Universo Marca Recomendada Marca do Mês
85.2
Sonae Financial Services, S.A
  • Lugar do Espido, Via Norte
    4470-177 Maia

Cartão Universo - Transação com cartão virtual (cartão universo)

Luís Silva apresentou a reclamação
26 de outubro 2018 (editada a 29 de outubro 2018)

A minha reclamação e indignação relativamente ao serviço de apoio ao cliente do Cartão Universo, tem a ver com o seguinte:

Gerei um cartão virtual através da APP do Cartão Universo e utilizei esse cartão no site "Instant Gaming" ( https://www.instant-gaming.com/pt/ ), um site fidedigno onde já efeito muitas outras compras, mas utilizando o PayPal ou o MBWay.

Quando me foram pedidos os dados do cartão para pagamento, inseri os dados que tinha do cartão virtual, ao confirmar, recebo de imediato uma mensagem do site a informar-me que o pagamento não foi possível.

Contactei o apoio ao cliente do site (respondem em tempo real) e dizem-me que surgiu um problema com a ordem de pagamento a partir do cartão e que por esse motivo a operação não foi concluída (ver imagens em anexo).

No entanto o movimento surgiu de imediato como cativo na minha APP Universo.
Resolvi contactar o apoio ao cliente do Cartão Universo a partir do chat da própria aplicação para telemóvel.
Expliquei a situação e responderam-me o seguinte num português muito arcaico, passo a transcrever (ver imagens em anexo):

"Boa noite Luís Silva, O cartão universo dispõem de algumas regras de seguras, regras essas que podem levar a cancelamento de transações. Neste momento o valor encontra-se cativo mas de acordo com a entida a transação não vai ser realizar devido a inexistência do sistema de segurança 3D secure por parte do site onde está a tentar fazer a transação. Caso pretenda e para que o valor não fique cativo pelo tempo indicado podemos preceder de emediato ao cancelamento do mesmo. "

A minha resposta foi: Agradeço que procedam de imediato a esse cancelamento visto que a transação não se realizou.
Assim que realizem o cancelamento por favor enviem notificação. Obrigado.

Até aqui tudo bem. O problema é que nunca mais me responderam.

Contactei o apoio ao cliente telefónico, falei com uma menina que me deixou à espera uns 15 ou 20 minutos, depois de lhe ter exposto a situação.
Aquilo que me disse foi que não podem fazer nada quanto ao movimento em causa (aqui já está a contrariar o que me foi dito anteriormente), que terei de aguardar cerca de 14 dias úteis para ver se o pagamento é aceite ou não pelo vendedor (Instant Gaming).

Conclusão: Tenho de aguardar 14 dias úteis para retirar uma transação indevida da conta corrente do meu cartão inclusive reduzindo o meu plafond mensal.

Espero que me seja permitido anexar mais imagens para que possa comprovar o que escrevi.

Data de ocorrência: 26 de outubro 2018
Estimado(a) Cliente,

Com os nossos melhores cumprimentos,
Equipa Universo
Uma evolução.
Após reportar está situação, recebi está comunicação por parte dos serviços do cartão universo.
Aquilo que me foi dito pelo telefone afinal já não vale, conseguiram retirar o movimento.
Mas há um senão... O comerciante pode pedir novo pagamento, de uma transação que não obedece aos padrões de segurança do cartão universo.
3D Secure...
Cada vez há mais desinformação.
Uns dizem uma coisa, outros dizem outra, mas o serviço é o mesmo.
Ver anexo.
19 de novembro 2018
Estimado cliente,

No seguimento da situação exposta, confirmamos o encerramento do processo nº 1086875 / 23089518.

Com os nossos melhores cumprimentos,
Equipa Universo
Luís Silva avaliou a marca
5 de dezembro 2018

Falta de informação. Colaboradores mal formados e desconhecedores de informação fidedigna.