Universo Marca Recomendada Marca do Mês
    4470-177 Maia

Universo - Fraude com cartão virtual

Inês Cardoso apresentou a reclamação
31 de janeiro 2023
No passado dia 24-01-2022 recebi uma mensagem da parte da Universo para facultar o código de acesso à minha app. Como achei estranho não liguei e depois no dia 28-01-2022 recebi um e-mail com o nome "Cartão Universo" sendo o e-mail "Mail-Universo-3095@aiimglobal.com" com o assunto "Pagamento suspeito através do seu cartão" onde indicavam que tinha sido feito um pagamento com o meu cartão na Fnac no valor de 450€. Tentei depois entrar na minha app onde dizia que a palavra passe estava errada, tentei várias vezes entrar até bloquear a app, mais tarde consegui entrar e mudei a palavra passe. Depois de ter mudado a minha palavra passe recebi outro e-mail com o nome "Cartão Universo" sendo o e-mail "noreplay@elesticad.net" a pedir para atualizar os meus dados. Depois deste acontecimento reportei logo à Universo pela a app e quando fui ver para meu espanco tinha um cartão virtual criado na minha app indevidamente (ONDE EU NAO RECEBI NENHUM CODIGO PARA CRIAR O CARTAO), com duas transações, uma no dia 28-01-2022 e outra no dia 30-01-2022, no valor de 95% do meu plafon para a empresa "BINANCE". Cancelei de imediato o cartão virtual que criaram indevidamente e bloquei o meu cartão da Universo. Reportei novamente à Universo, qual o meu espanco a Universo indicou-me que terei de pagar o valor visto que dei autorização através do meu telemóvel quando a localização da transação, que a Universo tem acesso, é em Vilnius. A assistente que me atendeu na chamada indicou que ia reportar novamente para o Departamento Superior mas que eu poderia vir pagar o valor do plafon que me retiraram do cartão. É lamentável que o cliente se aperceba da fraude, a comunique, na hora e que mesmo assim se continue a dar seguimento ao pagamento sem que seja sequer posta em causa a veracidade da compra! É lamentável que a Universo não defenda os direitos dos seus clientes, horando mais uma transação fraudulenta do que os direitos de segurança bancárias dos seus clientes!
Data de ocorrência: 28 de janeiro 2023
Estimado(a) Cliente,

Qualquer esclarecimento ou informação adicional poderá ser solicitado diretamente no nosso site https://www.universo.pt/contacte-nos/ ou através da Linha de Apoio ao Cliente Universo - 308 811 418

Com os nossos melhores cumprimentos,
Equipa Universo
31 de janeiro 2023
Liguei novamente para a Universo onde indicam que ainda não tem resposta. Informam para eu fazer uma queixa na policia e enviar pela a app. Indicaram novamente que foi criado um cartão, indico mais uma vez que não recebi nenhum código para criar um cartão virtual. Cancelei o débito direto com a Universo através da app do meu banco. Isto, muito sinceramente, é uma falta de segurança para com os clientes!
1 de fevereiro 2023
Já efetuei queixa na polícia e já enviei para a Universo, mas continuo sem resposta pela parte da empresa. Efetuei também uma reclamação no Livro de Reclamação.
2 de fevereiro 2023
Hoje, dia 02/02/2023, tenho resposta da parte da Universo a indicar que terei mesmo de pagar os valores que me retiraram indevidamente do cartão. Indicam novamente que eu dei autorização para a criação do cartão virtual quando NÃO RECEBI NENHUM CÓDIGO DE CONFIRMAÇÃO NEM NENHUM E-MAIL DA PARTE DA UNIVERSO SOBRE A CRIAÇÃO DO CARTÃO VIRTUAL. Acho inacreditável uma empresa da dimensão da Universo deixar burlar os seus clientes. Assim que esta situação tiver toda resolvida, assim o espero, irei cancelar o meu contrato! É inadmissível.
1 de março 2023
Estimada cliente Inês Cardoso,

No seguimento da situação exposta, confirmamos o encerramento do processo nº 06548452 / 88002223.

Com os nossos melhores cumprimentos,
Equipa Universo

A sua já é a terceira queixa do mesmo tipo que li hoje.
É vergonhoso o que se está a passar com fraudes no cartão universo que não defende o direito dos clientes e os arruma com essas respostas pós-forma de que a exposição está em análise e depois seremos contactados.
Vergonhoso!

Ver perfil de
31 de janeiro 2023

Já acontece há vários meses. Eles são os únicos culpados da falta de segurança deles mas nunca a assumem! O problema é que neste país, em vez de união para lutar pelo que é justo, é cada um por si!

2 de fevereiro 2023

Há um grupo sobre vítimas de fraude deste cartão.
Junte-se aqui.