Centro de Arbitragem do Sector Automóvel
Centro de Arbitragem do Sector Automóvel
  • 21 795 16 96
  • Av. da República 44, 3º Esq.
  • info@arbitragemauto.pt

Centro de Arbitragem do Sector Automóvel - Exposição referente à empresa Leiribéria(Seat)

Lúcia Costa
Lúcia Costa apresentou a reclamação
25 de setembro 2021
Exm.ºos Senhores:
Venho por este meio reclamar o reembolso total do valor pago à entidade reclamada, pela viatura SEAT IBIZA - Matrícula 37-CL-05; comprometendo-me a deixar retirar as peças por funcionários desta colocadas, em retoma da colocação das peças antigas existentes na viatura sem pagamento de qualquer valor. A viatura em causa foi levada 4 vezes a esta entidade onde alertámos de imediato o Encarregado de Oficina na 1.ª intervenção à viatura que a mesma já tinha feito uma revisão geral numa oficina externa. A viatura foi ali levada para que pudessem detetar um barulho intermitente, permanente e constante da borboleta de admissão que a viatura fazia a quente e/ou a frio. Barulho este, que pensámos ser o que originava a descarga da bateria na viatura, mas o mesmo funcionário disse-nos ser normal existir. Ainda assim, ficaram com a viatura para averiguações. Durante estas 4 deslocações e por indicação dos funcionários para resolução do problema existente, foram lá substituídas as seguintes peças: bateria; contacto de ignição a acrescer a estas a mão de obra e todas as peças colocadas e pagas por nós no exterior da Leiribéria mas indicadas pelo Encarregado de Oficina como solução para resolver o problema e ainda todo o tempo e transtorno causados por impedimento de andar na viatura. A bateria que a viatura levava tinha sido colocada na revisão geral da viatura 3 meses antes e o 1.º diagnóstico da Leiribéria foi substituição da mesma por uma de origem pois aquela acusou avaria na máquina de testagem da Leiribéria e nós achando estranho concordámos por nos dizerem que era esse o problema e confiámos na boa fé e profissionalismo. Enquanto isto e após esta informação a mesma foi testada pelo vendedor e não apresentou qualquer erro e/ou avaria. Levantámos a viatura e qual não foi o nosso espanto, ao fim de 6/7 dias a viatura descarregou novamente a bateria na totalidade. Voltámos, e desta 2.ª vez foi diagnosticado que o problema era do alternador e que o valor de um de origem ficava em 700€; nós aí discordámos uma vez que o mesmo já tinha sido substituído também no momento da revisão mas ainda assim e confiando novamente no profissionalismo, colocámos um alternador da "concorrência" para não ficar tão encarecido o valor. Qual não foi o nosso espanto, ao fim de 6/7 dias a viatura descarregou novamente a bateria na totalidade. Voltámos, e desta 3.ª vez foi diagnosticado que o problema era no contacto de ignição e nós achando mais uma vez estranho concordámos por nos dizerem que era esse o problema e confiámos na boa fé e profissionalismo. Levantámos a viatura e qual não foi o nosso espanto, ao fim de 6/7 dias a viatura descarregou novamente a bateria na totalidade. Na 4.ª deslocação foi-nos proposto a substituição de outros componentes que a entidade reclamada achasse ser o problema da descarga da bateria até conseguirem a resolução. Proposta esta que obviamente não aceitámos porque após várias deslocações e transtornos causados por falta de viatura no dia a dia, não houve qualquer melhoria no desempenho funcional da viatura e o problema inicial persiste. Assim, decidimos levantar a viatura por falta de confiança, ética profissional, gastos abusivos etc. A viatura funciona de igual forma com as peças antigas ou com as novas que foram substituídas. Finalmente, numa oficina externa a resolução foi conseguida através de uma simples atualização de software.
Data de ocorrência: 5 de março 2021
Lúcia Costa