Universo Marca Recomendada Marca do Mês
  • Lugar do Espido, Via Norte
    4470-177 Maia

Cartão Universo - Concessão de crédito - cartão de crédito

Eduardo Mazer apresentou a reclamação
20 de fevereiro 2019 (editada a 22 de fevereiro 2019)
No mês de Janeiro de 2019 efetuei uma compra e me foi oferecido o CARTÃO UNIVERSO como forma de parcelar a compra. Na loja mesmo foi feita a requisição e a venda foi aprovada e o crédito também. Algum dias depois começou o meu martírio. Recebi mensagens da central do CARTÃO UNIVERSO onde me pediam mais alguns documentos, já que sou estrangeiro e vivo cá em Portugal, legalmente, com permissão de residência por ser esposo de uma cidadã portuguesa. Entreguei meus documentos por e-mail e dias após me pediram para novamente me dirigir a loja para entregar os mesmos documentos. Pois bem, assim procedi.
Para a minha surpresa recebi há alguns dias uma mensagem por sms me informando que o meu crédito havia sido bloqueado por eu não ter permissão de residência permanente. Ora, aqui é que está o problema disso tudo, pois se tal condição é excludente para a tomada de crédito/adesão, porque me foi concedido este crédito? E mais, como Brasileiro, e como descrito em meu CARTÃO CIDADÃO estou sob o ESTATUTO DE IGUALDADE DE DIREITOS - a saber, Decreto-Lei n.o 154/2003, onde versa o Artigo 15o. o seguinte TEXTO:

"Artigo 15.o
Equiparação de direitos
Os cidadãos brasileiros a quem tiver sido concedidoo estatuto de igualdade gozam, a partir do registo da decisão, dos mesmos direitos e estão sujeitos aos mesmos deveres dos cidadãos nacionais, com excepção do disposto no artigo seguinte."

Pelo motivo alegado de (sic) "não ter permissão de residência permanente", o CARTÃO UNIVERSO não pode bloquear o meu crédito e nem adesão ao Cartão.

Por favor revejam esta medida. Fico no aguardo.

Obrigado,

Estimado(a) Cliente,

Com os nossos melhores cumprimentos,
Equipa Universo
20 de fevereiro 2019
Eu já havia ligado na linha de apoio, conforme o relatado acima e foi onde o atendente informou que por eu não ter Permissão de Residência Permanente o meu crédito havia sido bloqueado.
Cheguei em casa e abro as minhas correspondencias e há uma correspondência do CARTAO UNIVERSO solicitando que eu compareça na loja pois detetaram irregularidades na minha documentação (reproduzo abaixo fielmente ao texto da carta, que inclusive está em caixa alta):
- 1 TIT BI ESTRANG. INVALIDO.
- 1 TIT CARTAO CONTRIBUINTE EM REVISAO

Pois bem, tanto o Cartao Cidadao (Azul) com NIF, Segurança Social e Utente quanto o Título de Residência foram fornecidos pelo Governo Português legalmente e são válidos e são usados por mim normalmente e aceitos em todos os lugares onde se fazem necessários. Nao consigo entender a dificuldade para o recebimento dos mesmos. Eu vou até a loja novamente entregar os mesmos documentos e assinar a mesma papelada outra vez como já fiz anteriormente. Se nao for o suficiente quero a justificativa por escrito, pois dizer que um documento OFICIAL é inválido cabem inumeras interpretaçoes e isto está me trazendo grande incomodo pelo facto de a toda hora ter que expor meus documentos e este caso a uma quantidade inimaginavel de funcionários da loja e do CARTAO UNIVERSO, trazendo a mim prejuizos de ambito moral e também material. E ainda pelo facto de informarem que o bloqueio se deve pelo motivo de que eu nao tenho ainda uma Permissao de Residencia Permanente creio que a vossa empresa está a tratar cidadãos de distintas nacionalidades de modo diferente do expectavel para uma empresa dessa categoria e grandeza. Fico no aguardo de vosso contacto sobre a resolução do caso.
1 de março 2019
Informo que fui contactado pelo CARTÃO UNIVERSO e a situação foi resolvida.
Agradeço pela atenção e pela resolução do problema. Muito obrigado!
Eduardo Mazer avaliou a marca
1 de março 2019

Existe um nicho muito grande de imigrantes legais que se encontram com Permissão de Residência temporária (validade de 05 anos). São profissionais graduados, reformados e estudantes com bom poder aquisitivo que podem vir a ser consumidores dos produtos oferecidos pelo CARTÃO UNIVERSO e que merecem serem vistos com bons olhos. Esta é a minha dica para apreciação e até possível contacto sobre este tema. Obrigado.