Universo Marca Recomendada Marca do Mês
    4470-177 Maia

Cartão Universo - Recusa de cartão

M. Ramos apresentou a reclamação
26 de novembro 2018

Há já algum tempo que me fora recomendado pedir um cartão Universo, devido às várias vantagens que o mesmo oferecia, este Domingo, 25 de Novembro, dirigi-me à Worten mais próxima de modo a realizar um pedido de cartão universo, que seria o novo "Cartão Worten", porém com mais funcionalidades, praticabilidade e melhores condições. Em plena loja cheia, forneci os meus dados sem qualquer tipo de sigilo, e, pediram-me para aguardar. Após 30 minutos de espera e de bastante gente na fila para fazer o referido cartão, dirigi-me ao balcão e perguntei o porquê da demora, a única resposta fora "foi recusado", sem qualquer tipo de explicação ou motivo para tal. Sem hipóteses com funcionários da Worten, decidi pedir o cartão de apoio da Universo de modo a que pudesse ser elucidado da questão. Após cerca de 20 minutos de várias tentativas de chamadas e sempre em lista de espera e muito saldo a sair da conta, já tinha perdido a expectativa na marca quando me atenderam, desorientados, e perguntei o que precisava de saber - o porquê de o meu pedido de adesão ter sido recusado. Pediram-me o NIF e aguardei, só para receber a mesma resposta que a Worten me deu "Não sabemos o motivo". Achei inadmissível, depois de tanta espera e constrangimento dentro de uma loja cheia ter ainda que levar com isso. Depois de alguma pressão, ele cedeu e só me disse que poderiam ser duas razões: ou algum assunto relacionado com o Banco de Portugal ou que alguma da minha informação ia contra o "Regulamento Interno" - regulamento esse onde não me foi dito em QUAL ou QUAIS ponto(s) a minha situação não era compatível.

Desisti aí, pois queria me certificar que realmente não tinha nada relacionado com o banco de Portugal ou o meu banco, e, hoje, certifiquei-me que não tinha. Com uma situação contributiva, bancária e emprego estável de contrato sem termo como funcionário público, não entendo o porquê de ter sido negado, sendo que presenciei outros utilizadores a terem o seu cartão aceite com remunerações de valor mais baixo ou contratos de vinculo precários.

Senti-me e sinto-me constrangido, aquilo que achei que pudesse ser uma (ou várias) aquisições a preços excelentes com ou sem juros e descontos exclusivos em lojas e estações de abastecimento foi-me negado sem explicação e não pude fazer nada, mesmo perdendo uma tarde inteira nessa questão. Encontro-me desapontando pois sempre fui cliente Worten e Continente, com várias compras online e presenciais, sempre tudo impecável, o que me deixa mais revoltado.

Entretanto enviei um e-mail utilizando o formulário oficial e, após 24 horas, nem confirmação de receção do mesmo, muito menos resposta.

Sinceramente, caso não exista a intenção de resolver a situação em breve, simplesmente terei de optar por outro cartão para financiamento e outras lojas como alternativa aos equipamentos que pretendo adquirir.

Data de ocorrência: 26 de novembro 2018
27 de novembro 2018
Estimado(a) Cliente,

Com os nossos melhores cumprimentos,
Equipa Universo
28 de novembro 2018
Até agora, infelizmente, nada. É assim que conseguem manter as taxas de resposta a 100%?

Pelo menos façam-no num prazo de 24 horas após a primeira mensagem, afinal estamos a falar de "o mais breve possível".
20 de dezembro 2018
Estimado cliente,

No seguimento da situação exposta, confirmamos o encerramento do processo nº 1093625 / 23878918

Com os nossos melhores cumprimentos,
Equipa Universo
M. Ramos avaliou a marca
23 de dezembro 2018

Infelizmente a situação não ficou resolvida. Agradeço a resposta detalhada por parte da marca, mas ficámos com a mesma resposta: Regulamento Interno. Resta-me deixar duas sugestões: Façam a inscrição nos locais aderentes mais sigilosa, nunca na minha vida vi um pré-registo de cartão de crédito com nenhuma privacidade como na loja onde me encontrei. Formem os vossos colaboradores de modo a darem uma resposta rápida e eficaz aos vários problemas. A última coisa que uma pessoa quer ouvir após dar toda a sua informação é "O cartão foi recusado. Não sabemos. Não sabemos porquê. Não sabemos." afinal o cartão universo compreende TODO o conjunto de lojas. Se os assistentes das lojas (pelo menos dois por loja, sempre operacionais) não tiverem acesso à informação ou como transmiti-la ao possível comprador, sai a perder ambas as partes. Até um próximo pedido de cartão ou compra bem sucedida via cartão a minha opinião em relação ao Cartão Universo e os vários intervenientes da SONAE é de má a medíocre.

O interesse e precisamente cativar pessoas em frágil estado financeiro para entrarem em incumprimento e serem obrigadas a pagar juros altíssimos.

Tenho conhecimento de um empresario com rendimentos de centenas de milhares de euros anuais e ao qual foi recusado o cartão.

Acontece que, por uma compra que eu fiz na Worten Continente em Telheiras e paguei a dinheiro perguntaram se tinha cartão continente e mostrei o cartão universo que passaram na maquina , passado poucos dias recebi links para eu entrar ( em nome da Worten ) , dirigi-me aos balcões da Worten e perguntei o que era aquelas sms e informaram que era burla e para eu não aceder. Até aqui tudo bem o pior vem depois, a Universo começa a debitar-me mensalidades de pagamento de €17,95 há DROOLPLAY.COM. assim que tive conhecimento entrei em contato com a Universo e imediatamente bloquearam o cartão, fui ao banco cancelei esse pagamento e fui informado que tinha tido mais pagamentos desse valor, restituíram-me esses valores na conta no banco. entretanto recebi o novo cartão " UNIVERSO" QUE AGORA QUER QUE EU PAGUE ESSES VALORES. Afinal em que é que ficamos ? Se é uma burla … continuam a fazer um pagamento indevido? A ONDE É QUE ESTÁ A PROTEÇÃO . TENHO DE IR NA POLICIA JUDICIARIA APRESENTAR UM QUEIXA CRIME ?? QUANDO A PROPRIA ENTIDADE DE PAGAMENTO PODE CANCELAR E INFORMAR AS AUTORIDADES DE BURLAS ?? Aqui fica o meu reparo de algum que vai mal .