Centro Hospitalar Barreiro Montijo

Centro Hospitalar Barreiro Montijo - Enxovalhado pela médica

Carlos Manuel
Carlos Manuel apresentou a reclamação
10 de novembro 2015

E ‘com enorme revolta que estou a escrever estas linhas.
O quão mal tratados são os doentes nas consultas de psiquiatria/psicologia, por médicos que por terem um curso, se sentem no direito de enxovalhar os doentes.
Sou um doente que ando a ser seguido em psiquiatria no hospital, nossa Senhora o Rosário no Barreiro.
O meu médico á cerca de dois anos, disse que eu devia de ser acompanhado por uma psicóloga, assim aconteceu, tive esse acompanhamento, mas o mais curioso nisto tudo, é que em vez de ser tratado dos meus medos das minhas fobia, quase parecia ser eu o médico, de tanto que a Dr.ª Fátima Lourenço me falava das suas más experiencias, tal como fazer uma viagem de avião…
Como eu esperava 2 horas para ser atendido, e estava 10 minutos dentro do gabinete, achei que essas consultas, de nada me serviam para os problemas que eu tinha, então pedi incompatibilidade, e que me mudassem de medico, eu queria sair daquele buracão, tive que insistir com emails e mais emails e ao fim de 3 meses lá me conseguiram arranjar outro medico a Drª olga Ferreira, fui á 1ª consulta, a qual fui atendido com quase 1 hora de atraso ( sou uma peesoa que presa a pontualidade) mais a ½ hora que tive que chegar antes, mas tudo bem era a 1ª vez, então comecei por contar toda a minha história desde pequenino, o que me afligia quais os meus medos etc. etc., ficou então que numa próxima consulta se iria ver por onde começar o tratamento, assim aconteceu dia 9/11/2015 com consulta marcada para as 14: 15 hr sou chamado as 14:45 minutos, começamos a consulta o qual a Drª me faz as perguntas de a praxe, respondi, mas qual não é o meu espanto só se lembrava de um pormenor, lá tive que voltar a contar tudo outra vez, poso isto perguntou-me por onde queria começar, eu disse que ando todo baralhado, a Drª como técnica que visse qual a melhor solução, resposta, quem tinha que dizer por onde começar era eu e não ela!
Lá então comecei todo baralhado, a dizer o que precisava, o que me era prioritário, onde umas das causa que me afligia, era ter receio de não ter dinheiro para fazer face a algo que me pudesse acontecer, visto eu esta no desemprego, a minha esposa estar desempregada, e ter uma filha a estudar, resposta da Drª porque o senhor não procura um emprego, ou porque a sua filha não vai trabalhar? Eu fiquei incrédulo, e perguntei se a senhora vivia na mesma realidade que eu? Respondeu que sim, eu voltei a perguntar, e arranjar emprego? E a minha filha ir trabalhar? Deixava os estudos? Isso era solução? E ainda para mais tendo eu 60 anos, eu estava de boca aberta, não podendo trabalhar na minha profissão por motivos de saúde, e não sabendo fazer mais nada, quase que só faltou dizer para ir roubar, depois de muito se debater o assunto, eu disse que me prezava por ser uma pessoa educada, que não faltava ao respeito a ninguém, ( o que me foi dito foi de um enorme falta de respeito para uma pessoa como eu) chegou-se ao ponto de me dizer quer então trabalhar comigo sobre os seus problemas, disse claro que sim, mas eu já estava tão enervado com a falta de consideração a que estava a ser sujeito, que disse marque a próxima consulta se quiser se não quiser ficamos por aqui, voltou á carga mas quer trabalhar comigo ou não? (vi nisto quase uma quação ou ser mandatada de alguém para me fazer perder as estribeiras, e esse alguém eu sei quem é, já citei o nome em cima, e sobre essa Dr.ª mais não digo, porque se passava coisas para mim graves dentro do gabinete), foi então que eu disse, sim volto a trabalhar com a Dr.ª mas nunca mais me diga para ir trabalhar ou mandar a minha filha trabalhar, acho que não disse nada demais, resposta que obtive, eu não trabalho sobre ameaças! De tudo o que eu escrevi ameacei alguém? Posto isto e como o impasse se manteve, levantei-me disse boa tarde e vim embora sem consulta marcada, sem solução, sai pior que entrei. Quem se julgam os médicos deste País para tratarem os doentes como se fossem lixo, nomeadamente em psiquiatria ou psicologia, uma área tão sensível, será que pensam que são os donos disto tudo só porque tiraram um curso? Eles não sabem quem se encontrar na sua frente, eu também tenho estudos, não sou nenhum analfabeto, isso mesmo expressei, que a Dr.ª só podia estar a brincar comigo.
Resumindo, sai de um buracão para me ir enfiar num buraco, assim vai a nossa saúde em Portugal, eu descontei 46 anos para a SS eu trabalhei uma vida inteira para com 60 anos ser enxovalhado por uma senhora que tem idade para ser minha filha.
Quando o País estiver mais calmo ( e agora podem dizer que estou a ameaçar ) esta carta vai direitinha para o Ministro da saúde, para ver se os Médicos começam a aprender a tratar como deve de ser os doentes ( note-se não estou a generalizar, ainda existem médicos que se pode contar com eles)
Carlos Almeida

Data de ocorrência: 10 de novembro 2015
Carlos Manuel
Carlos Manuel avaliou a marca
28 de agosto 2017

Sempre se consegue resolver assuntos