvida
Maria Neto avaliou a marca

Vendedores interessados, disponíveis e atenciosos. Os processos administrativos de alteração de registo de propriedade é que demoraram demasiado tempo (6 meses).