Oficinas Multimarca
1 Endcar 78.8
CDA Paulo SimãoN/A
Centro de Diagnóstico Automóvel Paulo Simão LDA
  • Rua Azedo Gneco - Quinta de Argena 10, Santa Marta de Corroios - Corroios 2845-405 Amora
  • c.d.a.paulosimao@gmail.com

CDA Paulo Simão - Reparação do automóvel incompleta

Daniel Garcia
Daniel Garcia apresentou a reclamação
19 de julho 2019

No dia 14 de Maio pelas 11:20h, levei o meu carro (VW PASSAT B5 1.9 TDI) até esta oficina por meio de um reboque para fazerem um orçamento. A minha viatura apresentava os seguintes danos:
- Caixa de velocidades Automática danificada (Não colocava as mudanças e apresentava um erro da caixa no painel de bordo);
- A direcção (quando virava o volante fazia ruído);
- Erro de travão e do ABS/ESP no controle de bordo;
Apesar destas anomalias mencionadas, o orçamento correspondeu apenas à reparação da Caixa de Velocidades, motivo pelo qual eu me dirigi a esta oficina uma vez que, a mesma é especializada em reparações de Caixas de Velocidades Automáticas. Assim sendo, a Sra. Isabel (rececionista/secretária desta oficina), comunico-me telefonicamente que a reparação da Caixa de Velocidades Automática ficaria no valor de 2,500.00€ na condição de que para se iniciar a reparação teria de avançar com a quantia de 1,250.00€. Sabendo que iria ter que gastar os 2,500.00€, avancei imediatamente com 2,000.00€ (numerário) no dia 16/05/2019.
No dia 31 de Maio de 2019 fui contacto pela Sra. Isabel, informando de que a minha viatura já se encontrava devidamente reparada. Saliento ainda de que durante o período em que a viatura permaneceu nesta oficina para a reparação da Caixa de Velocidades Automática, surgiram sucessivas chamadas informando-me de que a viatura necessitava de outros arranjos bem como a substituição de algumas peças uma vez que a viatura apresentava:
- Fuga de óleo pelo retentor da cambota;
- Correia da bomba de direção e do alternador;
- Correia de distribuição;
Pelo que todas estas reparações foram aprovadas por mim.
No dia 3 de Junho dirigi-me à oficina para levantar o veiculo e fazer restante pagamento relativamente à caixa automática e aos extras que foram reparados na viatura.
Quando dei à ignição o carro apresentou no controle de bordo o mesmo erro da caixa de velocidades que dava antes de ser reparado. Ao engrenar o selector na posição "D" (Drive) o carro deu um grande solavanco, bem como também na marcha atrás, pelo que não retirei a minha viatura do estacionamento e dirigi-me novamente às instalações. Expus a situação ao Sr. Paulo Sérgio (Dono da Oficina) que foi experimentar a viatura e chegou à conclusão de que a Centralina da Caixa de Velocidades não foi devidamente substituída. Por este motivo o Sr. Paulo lamentou a situação e comprometeu-se a fazer a substituição da mesma sem qualquer custo adicional (uma vez que está incluído no orçamento da caixa de velocidades), no próprio dia ou no máximo no dia seguinte, e que até se deslocava a Setúbal para fazer a devida substituição da peça. Assim sendo o Sr. Paulo Sérgio deu a ordem de podermos levantar a viatura e levar para Setúbal, na condição de o mesmo fazer a substituição da peça (Centralina) na viatura. Partir daí, aguardamos 3 dias e não recebemos nenhuma chamada, e decidimos contactar a Sr. Isabel (secretária), a mesma não atendia as chamadas ou então dava sinal de ocupado.
Após várias tentativas (1 semana depois) a Sra. Isabel atendeu-me a chamada, informando-me de que estavam com dificuldades em encontrar a respectiva peça (Centralina da Caixa de Velocidades). Face ao prometido e não cumprido, coloquei um timing de 3 dias para resolverem a situação caso contrário procederia para uma reclamação. Como resposta a Sra. Isabel disse que ia fazer o possível para resolver a situação. Após 3 dias a Sra. Isabel contactou e informou de o custo da peça era de 600,00€ e era usada.
Diante desta situação, recusei-me em ter que pagar o valor extra que solicitou uma vez que o orçamento do arranjo da caixa automática foi de 2,500.00€ e incluía a reparação total da caixa, para além disso no dia em que fui levantar o carro o Sr. Paulo Simão ao experimentar detectou que tinham-se esquecido de substituir a Centralina da Caixa de Velocidades, e o mesmo assumiu a responsabilidade de fazer a devida substituição da peça sem qualquer custo adicional. Informo ainda que, todas as peças que foram substituídas no meu veiculo nenhuma delas me foi mostrada de forma a poder comprovar que realmente necessitavam de ser substituídas, nomeadamente no caso de um Radiador que foi substituído na viatura sem qualquer consentimento.
Perante esta situação exijo a reparação total e correta da Caixa Automática, ou caso a oficina não tenha competências para o fazer, pois como foi-me dito pela Sra. Isabel (“A nossa oficina não é um concessionário da VW”) então eu exijo a devolução do correspondente valor do arranjo da Caixa Automática, para o poder fazer em outra oficina com a competência necessária.
Atenciosamente aguardo uma resposta por parte desta oficina, dentro do período legal de 15 dias úteis, que tanto me prejudicou em tempo, dinheiro e mobilidade.

Data de ocorrência: 19 de julho 2019
22 de julho 2019
Exmº. Senhor Daniel Garcia,
Pior que uma má interpretação, sempre possível no nosso dia-a-dia, é a falta de verdade nas considerações!
É certo que a humanidade tem sempre mais facilidade em acusar o outro das próprias insuficiências; passo a explicar:
1- É possível que o cliente não tenha conhecimentos suficientes da nossa arte (A mecânica) e seus upgrades.
2- Uma Centralina, NÃO é nem NUNCA será uma reparação de caixa de velocidades…
3- A sua viatura chegou á empresa imobilizada, ou seja sem andar por meios próprios (veio de reboque)
4- Por conseguinte o diagnóstico foi apenas possível ser feito á caixa de velocidades, conforme os sintomas por sua Exa apresentados.
5- É certo que o Sr. Daniel Garcia, também se queixou de uma avaria “esporádica” que possivelmente provocava solavancos.
6- Pela experiencia da CDA, era possível prever que se trataria possivelmente da Centralina, no entanto e porque estas peças são extremamente dispendiosas (Valor 2.500,00+ IVA), e por cautela técnica, é nos exigido um diagnóstico á Centralina, que neste caso só seria possível após a reparação da caixa de velocidades…
7- Esta informação foi prestada com o devido rigor e dados técnicos necessários para que um (desculpe-me a expressão) leigo entenda, pois sabemos que os clientes por vezes têm dificuldades em entender questões meramente técnicas.
8- Como não sabíamos se de facto era necessário a Centralina, ou NÂO! Apenas orçamentamos a reparação da caixa de velocidades os tais (2.500,00 +Iva) não esquecer que uma caixa recondicionada na marca custa a modica quantia de (4.900,00+Iva)
9- Após a reparação, a viatura passou pelo nosso departamento de qualidade e não revelou qualquer anomalia, e assim entregamos a viatura a sua Exa.
10- Depois de sua Exª, sair da oficina passado poucos minutos voltou a dizer que a anomalia revelada anteriormente (Centralina) tinha se evidenciado, aqui já com a possibilidade de executar o diagnóstico (pois a viatura já circulava) fez-se o mesmo e revelou a necessidade de substituição da Centralina.
11- Entenda-se que esta peça, não se encontrava orçamentada, nem poderia estar pois só aqui nesta data foi possível ter a certeza da avaria da Centralina.
12- A peça! A dita Centralina, que agora se sabia estar avariada, conforme foi informado a mesma é muito dispendiosa, facto esse, que não permite que a mesma pudesse ser oferecida.
13- A Empresa na sua reparação, não obteve rendimento suficiente para suportar tal oferta. Pelo contrário, se o fizesse teria um enorme prejuízo e esse não é o motivo que nos faz estar 365 dias por ano ao serviço dos nossos clientes.
14- Após conversa com sua Exaª. o seu Pai, abriu-se a hipótese de se tentar encontrara uma “Centralina” usada essa sim poderia ser de valor mais simpático e nestes casos o cliente só pagaria o valor real da respectiva peça e a Empresa oferecia a “Mão de Obra”.
15- Passo a explicar para não haver mal entendidos:
Aqui a Empresa oferece a “Mão de Obra” porque a mesma é muito diminuta (podemos dizer que na maioria dos casos não se ultrapassa a meia hora) e tendo em conta que o cliente já reparou uma caixa com um valor significativo é entendimento comum se poder oferecer esta colocação de peça.
16- Mais uma vez, e em abono da integridade intelectual o valor que sua Exª. Indica não corresponde á verdade (mais uma vez), mas sim ao valor de 520,00€ mais Iva. Este valor era o que a empresa pagaria pela respectiva peça (Em segunda mão)! Nem um cêntimo a Empresa lucrava nesta operação.
17- Informamos também que referente ás peças em segunda mão a Empresa só dá a garantia de três meses e esta só é possível porque á a garantia que quem fornece dá, isto para que não subsistam duvidas.
Conclusão:
A CDA é uma empresa que esta no mercado nacional desde 2005, ou seja á cerca de 14 anos.
Esta empresa pauta-se pela verdade, integridade e compromisso com os seus clientes, nestes 14 anos é verdade que já temos três reclamações incluindo a sua.
Reparamos mais de três mil viaturas até ao momento, e como pautamos pela verdade nem sempre podemos ser perfeitos e admitimos que num ou outro caso existiria algum, alguma razão para reclamação mas neste caso não podemos aceitar tamanha injustiça de sua parte.
Mantemos sempre a disponibilidade para servir o cliente, mas temos família a sustentar e impostos a pagar (nós administração mas também os empregados) e assim resta-nos apenas reclamar da sua reclamação e esperar que entenda que trabalhamos para servir, mas também para recebermos o pagamento justo e se possível um sorriso de gratidão dos nossos clientes.
Estamos á 14 anos e pretendemos estar no mínimo até aos 140 anos sempre a servir com o melhor de nós para o nosso cliente.
Esperamos mesmo assim; com esta sua atitude de alguma hostilidade que nos possamos encontrar outra vez para o servir com a mesma integridade e profissionalismo que o servimos e sempre em defesa do que é justo.
Continuamos disponíveis para qualquer esclarecimento adicional que entendam não estar suficientemente esclarecido, ou para os receber nas nossas instalações sempre ao vosso dispor.
Com os melhores comprimentos,
Isabel Martins