Universo Marca Recomendada Marca do Mês
    4470-177 Maia

Cartão Universo - Activação de seguro por baixa médica

CARINA SOFIA BORGA
CARINA BORGA apresentou a reclamação
6 de janeiro 2020 (editada a 7 de janeiro 2020)
No dia 25 de Novembro de 2019, enviei documentação solicitada para activação de seguro por me encontrar de baixa médica, exepto relatório médico solicitado, por recusa da médica de família, pois a mesma afirmou que o serviço nacional de saúde não pode assinar relatórios para entidades privadas, antes de enviar a documentação, contactei a BPN Paribas, entidade pela qual pago seguro mensal agregado ao cartão universo, expondo a recusa de passar o relatório, ao que me disseram para expor a situação por mail, o que fiz. Para comprovar a minha situação de baixa, enviei documento que comprova que estou a aguardar cirurgia por fractura posterior do menisco direito. Qual é o meu espanto, que a entidade seguradora agregada ao cartão recusou se de acionar o seguro. No mesmo mail, demonstrei a minha boa vontade em ser analisada por médico da entidade seguradora,uma vez que não posso obrigar a minha médica de família a assinar o relatório enviado pela entidade seguradora. Ao firmar contrato com o Cartão Universo, perguntei o que o seguro abrangia, o que me responderam que o seguro serviria para casos de baixa médica iguais ou superiores a 1 mês e desemprego. O que é certo é que pago o seguro mensalmente, agregado à prestação do cartão, encontro-me de baixa médica desde o dia 11 de Novembro de 2019 e a entidade seguradora, recusou-se a acionar o seguro, só porque falta relatório médico, o qual não posso solicitar uma vez que a médica se recusou a assinar documentação privada da seguradora. Afinal, se estou de baixa, se enviei documentação, como podem recusar acionar o seguro? Não tenho forma de ir obter relatório médico, não me apresentam outra solução, a não ser a recusa evocando o artigo 100, da Lei Geral do Contrato de Seguro,o que não é de todo verdade pois apresentei toda a documentação que pude apresentar. A exposição do mail que enviei de nada serviu, pois não me apresentaram outra forma de resolver a situação. Parece me ridículo a entidade seguradora, recusar activar o seguro, quando apresento documento de baixa e proposta de intervenção cirúrgica a comprovar que aguardo cirurgia.
Data de ocorrência: 6 de janeiro 2020
6 de janeiro 2020
Estimado(a) Cliente,

Com os nossos melhores cumprimentos,
Equipa Universo
CARINA BORGA
13 de janeiro 2020

Até a data aguardo uma resolução, nada fizeram a não ser enviar mail e mensagem a dizerem que iriam reportar a situação ao departamento responsável, até a data, não se dignaram a responder.
Eu, em mais uma tentativa de obter o relatório médico, dirigi-me na passada sexta-feira dia 10 de Janeiro, ao Centro de Saúde Gorjão Henriques, em Leiria, falei com a minha médica de família, Dr.ª Clarinda Gaspar, que mais uma vez me explicou que não está autorizada a efectuar relatórios médicos a entidades privadas e que se a Cardif BNP continua as insistir com o relatório, teria que contactar o director do referido centro de saúde e se ele assim o entendesse é que daria autorização à médica de família a preencher a documentação. Parece me ridículo o que se está a passar e que o seguro que pago para me proteger em caso de baixa, só serve para pagar, porque a entidade seguradora, parceira do cartão universo, está a pedir documentação ilegal, e a dificultar a aprovação do processo. Não obtive qualquer resposta de resolução, ninguém se digna a resolver, empurram as responsabilidades.. Simplesmente pedem para eu aguardar resposta... já aguardei tempo suficiente...
CARINA BORGA
13 de janeiro 2020

23 de janeiro 2020
Estimada cliente Carina Borga,

No seguimento da situação exposta, confirmamos o encerramento do processo nº 01612868/35370820.

Com os nossos melhores cumprimentos,
Equipa Universo