Universo Marca Recomendada Marca do Mês

Cartão Universo - Erro na utilização do cartão

Nuno Filipe dos Santos Marques
Nuno Marques apresentou a reclamação
2 de janeiro 2020
Serve a presente para reclamar das parcas diligências efectuadas (para não dizer nulas), no seguimento de reclamação apresentada através de chat online do universo.pt, inicialmente no dia 11 /12/2019 e posteriormente no dia 30/12/2019.
Relativamente à primeira reclamação, comuniquei as dificuldades sentidas para efetuar pagamentos em determinados terminais TPA, nomeadamente no continente bom-dia, loja do mesmo grupo do cartão, na qual me foi recusado o pagamento por suposto erro, sendo-me comunicado que poderia ser uma falha momentânea do sistema e aconselhado a utilização do cartão para ver se tal não se repetia.
No dia 28/12/2019, perto das 20:00, tentei efetuar novo pagamento através de TPA do Novo Banco, mas tive de deixar a fila e ir levantar dinheiro a um multibanco a cerca de 2km de disância, uma vez que o terminal apontava uma falta de acordo entre bancos para consumar a operação.
No dia 30/12/2019, novamente no mesmo Continente bom-dia do dia 11 (só lá fui 2 vezes e....), voltei a passar pela mesma vergonha dos dias anteriores, não foi possível pagar com o cartão, tive de deixar a fila para ir levantar dinheiro, com todos os clientes a balbuciar contra a minha pessoa, sem que tivesse culpa.
Posto isto, voltei novamente a reclamar através do chat online, na expectativa que tivessem uma solução e qual não é o meu espanto que apenas me informam que não verificaram qualquer transacção recusada no sistema pelo que o problema não era nem do banco nem do cartão e com isto o operador tentou de imediato terminar o assunto.
Com esta atitude do operador, tive necessidade de recusar o terminus do chat e exigir uma solução, pois tenho todo o plafond de crédito disponível e tenho dinheiro ainda disponivel para efeitos de débito, pois transferi para o meu cartão uma quantia em Novembro que se mantém até ao presente momento.
Fui posteriormente contactado pelo Sr. David Cunha, através de chamada telefónica recebida no dia 31/12/2019, o qual após ser por mim esclarecido de todo o problema e ter concordado que não era normal tal estar a ocorrer, ligou-me novamente hoje a declinar qualquer responsabilidade e a aconselhar-me a tentar resolver estes casos de erro, junto dos funcionários das lojas onde os erros ocorrem, pois para o universo, não existe qualquer problema com o cartão e quanto ao facto do novo banco ter recusado uma transacção por suposta falta de acordo entre bancos, apenas declarou desconhecer tal situação, agradecendo no entanto a minha informação.
Perante o exposto, verifico que não existiu qualquer interesse em encontrar uma solução para o meu problema, que porventura até pode estar relacionado com o cartão novo recebido em novembro de 2019.
Mais grave foi o aconselhamento de tentar resolver a situação de futuros erros junto das funcionárias o da gerência onde tal ocorre, eu nem quero acreditar se isto acontece várias vezes, estou sempre a passar as mesmas vergonhas e perca de tempo/dinheiro.
Já trabalhei com diversos bancos e nunca passei por tal situação, mesmo que em determinado dia e local não conseguisse fazer um pagamento por questões de manutenção ou actualização de sistemas, seguidamente a situação normalizava, o que neste meu caso em concreto não acontece.
Data de ocorrência: 2 de janeiro 2020
2 de janeiro 2020
Estimado(a) Cliente,

23 de março 2020
Estimado cliente Nuno Marques,

No seguimento da situação exposta, confirmamos o encerramento do processo nº 01599839/35246020.

15 de setembro 2020
A reclamação foi dada como resolvida pelo próprio universo, mas a situação que motivou a reclamação, mantém-se na íntegra.
5 de novembro 2020

Para os devidos efeitos informo que os pressupostos evocados para presente reclamação, mantêm-se integralmente inalterados, continuando a aguardar pela resolução!!!
É impensável ser-me concedido um cartão para eu poder utilizar livremente e infelizmente, passo por vexame público e a entidade responsável pela emissão do cartão sacode a água do capote.
Esta é uma questão de principio e poderia muito bem esquecer e devolver o cartão, mas para defesa de todos os consumidores, pretendo uma resolução célere.
12 de dezembro 2020
Até à presente data, a situação que deu origem à minha reclamação, mantém-se vergonhosamente inalterada.
Se a posição do universo, no serviço aos clientes é esta, deixem que desabafe "Valha-me Deus"... Falta de respeito e profissionalismo, aliado à omissão para com a sua função primordial, vender e permitir a circulação de crédito.
Enfim, mesmo que tentem fechar a reclamação, outras irei abrir, não vou abdicar de obrigar o universo a cumprir o seus pergaminhos e servir os clientes com todos os argumentos, com que os convencem a fazer contrato.
Grato pela atenção.
26 de dezembro 2020
Continuo à espera....
Tudo na mesma.
4 de janeiro 2021
Não obtive ainda qualquer resultado ou resposta.
15 de janeiro 2021
Estimado cliente Nuno Marques,

No seguimento da situação exposta, confirmamos o encerramento do processo nº 02718043 / 35246020 .