12.0
Formação Profissional
1 Esneca 100
3 eFuturo 98.2
Centro de Formação Roquegest12

Roquegest - Nao me devolvem caução!!!

vania
vania apresentou a reclamação
29 de novembro 2011

Em Maio deste ano pensei abrir um centro de formação em regime de franchising, na altura em que falei com os responsáveis da empresa expliquei que não tinha os direitos de entrada e que ia ter que pedir financiamento e que só assinaria contrato depois de o obter. No entanto os senhores disseram que tinham muitos interessados na área em que eu iria abrir o centro e que só me poderiam garantir a reserva dessa área mediante um pagamento de 5mil euros. Na altura aceitei mas pedi que incluíssem no contrato de reserva  que esse valor seria devolvido caso não obtivesse financiamento por parte da banca, ficou então no contrato que se consideraria causa imputável o não financiamento por parte da banca, dando direito a restituição da caução.
   Até ao dia de assinatura do contrato definitivo todas as respostas que obtive por parte dos bancos foram negativas, mas  não me devolveram a caução nesse dia dizendo que me iriam ajudar a conseguir o financiamento através de um programa de apoio a empresas ( o que também não se concretizou).
    Entretanto tive um problema de saúde grave que implicou gastar bastante dinheiro e fiquei sem emprego, o meu marido está com contrato a termo e devido à actual crise financeira a empresa para a qual trabalha reduziu o ordenado de 1900 euros para 800 euros. Tenho já algumas prestações do credito habitação em atraso, ou seja se na altura não consegui credito agora muito menos. Ou seja vivo uma situação insustentável em que esses 5mil euros fariam toda diferença.
  No entanto quando confrontados com a situação os responsáveis pelo centro de formação respondem que só me devolverão a caução quando aparecer um novo franchisado para o meu lugar que nada mais podem fazer.

Terei mesmo que esperar mesmo estando explicito no contrato que assinei que me seria devolvida a caução por não financiamento da banca?

Obrigada

Vânia Cabo

Data de ocorrência: 29 de novembro 2011
1 de fevereiro 2013
O contrato firmado com a reclamante não prevê a devolução da caução nas circunstâncias descritas.
Após análise do perfil da candidata a franhisada a gerência da nossa empresa só aceitou a candidatura nas condições que constam no contrato, o qual foi devidamente explicado, tendo a reclamante perfeita consciência do compromisso que estava a assumir.
Atualmente a reclamante encontra-se em incumprimento contratual, tendo beneficiado de sucessivos periodos de prorrogação de prazo para liquidar o valor em falta.
vania
1 de fevereiro 2013
Realmente apos ler atentamente o contrAto que assinei verifiquei que apenas fala de devoluçao da cauçao por causa imputavel e que a tal alinea que falava na devoluçao da cauçao no caso de nao financiamento por parte da banca apenas estava np contrato que me foi enviado por email contrato esse que acreditei ser igual ao que ia assinar. Por diversas vezes informei a roquegest que estava com dificuldades em conseguir financiamento e sempre me garantiram sem qualquer problema que se nao conseguissee seria devolvida a cauçao mas para continuar a tentar pois podiam adiar a data de assinatura.
Smpre confiei na palavra das pessoas com quem falei. Dai nao ter lido novamente o contrato pois nunca pensei que agiss de ma fe e trocassem contratos. É de lamentar uma atitude destas desta empresa principalmente sabendo que fiz todos os possiveis para avançar com o projecto se nao avencei foi mesmo por impossibilidade e neste momento preciso desse dinheiro para tratamentos!
vania Autor
10 de julho 2013

Bom dia embora já se tenha pasado algum tempo gostaria de pedir o favor ao senhor "ex-funcionario de alguns anos", que entre em contacto comigo através do meu e-mail vania.cabo@hotmail.com, com a maior brevidade possivel. Agradeço a atenção
Com os melhores cumprimentos

Vânia Cabo