Centro Hospitalar Barreiro Montijo

Centro Hospitalar Barreiro Montijo - Critério da triagem nas urgências

Telma
Telma apresentou a reclamação
8 de setembro 2021
No dia 19-8, dirigi-me às urgências do CHBM com diversas queixas entre dor ao urinar, febre acima dos 39°, dor nas costas e barriga, anorexia e calafrios. Fiz uma reclamação pelo tempo de espera e porque cheguei as 18h e as 22h37 ainda não tinha sido atendida (hora da reclamação). Sendo o tempo de espera previsto de 1h40. Pois eu só fui chamada pelo médico eram 23h45 e não me deixou falar e limitou-se apenas a mandar fazer uma análise à urina simples. Depois mandou-me para a sala de tratamento para fazer a medicação para a febre e dores (afinal tinha chegado a mais de 6h com febre de 38.7° e com dores). Depois de ter o resultado da urina chamou-me apenas para entregar a receita (nem foi preciso entrar na sala). Ainda questionei o médico porque tive de esperar quase 6h quando o tempo previsto era inferior a 2h e porque é que as outras pessoas com pulseiras verdes, chegaram 3h depois e já estavam atendidas. O médico disse que o problema é que 80% das pessoas não são urgentes e atrasam o atendimento de quem tem uma urgência de verdade. Resposta sem qualquer lógica e que não merece comentários.
Resultado, sai de lá com o diagnóstico de uma infeção urinária e com a receita com antibiótico.
Mantive as dores e queixas e no sábado voltei às urgências desta vez no particular. Onde felizmente o atendimento foi precisamente o oposto. Fui observada e ouvida pela médica. Fez apalpação na barriga para identificar melhor a dor, murros nas costas, mediu a tensão. Pediu exames para confirmar as suspeitas do que tinha observado ( fiz análises de sangue, urina e de imagem TAC com contraste). Foi diagnosticado pielonefrite, falta de potássio e com a proteína C Reativa a 15460 ( com 2 dias de antibiótico).
Hoje recebi a resposta à minha reclamação apresentada no CHBM, em que só tenho a lamentar toda a falta de veracidade da informação. Não sei aonde foram buscar o 1.o registo médico às 20h46, se o meu 1.o registo foi às 23h45. Eu não reclamei de ter ficado à espera 2h30 e sim 5h45. Queria que verificassem melhor os vossos registos e que admitissem que ouve um lapso no critério de triagem. Pois eu vi muitas pessoas com pulseira verde a serem chamadas pelo menos 2h antes de mim, quando tinham dado entrada depois de mim. Posso garantir que quando fiz a reclamação (4h30 depois de ter dado entrada). Eu era a pessoa que estava a mais tempo naquela sala de espera e vi metade da sala a ser chamada para o médico antes de mim
E com pulseiras menos urgentes que a minha (pulseira amarela).
De fato, quem não tem possibilidade financeira para ir a um hospital privado, morre por negligência e falta de cuidados.
Data de ocorrência: 19 de agosto 2021
Telma
Telma avaliou a marca
18 de novembro 2021

Não obtive qualquer resposta nem da reclamação do portal, nem da reclamação enviada diretamente para eles.