Universo Marca Recomendada Marca do Mês

Cartão Universo - Atualização iban - juros de demora

Carolina Pedro
Carolina Pedro apresentou a reclamação
12 de julho 2019

Em Abril deste ano, transitei todos os meus cartões do grupo SONAE (continente e worten) para o cartão universo. Para este efeito foi necessário atualizar os meus dados, porque já não me encontro a morar na mesma residência, porque já não tenho o mesmo estado civil e porque já não tenho a mesma conta bancária.

A 28 de maio faço uma compra na Worten Angra do Heroísmo com prestação a 3x s/juros, e confiando na honestidade da entidade credora, pois nunca tive problemas com os antigos cartões, esperei pelo débito no meu atual banco.Vendo que o débito estava em demora, consultei os meus dados em wallet.universo.pt e constato que apenas alteraram a minha morada e mal.

Telefono para a linha do cartão universo e sou informada que, para alterar os dados teria de me dirigir a uma loja ou usar a plataforma online. Acabei por dirigir-me a uma loja porque os documentos para anexar no plataforma eram excessivamente grandes para os carregar. Nesta loja preenchemos os documentos necessários e assinei a autorização de débito direto.

Telefono uma segunda vez para a linha de atendimento ao cliente (mais de 5€) e pedi encarecidamente que me confirmassem nas gravações do telefonema, aquando da transição dos cartões, se os dados tinham sido fornecidos corretamente, e o operador intransigentemente, tratando-me como se fosse uma criminosa, em nada ajudou a esclarecer a situação, alertando que "não me iria livrar de pagar uma penalidade".

Depois recebo sms's para enviar a documentação por email. Quero regularizar a minha situação, já fiz a entrega dos documentos numa loja e não vejo qual a razão para enviar novamente a documentação por email, como também não vejo a razão de cobrarem a penalidade, pois o problema surgiu porque a entidade credora não atualizou todos os dados que forneci. Chego a pensar que se trata de um estratagema por parte do Cartão Universo para cobrar estas penalidades.

Hoje dia 12 de julho, telefono uma terceira vez, e sou simpaticamente atendida, dizendo-me que não aceitam a atualização dos dados por causa da folha de substituição do Cartão de Cidadão (C.C. encontra-se em atualização) e que não foi agregada nenhuma penalização, devendo pagar a prestação por multibanco.

Encontro-me no oitavo mês de gravidez, em gravidez de risco, e já não tenho forças para andar a deslocar-me de loja em loja e site em site. Irei pagar as mensalidade por MB e quando acabar, eu e o meu marido iremos solicitar a desativação de ambos os cartões.

Atentamente

Com os nossos melhores cumprimentos,
Equipa Universo
14 de agosto 2019
Estimado (a) cliente,

No seguimento da situação exposta, confirmamos o encerramento do processo nº 01088518 / 29873419.

Com os nossos melhores cumprimentos,
Equipa Universo