CENFIM - Centro Formação Profissional Ind. Metalurgica e Metalomecanica

Luís Bernardino
Luís Bernardino apresentou a reclamação
7 de junho 2020
Exmos. Senhores

Sou formando do CENFIM da Marinha Grande desde 28 de Outubro de 2019, sendo que devido a falta de resposta aos meus requerimentos em tempo (2019), o CENFIM não me pagou os subsídios referentes a Outubro, Novembro e Dezembro de 2019, alegando que eu não cumpri os deveres do formando, nomeadamente ter entregado IBAN em meu nome.
Naturalmente que enviei requerimento através de e-mail solicitando que os referidos subsídios fossem depositados no IBAN da minha mãe, devido ao facto de não ter conta bancária em meu nome naquela época. Apenas obtive resposta em Fevereiro, dizendo que não pagavam pois eu não tinha cumprido o regulamento (apesar de haver uma portaria prevendo outra forma de pagamento em situações devidamente fundamentadas), e ainda porque como aqueles subsídios eram referentes ao orçamento de 2019, já não os podiam pagar, sendo certo de que se tivessem respondido aos meus requerimentos ainda em 2019, fundamentando através de legislação que a falta de IBAN em nome do formando inviabiliza o pagamento de qualquer subsídio, certamente que teria aberto conta em meu nome.
De referir que nenhuma legislação refere a perca dos subsídios por falta de IBAN, pelo contrário, referem outra forma de pagamento em situações devidamente fundamentadas, e que em caso algum haverá dividas a formandos.
Para que V.as Ex.as possam analizar melhor esta situação, envio em anexo os e-mails trocados por ordem de datas.

Luís Bernardino
Data de ocorrência: 7 de junho 2020