Universo Marca Recomendada Marca do Mês

Cartão Universo - Campanha fraudulenta

Tiago A Barbosa Castro
Tiago Castro apresentou a reclamação
29 de maio 2019

No dia 9/05/2019 recebi a seguinte SMS do Cartão Universo: "Aproveite 3x SEM JUROS em todos os pagamentos de Serviços e Pagamentos ao Estado (incluindo IMI) realizados com o cartão Universo até 31/05. Selecione a modalidade 3x c/ juros e o pagamento estará isento de juros.".

Como estava na hora de pagar o IMI e aproveitando a campanha, no próprio dia em que recebi (09/05/2019) efetuei o pagamento através do cartão Universo.
Qual o meu espanto quando no descritivo dos movimentos do cartão aparecem juros relativos a essa operação (cerca de 4€ no 1º mês, o que pressupõe que será x3). No mesmo dia (22/05/2019) questionei o atendimento ao cliente via aplicação móvel e me foi respondido que a campanha só iniciou dia 10/05/2019 e como o pagamento foi realizado no dia 09/05/2019, não estava ao abrigo da campanha. Ripostei indicando que na SMS recebida não indicava data de início mas apenas de fim e que não remetia para verificar as condições particulares da campanha.

Resumindo, informei-os que o que a empresa fez configura uma estratégia comercial de burla e fraude de forma a captar pagamentos antecipados e a angariar mais algumas verbas para os lucros da SONAE e que não era uma questão do valor, mas da atitude.

Face ao exposto e dado que a empresa não indicou a data de início da campanha e nem na aplicação aparecei qualquer informação relativamente a esta situação, solicito que a empresa anule os juros imputados.
Tiago Castro

Data de ocorrência: 29 de maio 2019
29 de maio 2019
Estimado(a) Cliente,

Com os nossos melhores cumprimentos,
Equipa Universo
9 de julho 2019
Estimado cliente Tiago Castro,

No seguimento da situação exposta, confirmamos o encerramento do processo nº 00978319/ 28597919.

Com os nossos melhores cumprimentos,
Equipa Universo
Tiago A Barbosa Castro
Tiago Castro avaliou a marca
9 de julho 2019

Problema resolvido com relativa celeridade e sem muitos precalços. Apensa sugeria que a linha de apoio ao cliente pudesse resolver estas questões e não obrigar a efetivar reclamações neste portal ou no livro de reclamações. Poupariam exposição. Mas no geral, dou-me por satisfeito pela resolução encontrada. De notar que foi o único problema que tive desde que aderi ao cartão universo.