Sonae Financial Services, S.A

Lugar do Espido, Via Norte
4470-177 Maia

Cartão Universo - Impossível cancelar quando fora do país

Tiago apresentou a reclamação

Dia 22 de ago pelas 15:59 recebi uma comunicação do serviço Cartão Universo notificando-me que os termos e condições contratuais iriam ser alterados e que, caso nada comunicasse, que aceitaria os mesmos. Isto encontra-se no email enviado, que não irei partilhar publicamente por ter o meu endereço correspondente.

"Caso nada nos comunique, no prazo de 60 dias as alterações considerar-se-ão aceites.
Ao opor-se, procede assim à denuncia imediata do seu contrato sem encargos. Neste caso, deverá continuar a reembolsar o saldo em dívida nas condições atualmente em vigor, até liquidação total, ficando desta forma a conta bloqueada a novas utilizações.
Em caso de denúncia, é da sua responsabilidade a destruição do cartão (corte transversal total, com quebra do chip e da banda magnética)."

Ora, estando eu fora do país e sem possibilidade de me deslocar a Portugal para rejeitar os termos e condições, comuniquei com a entidade para informar que queria que a minha conta fosse cancelada uma vez que não aceito os mesmos. Fora o NIF, nunca, em qualquer altura, me foi pedido apresentar documento de identificação. Isto é importante para perceber o remanescente do problema.

Dois contactos, por Telefone e E-mail, confirmaram que tenho que me deslocar fisicamente a um balcão da entidade numa loja Continente ou Worten, com apresentação de documento identificativo. Isto apresenta duas problemáticas:

1. A entidade aceita dar informação a uma pessoa que consegue verificar meia dúzia de passos via telefone ou email.
2. Essa mesma entidade informa o cliente que só pode recusar alterações aos termos e condições mediante apresentação física num balção.

Ora, visto não poder-me deslocar a uma loja no prazo apresentado de 60 dias, visto encontrar-me, como supracitado, fora do país, a entidade está, efectivamente, a obrigar-me a aceitar termos de serviço com os quais eu não concordo e comuniquei em tempo útil, como requerido.

23 Ago2019
Cartão Universo adicionou uma resposta

Estimado(a) Cliente,

Com os nossos melhores cumprimentos,
Equipa Universo

05 Set2019
Cartão Universo adicionou uma resposta

Estimado cliente Tiago Simão,

No seguimento da situação exposta, confirmamos o encerramento do processo nº 01189178/ 31129019.

Com os nossos melhores cumprimentos,
Equipa Universo

05 Set2019
Tiago alterou o estado para Resolvida

'.Ver perfil de Tiago.'

Tiago Autor