Universo
    4470-177 Maia

Cartão Universo - Transações indevidas

Hugo
Hugo apresentou a reclamação
1 de janeiro 2019 (editada a 4 de janeiro 2019)
Tenho cartão universo e no mes de novembro fui a worten ao gaiashopping para efectuar uma compra com o dito cartão, na altura existiu um problema informatico e o meu cartão andou em maos de 3 funcionários , o que é certo é que se conseguiu fazer o pagamento, até aí muito bem, passado um mês recebo uma mensagem escrita no telemóvel a dizer que tinha saldo insuficiente no cartão para efectuar um pagamento, abri a APP e qual o meu espanto, ja me tinham gasto o plafon todos em compras online com pagamento paypal e pagamentos à Vodafone, totalizando mais de 200 euros em compras,entrei em contacto,cancelaram o cartão, disseram que basta terem os numeros do cartao mais os 3 numeros da parte de tras do cartao para fazer uma conta paypall, ja apresentei queixa na PSP, e ja enviei tudo o que tinha a enviar para as entidades competentes do cartao universo.
O pior de tudo é que pelo tempo que costuma a demorar posso ter de pagar o valor que outros fizeram , falei que iria cancelar o debito em conta ate a situação ficar resolvida, mas a menina disse que aí iria ficar em incumprimento com eles e teria de pagar juros demora , isto é uma autentica vergonha, a obrigação era cancelar todos os debitos ate se apurar o que aconteceu e depois de estar resolvido continuaria a pagar o que realmente tenho de pagar.
Data de ocorrência: 1 de janeiro 2019
Universo
Estimado(a) Cliente,

Com os nossos melhores cumprimentos,
Equipa Universo
1 de janeiro 2019

Eu acho que não deveria fazer acusações sem provas! Em primeiro lugar...
Em segundo o procedimento é mesmo esse, tem que fazer o pagamento do que estiver a débito na data do extrato, mesmo que tenha contestado as transações, e posteriormente ser-lhe-a reembolsado o montante se se provar que as transações são fraudulentas!
Não é justo, mas é mesmo assim!
Lembre-se que hoje em dia a coisa mais fácil é piratear um cartão de crédito, sendo que não é preciso tê-lo fisicamente na mão para isso!

1 de janeiro 2019

Nao apresentei queixa formal ,pois nao tenho a certeza, apresentei queixa contra desconhecidos, desconfiança é uma coisa,certezas sao outras, daí ter editado o post, é facil piratear caso se tenha os numeros todos do cartão inclusive o de segurança, eu tenho sempre os cartões no cofre só saem de la quando vou pagar algo,é estranho que acnteceu, depois do mesmo ter andado em 3 maos diferentes, mas pronto a investigação vai seguir, até pk o cartao foi usado para pagar viagens de uber, pagamentos vodafone, wish e booking ,onde tem de existir moradas e numeros de telemóvel

1 de janeiro 2019

Tal com ja lhe disse anteriormente, não existe necessidade de ter o cartão fisicamente na mão, para que sejam roubados os dados.
Nunca fez compras online? Nao tem o nr do cartão definido como método de pagamento em nenhuma app ou site?
Pode ter apresentado queixa contra desconhecidos, nem poderia ser de outra forma, mas na reclamação acusa claramente três pessoas. E não devia...
E ja agora... não existe mais ninguém em casa que possa ter tido acesso indevido ao cartão?!?
A parte da investigação que a policia possa levar a cabo, não se esqueça de preencher o formulário próprio, junto da instituição de credito, a contestar a transação, um por cada transação, pois so estes lhe garantem o reembolso dos valores.

1 de janeiro 2019

Não o cartão é unica e exclusivamente para compras físicas na worten, ninguém ca em casa pegou nele, nunca fiz compras online com o mesmo, na psp informaram-me que so ontem foram 15 lesados como eu, isto so mostra que anda uma rede nessa vida, pelo que me disseram lá é um crime em que é a judiciária que investiga.

1 de janeiro 2019

ok, se voce o diz eu acredito. So não se esqueça, que a investigação das autoridades tem como objetivo chegar aos criminosos, para a devolução dos valores tem que contestar as operações através de formulário próprio, que tem que lhe ser fornecido pela instituição de credito. Mesmo que lhe digam que tem que esperar pela investigação das autoridades, (visto que estamos a falar da Cetelem; que não primam pela honestidade) não acredite, o banco tem meios de conduzir a sua propria investigação para apurar se as transações foram ou não feitas por si.
Ja agora um conselho a nível pessoal, a Mastercard tem o sistema 3D Secure, solicite um mastercard junto do seu banco, e ative este sistema. Caso queira continuar como esta, ative as notificações por sms, normalmente são pagas, mas nenhuma transação poderá ser confirmada sem a sua autorização.
Boa sorte

1 de janeiro 2019

Sim Maria la nisso a assistencial do cartao universo tem sido boa, ja enviei para la os documentos todos formulário, auto policial, ss transacções indevidas o o resto que me pediram, so acho mal eu ter de pagar o que nao foi gasto por mim caso o caso nao se resolva com brevidade

1 de janeiro 2019

Breve não sera, por lei tem ate três meses para investigar.
O procedimento esta correto, pois ate que se prove que não foi voce a fazer as transações, elas são responsabilidade sua.
E não se esqueça, penso que devera ter sido esclarecido, e se não foi pergunte, por norma os bancos reservam-se no direito de cobrar um valor pela investigação, caso não provem eu as transações são realmente fraudulentas. Mas varia de banco para banco.
Nao se fie so no que dizem, pesquise na pagina da financeira, não se esqueça que embora o cartão seja do Continente/grupo Sonae, a financeira e a Cetelem, e serão eles a conduzir a investigação.

1 de janeiro 2019

Sim eu tenho essa noção, vou aguardar alguns dias, caso não resolvam nada vou falar com o meu advogado e fazer o que ele acha ser melhor para fazer.