CARSPOT - Compra automóvel

Maria Teixeira apresentou a reclamação

Venho por este meio demonstrar o meu descontentamento e insatisfação acerca do pós-venda do stand em questão.
Adquiri um automóvel em finais de Março de 2021 e foi-me entregue no dia 8 de Abril 2021. Assim que me entregaram a chave do carro, questionei sobre a de reserva ao qual o Sr. Marco Aurélio me respondeu que não sabia onde estava e que ia procurar e depois entraria em contacto comigo. Fiquei a aguardar que me desse notícias sobre a chave, mas entretanto durante o tempo que aguardei comecei a assinalar anomalias que o automóvel tinha, assim como:
- a luz do stop estava ligada constantemente;
- as escovas do pára-brisas riscavam;
- o start&stop não funcionava;
- a câmara de retaguarda falhava inúmeras vezes.
Posto isto contactei o respetivo Comercial que me vendeu o carro (Marco Aurélio) e era agendado um dia para me resolverem estes problemas. E assim foi em relação aos três primeiros pontos acima referidos, no entanto, em relação à câmara de marcha-atrás disseram-me que tinham que falar com a marca (Peugeot) porque era uma situação técnica. Muito paciente, aceitei aguardar que me contactassem brevemente, mas questionei novamente sobre a chave de reserva, ao qual a resposta foi “tenho um molho de chaves tenho de experimentar depois quando voltar por causa da câmara de marcha-atrás entrego-lhe.”
Entre várias chamadas e SMS, deparei-me com uma anomalia que por sinal pode pôr em causa a segurança dos passageiros (o carro acima de 80 km/h treme por todo o lado). Até que consegui falar com o Sr. David (que já não presta serviço nesta empresa) e este agendou um dia para tentar resolver as anomalias pendentes e o caso da chave. Presenciei a tentativa de codificar a chave (que ficou sem efeito) e entregou-me o carro com a câmara a funcionar.
Após dois dias a câmara já não funcionava novamente e numa viagem que fiz, o carro comportava-se igual.
Recentemente, no passado dia 11 de Janeiro 2022 estava agendado com o Sr. Marco a entrega do carro para resolver estas questões que estão a ser faladas há mais de 8 meses (sabendo que a garantia comercial prestada pelo stand Carspot é de 1 ano). Após uma semana sem feedback e sem atender a chamada, este responde por sms (como comprovam as fotografias) a exigir a transferência do valor de pagamento do IUC de Janeiro de 2021 (aquando eu não era proprietária do veículo) e só após o recebimento é que o carro daria entrada na oficina e a chave de reserva ser-me-ia entregue.
Concluindo, recuso-me a pagar um IUC que não era da minha responsabilidade (que foi disponibilizado no mês de Janeiro de 2021, recepcionado no Stand em Maio, pago em Dezembro e exigido um sobre pagamento em Janeiro 2022). Tentei ainda assim por telefone, contactar um dos supostos proprietários do stand (Bruno Santos) que frisou que só entregava a chave e reparava as anomalias mediante o comprovativo de pagamento do IUC de 2021.
De acrescentar que já informei as finanças sobre esta irregularidade.

Continuação-

Comprovativo do IUC 2021 pago pelo stand

CARSPOT adicionou uma resposta

Exa Senhora , o Imposto Único de Circulação, com a sigla IUC e em vigor desde 2007, é o tributo contributivo e disciplinador a que estão sujeitos os proprietários de veículos em Portugal de acordo com o art. 3.º, n.sº 1 e 2 do Código do IUC, como pode entender quem circula com o veiculo e como documento que assinou é da sua responsabilidade a liquidação do mesmo, dado essa situação e como tem uma divida com os nossos serviços, não iremos proceder a entrega da chave até a liquidação da mesma.
Os problemas que nos relata nomeadamente a trepidação , o mesmo se deve as jantes descalibradas , recorrente do mau uso da viatura , dado que a viatura quando foi entregue e como a própria Maria relata na sua reclamação não apresentava essa anomalia, quanto a situação da câmara o mau funcionamento da mesma é intermitente , não apresentando nas nossas instalações e na própria Peugeot o problema relatado, de qualquer forma foi trocado o modulo da mesma.
por essa razão reiteramos a nossa posição quanto a entrega da chave so sendo a mesma entregue com a liquidação da divida com os nossos serviços.
obrigado

A Equipa CARSPOT

CARSPOT alterou o estado para Sem resolução
Maria Teixeira adicionou uma resposta

Exmo Srs, o imposto único de circulação, com a sigla IUC e em vigor desde 2007 é o tributo contributivo e disciplinador a que estão sujeitos os proprietários de veículos em Portugal de acordo com o Art. 3°, N.S° 1 e 2 do código do IUC. Como pode entender não é de quem circula com o veículo, mas sim quem é o proprietário até à data do IUC, sendo que esta confirmação foi me dada ontem nas Finanças quando lhes apresentei o comprovativo do IUC em vosso nome e me informaram que esse mesmo IUC era da competência da pessoa coletiva D&S GLOBAL LDA. Inclusive, nas Finanças alertaram para o facto desta ilegalidade uma vez que a própria empresa a quem é reportado o IUC não tem como me passar uma fatura desse mesmo IUC em meu nome.
É lamentável estar quase há um ano a solicitar a segunda chave da viatura, que é uma obrigação legal de um estabelecimento aberto e de venda ao público e terem a ousadia de esperar até que eu ative a garantia para cobrarem algo que não é da minha responsabilidade.
Resumindo, se eu nunca tivesse ativado a garantia, nunca teriam inventado esta história do IUC. (Mas pela quantidade de queixas que li na internet, aqui se vê quem está a agir de má-fé.).
Nas finanças também me informaram, que quem informa o contribuinte dos impostos em atraso é ESTADO e não uma concessionária, confirmando assim, que eu não tenho qualquer dívida de IUC deste mesmo automóvel.

Relativamente à trepidação, nem vou comentar pois a vossa resposta demonstra o quanto “sacodem a água do capote”. Ora vejamos, se a garantia é um ano é natural e expectável que o carro saia do stand em condições, e assim foi durante 3 meses.

Por estas razões, a situação não se encontra resolvida, e estes temas (chave de reserva/ câmara marcha-atrás/ trepidação) serão resolvidos nos órgãos competentes pelas respetivas entidades a quem de direito.

Para finalizar, com isto aprendi que há vendedores particulares com mais profissionalismo do que vendedores profissionais. Ao menos tinha a 2a chave no acto da entrega do veículo.

26 jan 2022
CARSPOT alterou o estado para Resolvida
CARSPOT adicionou uma resposta

Exma Senhora, como foi referido ao telefone e pessoalmente , não iremos continuar com esta troca de emails, portanto tem ao seu dispor os meios legais que achar necessários.
Como próprio nome indica IUC , imposto único de CIRCULAÇÃO, portanto é o caso do utilizador pagador, compreendemos que atravessamos momentos difíceis, e muitas das vezes utilizamos a INTERNET para desabafar como estamos de mal com o mundo, mas como a Sra. bem sabe assinou um papel em que se comprometia a liquidar o IUC, pela sua ordem de ideias iremos pagar as portagens porque a viatura está em nosso nome. Como pode perceber se pagássemos os IUC a todos os clientes , tornaria o negocio inviável.
Referente ao problemas como foi referido no mail anterior, o mesmo deve se a descalibraçao das rodas , muito por culpa das estradas em mau estado, e dos buracos, que como é obvio acabam por ter esse efeito, como é de fácil percepção a mesma não esta coberta pela garantia. e como a Sra bem disse o "carro saia do stand em condições, e assim foi durante 3 meses. ", ai está uma prova de tudo o que foi dito, o carro não tremia quando saio do stand.
Quanto a câmara de marcha atras teremos todo o gosto de receber a viatura , e de voltar a analisar a situação , e reparar as anomalias., "sem roubar peças " , como a Sr.a referiu ao nosso colaborador.
"Quem não confia, não é de confiar"
Lamentamos mais uma vez que venha exprimir o seu Ódio pelo mundo , nos canais de Internet, quando nunca deixamos de atender os seus pedidos, de qualquer forma estamos aqui para ouvir os seus desabafos.
Aguardamos o seu email , para a marcação de uma visita as nossas oficinas.
Para já marcamos este assunto como "sem resolução", e não iremos mais responde por esta via, já o devíamos ter feito, mas "como quem não se sente não e filho de boa gente", não podíamos de deixar os seus insultos sem resposta.

”Nunca te esqueças da tua humanidade e respeita a dignidade humana nos teus negócios com os outros. “
cmps
A equipa CARSPOT

Maria Teixeira reabriu a reclamação
CARSPOT alterou o estado para Sem resolução
27 jan 2022
CARSPOT adicionou uma resposta

Copia contrato ( situação assumida pela cliente no ponto 6)

MO

Teve muito azar com o stand...pois pelo que vejo aqui ( estava a pensar adquirir uma viatura deles mas por norma peço vários feedbacks de clientes, e procuro informação na net) este stand tem alguns problemas de insatisfação e onde há " fumo à fogo" ... e quando li a resposta que lhe deram acerca da garantia comercial ( que pelo que parece, também os próprios não sabem o que significa legalmente e acaba por ser contraditório pela descrição que fazem nesta mesma página) ficam apresentados... faz lembrar o meu construtor que alegou em tribunal " eu vendi a casa e a mesma não apresentava problemas " ao qual o juiz questionou se conhecia a garantia comercial, que era um direito de qualquer consumidor e que o mesmo era para cobrir eventuais defeitos nesse mesmo periodo.

Quer um conselho? Olhe apresente queixa directamente no tribunal.

E o que lhe estão a fazer com a chave é importante referir que é crime. Estão na posse de algo seu, apresente queixa,pois de hoje para amanha desaparece lhe o carro e é importante dar conhecimento que esse stand se nega a lhe entregar as chaves....

Obrigado por partilhar a sua experiência, foi importante para a minha decisão final.

Bem haja e boa sorte. Não desista. Passei por uma situação dessas com um construtor e ganhei em tribunal.

Força.

MO

Faça uma pesquisa na net por CarLink ( creio que seja o antigo nome deles) vai encontrar muitas queixas idênticas a sua num fórum automóvel. O mais provável é nem haver chave nenhuma e terem mandado fazer e agora querem que de alguma forma pague...neste caso é fazendo-a achar que eles têm razão, e tentando, pelo teor das mensagens que lhe enviaram, intimida-la e isso também é crime...

MO

Teve mesmo muito azar... pois acho que este stand em fazer chantagem na entrega da chave de reserva mostra muita falta de seriedade...é assustador saber que há actividades abertas nestes moldes...

Ver perfil de Luis Saraiava

Luis Saraiava

Mo, não percebo onde o stand diz que não quer assumir a garantia, não sou o defensor da patria, mas temos que saber ler, sou cliente deste stand e até hoje nao tenho nada a apontar , tal como o sr também investiguei , e sinceramente nao vejo nenhuma critica com logica, nos como consumidores temos direitos e deveres, eu quando levantei o carro paguei o IUC, mas isso sou eu que sou sério, agora não podemos enganar os outros e esperar a melhor atitude.

Ver perfil de Luis Saraiava

Luis Saraiava

"faz lembrar o meu construtor que alegou em tribunal " eu vendi a casa e a mesma não apresentava problemas " na sua ordem de ideias se pegar fogo a casa a garantia cobre? o mesmo se passa com as jantes se passarmos por buracos elas ficam empenadas.

MO

Luis Saraiava, já comprei alguns automóveis ao longo destes anos e posso dizer, que só paguei o IUC de um... porque não tinha passado a data de pagamento... ora aqui quando a cliente adquiriu a viatura o IUC ja se encontrava pago pelo stand como está anexado...como é que o stand alega que falta pagar o iuc quando em cima tem um comprovativo de pagamento do iuc feito pelo stand? O Stand consegue reverter essa situação junto das finanças? É que legalmente o iuc é devido pela pessoa proprietária do veiculo na data da liquidação. Na data da liquidação o veiculo é do stand...ja agora, o stand consegue apresentar factura se esta cliente pagar o iuc que eles ja pagaram? Uma folha igual a que o stand tem em nome deles?

Quanto a sua pesquisa, se calhar não pesquisou bem ou não possui os conhecimentos certos... a situação da chave é lamentável a meu ver. O que me da a entender nestas situações é que comprar num stand ou num particular é igual. Quer dizer, igual não sera. No particular sai mais barato ja que garantias zero e o iuc se ja tiver sido pago não ha problemas e grande parte tem 2 chaves.

Eu por exemplo nunca teria adquirido uma viatura sem 2a chave. Então se fosse de um stand muito menos...

MO

Relativamente ao meu construtor a sua observação é tão ridícula como esta situação da 2a chave e do iuc desta compradora...a garantia do construtor devia cobrir coisas minimas como chão levantar, rodapes a soltar,cabine de duche a meter água...olhe que ninguém gosta de advogados do diabo