Casa de Saúde da Idanha

Maria Mendes apresentou a reclamação
16 de novembro 2022
Pontinha, 16 de Novembro de 2022

Exmas. Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus

Desde pelo menos 2017 que por motivos graves, pessoais e conflituosos desenvolvi uma depressão, na maior parte do tempo com alguma gravidade, facto que pode ser confirmado pelo Dr. Francisco Dinis, médico que me tem assistido desde então.
Durante bastante tempo o Dr. Francisco aconselhou-me consultas de Psicoterapia, facto que eu recusava sistematicamente, dado que vivia duma pensão de menos de 600€ e para mim, apesar de haver 6 sessões por 180€, era um valor elevado (além da 1ª consulta de 55€) dado que o reembolso do meu sistema de saúde (ADSE) era de apenas 9,33€ por consulta.
Passado algum tempo e uma vez que poucas melhoras tinha, aceitei o conselho do Dr. Francisco e desde há quase 2 anos comecei a Psicoterapia com a Dra. Sílvia Noné.
Relembro que das 6 sessões de 180€ recebo 55,98€ ficando a minhas expensas 124,02€.
Dado que este valor era elevado, pedi para ser recebida por uma Assistente Social para apresentar o meu caso e solicitar uma redução do mesmo, tendo feito prova dos meus rendimentos e despesas. Algum tempo depois, foi-me comunicado pela funcionária administrativa que o meu pedido não tinha sido aceite pela Direcção.
Em Maio deste ano vi-me confrontada com um aumento de 10€ por cada sessão ficando o pacote por 240€, o que corresponde a um encargo de 184,02€, ou seja, das 2 consultas mensais tenho a pagar 61,60€. Um aumento de 33,3% ???
Em que foi baseado?
• Na inflação? Não, porque felizmente não chegou a esse valor.
• No aumento de renda do imóvel? Não, porque penso não haver rendas.
• Nos aumentos dos técnicos de Psicologia? Segundo sei, também não.
• No aumento do Pessoal Administrativo e Auxiliares de Saúde? Também penso que não.
• Houve aumentos dos custos de manutenção? Talvez da água e da electricidade dado que todos os portugueses tiveram esse aumento (eu inclusive).
• Custos com transportes? Não, dado que sou eu que me desloco à instituição.
• A ADSE passou a ter comparticipação nas consultas de Psicoterapia como tem nas de Psiquiatria? Também não.
Penso também que as consultas de Psicoterapia aportam à instituição um valor acrescentado relativamente ás consultas de Psiquiatria, quer em valor quer no prazo de recebimento, dado que as de Psicoterapia são pagas antecipadamente e pelo utente na sua totalidade.
A que se deve portanto tamanho aumento das ditas consultas?
Que eu saiba as Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus foram criadas nos finais do séc. XIX, a favor dos doentes físicos e psíquicos, com especial atenção aos mais pobres.
Onde está o espírito de missão que articula técnica e humanidade?
Onde está a caridade hospitaleira que diz ter especial atenção aos doentes mentais e psíquicos e com atenção especial aos mais pobres?
Neste momento vivo com uma reforma de 600€, muito abaixo do salário mínimo nacional, o que me coloca no limiar de pobreza.
Creio que as Irmãs devem ponderar um pouco neste assunto que seguramente não me prejudica só a mim!

Atenciosamente,

1 de dezembro 2022
Continuo sem qualquer resposta de todas as entidades
Maria Mendes avaliou a marca
28 de fevereiro 2023

O assunto não foi respondido nem resolvido Mas isso não tem a ver com a qualidade do serviço