Universo Marca Recomendada Marca do Mês

Cartão Universo - Impossível cancelar quando fora do país

Tiago
Tiago apresentou a reclamação
23 de agosto 2019

Dia 22 de ago pelas 15:59 recebi uma comunicação do serviço Cartão Universo notificando-me que os termos e condições contratuais iriam ser alterados e que, caso nada comunicasse, que aceitaria os mesmos. Isto encontra-se no email enviado, que não irei partilhar publicamente por ter o meu endereço correspondente.

"Caso nada nos comunique, no prazo de 60 dias as alterações considerar-se-ão aceites.
Ao opor-se, procede assim à denuncia imediata do seu contrato sem encargos. Neste caso, deverá continuar a reembolsar o saldo em dívida nas condições atualmente em vigor, até liquidação total, ficando desta forma a conta bloqueada a novas utilizações.
Em caso de denúncia, é da sua responsabilidade a destruição do cartão (corte transversal total, com quebra do chip e da banda magnética)."

Ora, estando eu fora do país e sem possibilidade de me deslocar a Portugal para rejeitar os termos e condições, comuniquei com a entidade para informar que queria que a minha conta fosse cancelada uma vez que não aceito os mesmos. Fora o NIF, nunca, em qualquer altura, me foi pedido apresentar documento de identificação. Isto é importante para perceber o remanescente do problema.

Dois contactos, por Telefone e E-mail, confirmaram que tenho que me deslocar fisicamente a um balcão da entidade numa loja Continente ou Worten, com apresentação de documento identificativo. Isto apresenta duas problemáticas:

1. A entidade aceita dar informação a uma pessoa que consegue verificar meia dúzia de passos via telefone ou email.
2. Essa mesma entidade informa o cliente que só pode recusar alterações aos termos e condições mediante apresentação física num balção.

Ora, visto não poder-me deslocar a uma loja no prazo apresentado de 60 dias, visto encontrar-me, como supracitado, fora do país, a entidade está, efectivamente, a obrigar-me a aceitar termos de serviço com os quais eu não concordo e comuniquei em tempo útil, como requerido.

Data de ocorrência: 23 de agosto 2019
Estimado(a) Cliente,

Com os nossos melhores cumprimentos,
Equipa Universo
5 de setembro 2019
Estimado cliente Tiago Simão,

No seguimento da situação exposta, confirmamos o encerramento do processo nº 01189178/ 31129019.

Com os nossos melhores cumprimentos,
Equipa Universo