• Rua 1º de Maio, N.º 103

Carris - Risco a saúde!

Fernando
Fernando apresentou a reclamação
16 de dezembro 2020
É um crime contra a saúde pública o modo como a Carris trabalha em Lisboa, faço uso dos autocarros 727 e 706 diariamente e não há nenhum cuidado com o número máximo de passageiros. Em especial no inverno onde os autocarros ficam completamente fechados, abafados e sem nenhuma circulação de ar. Uma excelente forma pra ajudar a contaminação por covid 19 na cidade. Ao contrário do que se é esperado a quantidade de autocarros circulando é cada vez menor, e cada vez mais cheios.
Data de ocorrência: 16 de dezembro 2020
CARRIS
Caro Senhor
Fernando Fernandez

Agradecemos o e-mail que nos dirigiu.

A Carris, nas atuais circunstâncias, decorrentes da pandemia do Covid19, tem reforçado quer a sensibilização dos seus motoristas e guarda freios para esta temática, nomeadamente para a importância do cumprimento dos procedimentos necessários, quer a monitorização do serviço prestado, com vista a garantir níveis de exigência elevados e responder de forma adequada às necessidades dos Clientes.

Temos adaptado a oferta à procura tendo em atenção a lotação máxima definida para os seus veículos que atualmente é de 2/3 da lotação do veículo, o que representa cerca de 50 clientes num autocarro standard e 100 num autocarro articulado. Nos transportes públicos urbanos em que a lotação inclui passageiros em pé, os 2/3 consideram todos os lugares sentados ocupados e ainda alguns lugares em pé. Esta é uma das razões que levou a que fosse obrigatório o uso de máscara dentro dos transportes públicos.

A Carris, através da sua Central Comando de Tráfego (CCT) faz a monitorização diária dessa situação. Contudo, sempre que se verifique efetivamente o excesso de lotação, de acordo com estipulado, o tripulante comunica com a CCT e são realizados os respetivos ajustes necessários da oferta.

A Carris terá o contributo da Polícia Municipal para fazer quer o controlo da lotação dos veículos, quer da utilização de máscara por parte dos Clientes. No período da hora de ponta da manhã e da tarde, os agentes de autoridade vão estar nas paragens junto aos principais interfaces.

Pese embora, o acima exposto, a disponibilidade de aceitar e respeitar as normas de convívio, de distanciamento social e de etiqueta respiratória em vigor enquadra-se, também, no sentido de urbanidade e educação de cada um de nós. Ao cumprirmos estamos não só a garantir a nossa proteção, como a dos outros.

A Carris continuará a apelar ao bom senso de todos os seus Clientes de modo a conseguir que o serviço prestado seja o mais seguro para todos.

Sempre ao vosso dispor, apresentamos os melhores cumprimentos.

Agostinho Antunes
Fernando
16 de dezembro 2020
Essa resposta poderia ter iso usada em Março ou Abril, não parece aceitável que os motoristas ainda não estejam familiarizado com o processo após 9 meses de sua implementação. Fica clara a responsabilidade e má gestão pela Carris de seus autocarros. Poderia informar quantos novos autocarros foram colocados em circulação na linha 727 para atender a exigência de 2/3 de lotação máxima, comparativamente com o ano anterior?
CARRIS
Caro Senhor
Fernando Fernandez

Agradecemos o e-mail que nos dirigiu.

Em 2020, relativamente a 2019, houve uma redução muito significativa da procura. Contudo, não houve redução da oferta e pontualmente poderá ter havido reforço do serviço. Os novos autocarros são alocados às carreiras de acordo com o perfil das mesmas e a maior necessidade de substituição da frota cuja vida útil terminou.

Sempre ao vosso dispor, apresentamos os melhores cumprimentos.

Agostinho Antunes

Deveria a partir de um certo número de passageiros o validador nos autocarros acenderem vermelho,logo aí o motorista já pode impedir mais entradas. Mas isso para a carris da muito trabalho. É preciso é receberem dinheiro dos passes .
Passageiros deveriam mandar as fotos com denúncia para a DGS. Talvez a carris parasse com esta negligencia