Universo Marca Recomendada Marca do Mês

Universo - Fraude conta cartão universo

Tomás Oliveira apresentou a reclamação
13 de agosto 2022
Exmos. Senhores,

Após visualização do extrato da minha conta do meu cartão universo verifiquei a existência de uma ocorrência fraudulenta realizada no passado dia 04/08/2022. A ocorrência em causa na minha conta não foi efectuada pela minha pessoa.

Trata-se de uma transferência efectuada no montante de xxx,xx para a IRLANDA para um destinatário de nome xxxxx (ver anexo para informações detalhadas sobre a fraude).

Uma vez visualizado o movimento fraudulento, contactei de imediato o serviço de apoio ao cliente, no dia 13/08/2022, e realizaram de imediato o cancelamento do cartão, o que de acordo com a colaboradora que atendeu a chamada impede a ocorrência de novos movimentos por esta via, pese embora não me ter explicado como esta fraude já ocorrida se irá resolver.

De nada me serve o cancelamento do cartão, dado que não posso utilizar o mesmo e o saldo já foi quase todo utilizado com o movimento fraudulento em causa.

Em relação à transferência fraudulenta nada me foi transmitido, daí não saber como proceder e se devo realizar o anulamento a conta. Apenas fui informado de que iriam verificar a situação e que entrariam em contacto posteriormente.

A solução que solicito, para já, além de expor a situação por este meio para que conste, é a realização do anulamento do movimento fraudulento e reposição do saldo correcto.

Após pesquisa na Internet constatei que neste período houve vários clientes lesados da mesma e outras maneiras, pelo que estou certo de que não fui apenas eu alvo de um esquema de phishing, mas sim o próprio banco Universo.

O que me deixa mais ainda preocupado, dado que se trata de um ataque cibernético é de como proceder (o cartão já foi anulado a 13/08/2022, mas o problema principal ainda está por solucionar e não sei até que ponto a minha conta e a conta de outros clientes poderão estar vulneráveis a mais ataques deste género).

Não assumo qualquer responsabilidade por estes movimentos, que seguramente não foram autorizados por mim, e delego toda essa responsabilidade para o banco, que deve, o quanto antes, anular o referido movimento na minha conta, sem cobrança de qualquer despesa ou juros, repor o saldo correcto e dar uma explicação plausível relativamente ao que aconteceu.

Atentamente,

Data de ocorrência: 4 de agosto 2022
14 de agosto 2022
Estimado(a) Cliente,

Qualquer esclarecimento ou informação adicional poderá ser solicitado diretamente no nosso site https://www.universo.pt/contacte-nos/ ou através da Linha de Apoio ao Cliente Universo - 308 811 418

Com os nossos melhores cumprimentos,
Equipa Universo
17 de agosto 2022
Exmos. Senhores,

Até à presente data, dia 17/08/2022, nada me foi transmitido relativamente ao assunto em questão pelo que agradeço que informem o estado do mesmo, a fim de fazer ponto de situação de tal fraude junto de outras instâncias superiores, onde constam processos abertos relativamente a este assunto, que aguardam informações da minha pessoa.

A linha de apoio já foi contactada telefonicamente há dois dias, mas nada de relevante se obteve - apenas informaram que o assunto está alocado em outro departamento, não sabendo o estado atual. Ainda há pouco tentei ligar novamente para a linha de apoio, para fazer ponto de situação, mas desta vez nem consegui falar com ninguém.

Nos balcões Hipermercado Continente e Worten dizem que o assunto não é com os mesmos - o que é curioso, pois o contrato celebrado em 2017 - do qual tenho cópia e está em minha posse - foi realizado numa loja Worten.

Deste modo agradeço que me informem o mais atempadamente possível relativamente ao estado da situação, a fim de ver esta situação de fraude resolvida de vez, pois estou a ser lesado de várias maneiras - fraude e cartão cancelado, não podendo movimentar o mesmo caso necessite.

Atentamente,

22 de agosto 2022
Exmos. Senhores,

Conforme solicitado, informo que já realizei o envio dos documentos e questionário relativo à Comunicação de Operações de Pagamentos Não Autorizadas para o e-mail mencionado, conforme anexo privado demonstra.

Tomás Oliveira.
Esta resposta tem um anexo privado
26 de agosto 2022
Exmos. Senhores,

Apesar de o processo de reembolso estar em andamento, têm existido outras questões que tenho tentado resolver convosco quer por e-mail, quer por telefone, mas até há data tem sido bastante difícil obter uma resposta vossa.

Telefonicamente, cada vez que ligo, é praticamente impossível conseguir entrar em contacto convosco, pois nunca atendem o telefone. Quando atendem é ao fim-de-semana, mas para meu espanto ao fim de semana, e passo a citar um colaborador vosso: "só realizamos serviços mínimos". Ou seja, questões de fraude, não dá para resolver nada.

Por e-mail, salvo rara exceção, é um conjunto de respostas padrão que em nada ajudam na resolução do problema ou obtenção de qualquer esclarecimento.

Tenho sido bastante benevolente com a situação, mas sinceramente a inércia existente para dar justificações a certas e determinadas questões já começa a deixar a desejar.

Conforme frisei no e-mail enviado hoje, pelas 13h44, preciso efetivamente de saber em que ponto está a mensalidade do próximo mês, que será debitada no dia 06/09/2022, e se a mesma já está reajustada para o valor correto ou não, após indicação da minha parte.

Não é suficiente para mim a resposta que têm vindo a dar, considerando que da última vez que vi a mensalidade lançada em sistema esta estava a contemplar o valor da fraude, e logicamente, conforme já comuniquei anteriormente, não irei pagar esse valor.

Inclusivamente, se a não obtenção de uma resposta válida por vossa parte continuar, verei-me obrigado a comunicar junto do meu banco para não realizar o pagamento por débito directo da próxima mensalidade. Faço questão de pagar a mensalidade ajustada e que contemple o valor por mim gasto, agora se esta continuar a contemplar o valor da fraude não irei pagar.

A situação torna-se ainda mais surreal a partir do momento em que bloqueiam a minha conta, bloqueio este que só se deu no dia em que foi indicado que iriam efectuar o reembolso. Até então, a minha conta continuava acessível. Tratando-se de um acto fraudulento o bloqueio da conta, a acontecer, deveria ter acontecido no dia em que a questão foi comunicada telefonicamente, 13/08/2022, e não 10 dias após.

Sem acesso à minha conta não consigo ver nada - extractos de cartões, mensalidades, etc. - e fica difícil acompanhar o que estão realmente a fazer (a não ser que a ideia seja essa).

Já tentei criar uma nova password, dado que vocês disponibilizam essa mesma opção, mas mesmo assim a conta permanece no mesmo estado. Só vocês poderão desbloquear a conta. Se a mesma está bloqueada para questões de reembolso, ao menos clarifiquem isso para em certa medida descansar o cliente.

Até consigo compreender que o reembolso da transferência e respectivas comissões possam demorar um pouco (apesar de já ter visto no portal da queixa que há clientes que já foram reembolsados), mas tem de ser dada uma resposta mais robusta em relação às outras questões que levanto. Tenho sido bastante paciente com esta situação, ainda para mais considerando o volume de queixas que estão a ter, mas compreendam também que a paciência das pessoas têm limites.

Fico a aguardar uma resposta da vossa parte o mais breve possível.

31 de agosto 2022
Estimado (a) cliente Tomás Oliveira,

No seguimento da situação exposta, confirmamos o encerramento do processo nº / 79070122.

Com os nossos melhores cumprimentos,
Equipa Universo
Tomás Oliveira avaliou a marca
12 de setembro 2022

O cartão Universo precisa obviamente de melhorias. O problema em questão ficou resolvido, é um facto, mas a dificuldade de uma comunicação contínua e um lento esclarecimento no início podiam ser evitados. Tratando-se de uma fraude com dinheiro a última coisa que um cliente deseja é ficar sem qualquer tipo de feedback ao longo desta situação. Foi uma situação atípica com bastantes ocorrências pelo que percebi, pelo que deixo votos que o cartão Universo consiga retirar as devidas ilações e melhorar o serviço no futuro.