Universo
Universo Marca Recomendada Marca do Mês
Prémio Marca Recomendada
Marca do Mês
Performance da Marca
85.2
/100
Óptimo
Óptimo
Índice de Satisfação nos últimos 12 meses.
Taxa de Resposta
100%
Tempo Médio de Resposta
100%
Taxa de Solução
95,2%
Média das Avaliações
49%
Taxa de Retenção de Clientes
52,4%
Prémios e distinções
Prémio Marca Recomendada
Marca do Mês
Ranking na categoria
Sonae Financial Services, S.A
  • 308 811 418
  • Lugar do Espido, Via Norte
    4470-177 Maia

Universo - Fraude com cartão virtual

Resolvida
Inês Cardoso
Inês Cardoso apresentou a reclamação
31 de janeiro 2023
No passado dia 24-01-2022 recebi uma mensagem da parte da Universo para facultar o código de acesso à minha app. Como achei estranho não liguei e depois no dia 28-01-2022 recebi um e-mail com o nome "Cartão Universo" sendo o e-mail "Mail-Universo-3095@aiimglobal.com" com o assunto "Pagamento suspeito através do seu cartão" onde indicavam que tinha sido feito um pagamento com o meu cartão na Fnac no valor de 450€. Tentei depois entrar na minha app onde dizia que a palavra passe estava errada, tentei várias vezes entrar até bloquear a app, mais tarde consegui entrar e mudei a palavra passe. Depois de ter mudado a minha palavra passe recebi outro e-mail com o nome "Cartão Universo" sendo o e-mail "noreplay@elesticad.net" a pedir para atualizar os meus dados. Depois deste acontecimento reportei logo à Universo pela a app e quando fui ver para meu espanco tinha um cartão virtual criado na minha app indevidamente (ONDE EU NAO RECEBI NENHUM CODIGO PARA CRIAR O CARTAO), com duas transações, uma no dia 28-01-2022 e outra no dia 30-01-2022, no valor de 95% do meu plafon para a empresa "BINANCE". Cancelei de imediato o cartão virtual que criaram indevidamente e bloquei o meu cartão da Universo. Reportei novamente à Universo, qual o meu espanco a Universo indicou-me que terei de pagar o valor visto que dei autorização através do meu telemóvel quando a localização da transação, que a Universo tem acesso, é em Vilnius. A assistente que me atendeu na chamada indicou que ia reportar novamente para o Departamento Superior mas que eu poderia vir pagar o valor do plafon que me retiraram do cartão. É lamentável que o cliente se aperceba da fraude, a comunique, na hora e que mesmo assim se continue a dar seguimento ao pagamento sem que seja sequer posta em causa a veracidade da compra! É lamentável que a Universo não defenda os direitos dos seus clientes, horando mais uma transação fraudulenta do que os direitos de segurança bancárias dos seus clientes!
Esta reclamação tem um anexo privado
Data de ocorrência: 28 de janeiro 2023
Universo
31 de janeiro 2023
Estimado(a) Cliente,

Informamos que a sua exposição, a qual mereceu a nossa melhor atenção, já se encontra em análise e que será contactado o mais breve possível.

Qualquer esclarecimento ou informação adicional poderá ser solicitado diretamente no nosso site https://www.universo.pt/contacte-nos/ ou através da Linha de Apoio ao Cliente Universo - 308 811 418

Com os nossos melhores cumprimentos,
Equipa Universo
Inês Cardoso
31 de janeiro 2023
Liguei novamente para a Universo onde indicam que ainda não tem resposta. Informam para eu fazer uma queixa na policia e enviar pela a app. Indicaram novamente que foi criado um cartão, indico mais uma vez que não recebi nenhum código para criar um cartão virtual. Cancelei o débito direto com a Universo através da app do meu banco. Isto, muito sinceramente, é uma falta de segurança para com os clientes!
Inês Cardoso
1 de fevereiro 2023
Já efetuei queixa na polícia e já enviei para a Universo, mas continuo sem resposta pela parte da empresa. Efetuei também uma reclamação no Livro de Reclamação.
Inês Cardoso
2 de fevereiro 2023
Hoje, dia 02/02/2023, tenho resposta da parte da Universo a indicar que terei mesmo de pagar os valores que me retiraram indevidamente do cartão. Indicam novamente que eu dei autorização para a criação do cartão virtual quando NÃO RECEBI NENHUM CÓDIGO DE CONFIRMAÇÃO NEM NENHUM E-MAIL DA PARTE DA UNIVERSO SOBRE A CRIAÇÃO DO CARTÃO VIRTUAL. Acho inacreditável uma empresa da dimensão da Universo deixar burlar os seus clientes. Assim que esta situação tiver toda resolvida, assim o espero, irei cancelar o meu contrato! É inadmissível.
Universo
1 de março 2023
Estimada cliente Inês Cardoso,

No seguimento da situação exposta, confirmamos o encerramento do processo nº 06548452 / 88002223.

Qualquer esclarecimento ou informação adicional poderá ser solicitado diretamente no nosso site https://www.universo.pt/contacte-nos/ ou através da Linha de Apoio ao Cliente Universo - 308 811 418

Com os nossos melhores cumprimentos,
Equipa Universo
Esta reclamação foi considerada resolvida pela marca, e aceite pelo utilizador
Comentários

A sua já é a terceira queixa do mesmo tipo que li hoje.
É vergonhoso o que se está a passar com fraudes no cartão universo que não defende o direito dos clientes e os arruma com essas respostas pós-forma de que a exposição está em análise e depois seremos contactados.
Vergonhoso!

Ver perfil de
31 de janeiro 2023

Já acontece há vários meses. Eles são os únicos culpados da falta de segurança deles mas nunca a assumem! O problema é que neste país, em vez de união para lutar pelo que é justo, é cada um por si!

2 de fevereiro 2023

Boa tarde,
Há um grupo sobre vítimas de fraude deste cartão.
https://www.facebook.com/groups/2471921766302965
Junte-se aqui.