Universo Marca Recomendada Marca do Mês

Cartão Universo - Atenção ao cartão

Victor Oliveira
Victor Oliveira apresentou a reclamação
22 de agosto 2019

Neste texto, vou contar-vos a minha má experiência com o cartão universo, para que não vos aconteça o mesmo.
Depois de tantos anos a comprar produtos a pronto em lojas Worten, pensei em adquirir para futuras compras o celebre cartão universo, no balcão da Worten de Alhos Vedros, afim de adquirir uma lavadora de alta pressão que era mencionada como disponível no site da Worten. Tudo começou a 21-06-2019. Dirigi-me ao balcão de Alhos Vedros para adquirir a máquina tendo realizado a encomenda. Uma vez que tinha adquirido o cartão universo, pensei em dar-lhe uso pela primeira vez nesta compra.
Esperei cerca de dez dias, que era o prazo da entrega indicado pela Worten, sem que recebesse qualquer contacto para levantamento do artigo. Desloquei-me à loja para saber o que se passava e foi me dito, por uma responsável, que a culpa da não entrega, era da empresa a quem pediram a máquina e que não a tinham em stock. Isto depois de no acto da encomenda, verificarem em loja que havia bastantes disponíveis. E ainda acrescentou que o site da Worten, por vezes, não dava uma informação correcta aos clientes relativamente à real disponibilidade dos artigos. Depois do meu desagrado aconselharam-me a anular o pedido, o que eu aceitei, mas só devido ao incumprimento do próprio serviço.
Passados 15 dias após a anulação do pedido, verifiquei que, mais uma vez, a máquina estava disponível no site da Worten para encomenda e agora com um maior número de artigos, o que foi confirmado em loja pela funcionária da Worten. Voltei a pedir que me a reservassem de novo. Tendo recebido, mais uma vez, a indicação de que a entrega estaria prevista para um máximo de dez dias.
Mais uma vez, e depois de uma espera ainda superior à primeira, nada me era transmitido relativamente à entrega da máquina. Neste sentido, voltei de novo à loja a pedir uma explicação do sucedido. Sobretudo, porque ao consultar a minha conta de cliente no site do cartão universo, para meu espanto, tinha já sido debitada na minha conta bancária a primeira prestação, juntamente com outras taxas que nunca percebi do que eram, relativa à aquisição da máquina que eu ainda nem possuía.
Andei vários dias a caminho da loja, para que me resolvessem a situação que me criaram. Queria o meu dinheiro de volta, tinha que contar toda a história uma e outra vez, porque nunca estavam os mesmos funcionários em serviço. Percebia-se que não sabiam o que dizer. Todos eles muito novos e sem experiência, o que eu até compreendia pelo facto de, para alguns, ser o primeiro emprego. Não lhes atribuo a culpa por isso. O que é certo, é que nunca me resolveram a situação. E ainda me diziam que eu é que tinha que telefonar, sem saber bem para onde, no sentido de resolver o problema com a entidade financeira. E com o passar do tempo já havia indicação, no site do cartão universo, a indicação da data para o débito da segunda prestação.
Cansado disto tudo, resolvi noutro dia, deslocar-me a outra loja da Worten na Moita, para ouvir outra versão, onde finalmente encontrei um funcionário competente, que se interessou com o caso e me pediu todas as provas que tinha em meu poder. Este funcionário realizou um telefonema, enviando de seguida os meus dados para a entidade financeira que rapidamente me devolveu o dinheiro descontado, regularizando a situação. Tenho o cartão cancelado a meu pedido e acho que pelo cliente que tenho sido não merecia todo o stress, descontentamento e voltas a que fui sujeito para conseguir resolver toda esta situação.
O grupo Sonae, que eu não tenho dúvidas e considero ser um grupo acreditado, devia rever alguns aspectos relacionados com os seus fornecedores e informações incorrectas no site para evitar este tipo de «publicidade enganosa» que em nada o prestigia.

Data de ocorrência: 22 de agosto 2019
23 de agosto 2019
Estimado(a) Cliente,

Com os nossos melhores cumprimentos,
Equipa Universo
27 de agosto 2019
Estimado cliente Vítor Oliveira,

No seguimento da situação exposta, confirmamos o encerramento do processo nº 01188819/ 31114819.

Com os nossos melhores cumprimentos,
Equipa Universo