Universo Marca Recomendada Marca do Mês
    4470-177 Maia

Cartão Universo - Descriminação da financeira

Pedro Areias apresentou a reclamação
6 de agosto 2018

Ao tentar aderir ao cartão universo via internet, verifiquei que não conseguia criar o cartão pois a mensagem que aparecia após preencher o formulário de adesão é que o cartão não tinha sido aprovado e para saber o porque de não ter sido aprovado teria que ligar para a linha de apoio do cartão universo (707 100 622). Ora como tinha interesse em aderir ao cartão contactei a linha de apoio a cliente, e foi-me dito por parte do colaborador que a razão de estar a ser negado o meu pedido tinha haver com a financeira, e que ela teria que apresentar uma reclamação com a financeira para averiguar o porque desta situação.
Eis que ao fim de uma semana fui contactado pela financeira, a dizer que o meu credito não era aprovado porque não reunia os critérios. Ao que questionei quais eram os critérios ou a justificação para não reunir as condições para a adesão, a colaboradora que me ligou só dizia que esses critérios eram confidenciais só me justificaria se fosse algum problema com o Banco de Portugal. Voltei a insistir com a colaboradora, justificando que não queria saber quais os métodos que determinam o "resultado final" da analise, só pretendia uma justificação, a colaboradora da financeira mostrou-se irredutível na opinião que tinha.
Neste momento sinto-me descriminado aquando deste assunto, não consigo perceber ainda o porque de não aprovarem a adesão do cartão universo ( pela conversa da colaboradora fiquei a entender que alguém carregou no botão "não aprovar" e assim ficou).
Além deste assunto a colaboradora da financeira admitiu que a empresa financeira do cartão universo fica com dados pessoais guardados durante algum tempo sem que eu tenha dado consentimento para tal, ou tenha a possibilidade de apagar estes mesmo dados na financeira. Especificamente ela disse que uma vez submetido o formulário de adesão ao cartão, eles ficam com aqueles dados para justificar a não aprovação de formulários futuros.

Data de ocorrência: 6 de agosto 2018
6 de agosto 2018
Estimado(a) Cliente,

26 de agosto 2018
Estimado cliente,

No seguimento da situação exposta, confirmamos o encerramento do processo nº 1073537 / 20971918.

8 de setembro 2018
Ainda estou à espera de uma resposta ao email que mandei à vossa financeira.

A financeira mandou este email:
"Exmo. Senhor,

No seguimento de comunicação recebida, a qual mereceu a nossa melhor atenção, vem o Banco BNP Paribas Personal Finance, S.A., de ora em diante designado por Banco, prestar os devidos esclarecimentos.

Informamos que, após a análise do pedido de crédito formulado por V/Exa, o mesmo não foi, lamentavelmente, objeto de decisão favorável, devido à aplicação de critérios internos de análise de risco

Cumpre-nos, ainda informar que às Instituições de Crédito e Sociedades Financeiras assiste o direito de estabelecerem critérios de risco próprios, internos e confidenciais, com vista à análise das propostas de crédito que lhe são enviadas. Aliás, a isso estão obrigadas de acordo com o dever de diligência de um gestor criterioso previsto no Regime Geral das Instituições de Crédito e Sociedades Financeiras.

A recusa de concessão do crédito em apreço não implica, contudo, que futuros pedidos de crédito formulados por V. Exa. venham a ser recusados.

Mais informamos não é possível dar um parecer favorável à sua solicitação de eliminação dos seus dados pessoais.

Deste modo, esclarecemos que, relativamente aos dados que são recolhidos e tratados pelo Banco, no âmbito da análise da proposta de crédito, havendo consulta à CRC (Central de Responsabilidades de Crédito), o que se verificou no caso em concreto, o Banco tem o dever legal de guardar evidência dos dados utilizados para consulta pelo prazo necessário ao cumprimento de obrigações legais perante o Banco de Portugal, que de acordo com a Instrução 21/2008 é de 2 anos após a consulta.

Poderá V. Exa. recorrer deste entendimento junto da Comissão Nacional de Proteção de Dados, ou outra autoridade de controlo a quem venha a ser dada esta competência, cujos contactos podem ser consultados em www.cnpd.pt.

Adicionalmente, esclarecemos que se encontra em https://www.cetelem.pt/protecao-dados-pessoais a informação detalhada relativamente à proteção dos V/ dados pessoais pelo Banco BNP Paribas Personal Finance, S.A..

Ficando à V. disposição para todo e qualquer esclarecimento adicional através do e-mail provedor.cliente@cetelem.pt, subscrevemo-nos com os melhores cumprimentos."

E a minha resposta foi esta:
"luis pedro areias <luispedroareias@gmail.com>

quarta, 22/08, 13:14

para provedor.cliente
Boa tarde.

Primeiro a analise de que fizeram foi tendo em conta os dados de uma primeira simulação (foi afirmado por parte da vossa linha de cliente), sendo que ainda não percebi porque se tenho um ordenado médio de 900 e despeças de 200 como poderei ser considerado um cliente de risco.

Segundo relativamente aos dados, relembro que entrou em vigor em 25 de Maio de 2018 uma lei europeia ( Regulamento (UE) 2016/679) relativamente ao tratamento de dados, como tal vocês tem de notificar que vão guardar os meus dados e tenho que dar o consentimento para a Cetelem guardar os dados ( o qual não dei ). Além de que a qualquer momento tenho o direito de requerer a apagar todos os dados que vocês possuem sobre mim. Esta lei é clara e prevalece sobre a qualquer lei anterior."

Ainda aguardo resposta de alguém ! Este email foi enviado para provedor.cliente@cetelem.pt com o conhecimento de dpo@universo.pt
21 de setembro 2018
Estimado cliente,

No seguimento da situação exposta, confirmamos o encerramento do processo nº 1080286 /20971918.

Pedro Areias avaliou a marca
8 de setembro 2018

reclamacao nao resolvida. . fecharam reclamacao sem estar resolvida