Centro de Saúde de Carnaxide

Centro de Saúde de Carnaxide - Negação de consulta

Marta Cavique
Marta Cavique apresentou a reclamação
31 de março 2022
No dia 31 de Março dirigi-me ao centro de saúde de Carnaxide, do qual sou utente ( n°utente :) pelas 8h da manhã, para marcar uma consulta do dia, pois encontro-me com uma amigdalite.
Ao pedir a consulta do dia ao funcionário Francisco Ralha questionou-me pela razão da consulta, ao qual primeiramente acho invasiva a razão de querer uma consulta, sendo que lhe expliquei o motivo ao qual me mandou ligar para a saúde 24. Eu expliquei-lhe que fui vista pelo médico do trabalho que me disse para ir ao centro de saúde, expliquei também que tive covid em Dezembro de 2021, sendo que fiz um teste no dia 30 do presente mês e que deu negativo. O funcionário Francisco Ralha disse que eu não era médica, então não sabia o que eu tinha, ao qual eu sei perfeitamente o que é ter uma amigdalite pois, desde sempre que é recorrente eu ter amigdalites, para além de que a médica do trabalho confirmou ser amigdalite.
O funcionário Francisco começou a gritar comigo a dizer que não me marcava uma consulta, pedi para falar com o responsável do centro de saúde de Carnaxide, pedido esse que me foi negado; pedi o livro amarelo, livro esse que só me foi facultado à quinta vez que pedi. Para além disso, o funcionário Francisco mais a sua colega, cujo nome não me foi dado, começaram a dizer que eu era mal educada e para ligar à saúde 24 que não me iam marcar a consulta do dia.
Tal acontecimento já não é a primeira vez que acontece, por outras vezes o mesmo funcionário levantou-me a voz e negou-me consultas do dia. Se tal pedido é me negado, gostava de saber para que serve o centro de saúde? Se é normal um utente estar debilitado e ainda ser mal tratado? Se é normal pedir para falar com o responsável do centro de saúde e ser me negado?
Para além, de que neste momento os hospitais pedem que as pessoas se dirijam aos centros de saúde e não aos hospitais.
Esta atitude do funcionário Francisco Ralha é recorrente, várias vez transmiti a atitude dele à minha antiga médica de família Dra. Rosa Monteiro, em que sempre me foi dita que não era a atitude correcta a ter com um utente.
Gostava por isso saber se o comportamento e atitude deste funcionário são correctas, e se fazem parte do funcionamento do centro de saúde? E se é normal tratar assim os utentes que se dirigem ao centro de saúde debilitados, e que lhes é negada uma consulta.
Data de ocorrência: 31 de março 2022