Centro de Saúde de Sete Rios

Centro de Saúde de Sete Rios - Negação de atendimento

José Pires de Abreu
José Abreu apresentou a reclamação
13 de março 2023
No dia 08-03-2023 pelas 13h10 pedi uma senha para pedido de medicação no Centro de Saúde de Sete Rios, em Lisboa, senha que me foi entregue pela empregado que estava no balcão no rés do chão após a porta de entrada junto à máquina que fornece as senhas
Ia pedir comprimidos para mim e para o meu filho.
A senho teve a referência BB018.
Cerca de 30 minutos depois de obter a senha fui chamado para atendimento no Balcão 3.
No Balcão 3 o funcionário que me atendeu disse-me que não podia receber o meu pedido porque a minha médica estava de greve e que votasse na “próxima semana”.
Disse-lhe que me aceitasse o pedido, dado que a medicação não era para levar nesse dia (aliás há muitos anos que peço medicação nas mesmas circunstâncias e deixo o pedido recebendo depois por SMS a notificação de que o meu médico passou a receita).
O funcionário administrativo disse que tinha ordens para não aceitar pedidos de medicação para os médicos em greve.
Tive de fazer, ida e volta cerca de 60 Kms de deslocação, no meu carro, pergunto se a atitude do Centro de Saúde está correta e dentro do direito à informação que legislação permite tal atitude.
Sempre procedi da mesma maneira, ou seja, faço o pedido ao funcionário administrativo e aguardo o SMS, sei que às vezes, raramente, este falha (SMS) mas ao fim de 2 ou 3 dias se não tiver resposta vou à internete e verifico se a receita já foi passado, e imprimo-a a partir da internete.
No caso de não ter sido passada aguardo mais uns dias e se a mesma não for passada contacto o Centro de Saúde.
Ora nunca foi preciso que a minha médica estivesse presente no Centro de Saúde, na altura em que peço medicação, essa exigência, salvo melhor opinião, é um absurdo.
Digo também que quando a minha médica esteve de baixa, na sua ausência, os pedidos de medicação foram encaminhados pelo(s) funcionário(s) que me atenderam para outro médico.
Parafraseando o nome de um programa de televisão “Isto é gozar com quem trabalha”.
Aguardo que me respondam com vista a de acordo com a resposta tomar uma atitude.
Data de ocorrência: 8 de março 2023