Centro Hospitalar Barreiro Montijo

Maria Falcato
Maria Falcato apresentou a reclamação
19 de setembro 2018
Reclamação ao Hospital do Barreiro:
O meu pai encontra-se hospitalizado neste hospital desde dia 09/09/18. Inicialmente esteve no serviço da UIPA, de Domingo (09) a sexta-feira (14). Quarta-feira dia 12, após o término da visita, dirigi-me ao balcão das urgências onde solicitei ao funcionário que estava no atendimento, uma justificação ou alguma declaração em como o meu pai estava ali hospitalizado. O senhor deu-me uma declaração que comprovava o seu internamento e pediu-me que assinasse e descrevesse o motivo do meu pedido na cópia da declaração que me tinha dado, que ficou na posse do hospital.
No dia a seguir, dirigi-me novamente ao mesmo balcão, com o mesmo pedido, onde a funcionária que me atendeu me disse que não podiam passar declarações de internamento. Argumentei que me tinham passado uma no dia anterior e apresentei o papel do dia anterior como comprovativo. A funcionária disse que não me passaria outra declaração, mas que me passava uma justificação da hora da visita desde a hora a que cheguei, mas para eu voltar a dirigir-me ao balcão no fim da visita, para que ela pudesse justificar o horário até ao fim, visto que eu vim solicitar este pedido no tempo vago entre a recolha da senha e a hora aceite para a visita, tendo em conta que o meu pai se encontrava internado logo ali ao lado. Assim fiz, após o término da visita após ter conseguido falar com o médico ortopedista, voltei ao balcão. A funcionária que me atendeu inicialmente já não se encontrava, então abordei a que estava lá no momento ao balcão e pedi-lhe que me passa-se uma declaração de internamente àquela data, disse-me que não passava, que em alternativa me passava uma da hora da visita - das 17h às 18h - e eu disse-lhe que a colega antes dela que eu tinha falado, me tinha dito para eu voltar mais tarde e que me passaria a justificação desde a hora que entrei - 16h10. Negou-se e fez umas chamadas para uma colega que ela me argumentou estar ali há mais tempo e que lhe disse para fazer desta forma. Aceitei o papel e fui embora.
Dia 17/09/18 (Segunda-Feira), dirigi-me novamente às urgências a fim de pedir essa igual justificação. O meu pai sexta anterior foi transferido para o 4º piso para o serviço de Ortopedia, mas como os balcões dos serviços fecham antes da hora da visita, o balcão das urgências é o único sítio possível para me dirigir para este fim. A funcionária que lá estava era precisamente a mesma da última vez, a que se recusou a dar a declaração e que só me podia passar a justificação das 17h precisas, hora da visita. Como cada um diz e faz uma coisa diferente e como prova de que o discurso da mesma funcionária é contra senso, passo a explicar o episódio deste dia:
Como referi, dirigi-me ao balcão e desta vez para não levar com a resposta do - não passamos declarações de internamento- pedi logo a justificação da hora da visita. É suficiente para mim, só preciso disso para apresentar na minha entidade patronal por forma a poder gerir esta situação. Sou a pessoa responsável por gerir familiarmente todas as questões de internamento pai, juntamente com a companheira dele. A funcionária disse logo que não passava justificações da hora da visita e que eu tinha de me dirigir ao balcão do serviço (que fecha antes da hora visita) pedir a justificação no dia a seguir. Ora, se o balcão encerra antes da hora da visita, todos os dias que vier ao hospital, tenho de faltar a mais 2h de trabalho do que as que preciso, só para pedir uma justificação do dia anterior? Isto tem cabimento?
No meio desta troca de detalhes e de ela conversar com 2 colegas que estavam com ela, sem eu precisar de apresentar uma solução, ela disse logo que me podia passar uma declaração em como o meu pai estava ali hospitalizado. Não tive para me chatear sobre o dia anterior em que me disse uma coisa completamente diferente, nesse dia só podia passar hora e não declaração, neste só podia passar declaração e hora não podia. Isto leva uma pessoa ao esgotamento, já não basta tudo o que passamos pela situação clínica do meu pai, ainda tenho de me dirigir ao balcão e ter problemas todos os dias com as justificações, nunca é a mesma, levo sempre cerca de 15 minutos a aguardar um simples papel que me diga que estive lá na visita. Mas sem mais discurso, peguei no papel e fui embora. Ontem, dia 18/09/18, após a visita, dirigi-me uma vez mais ao balcão do costume, estava lá uma colega desta última, era uma das 3 que falei anteriormente, que esteve presente na decisão da última justificação. Esta funcionária foi uma arrogante! Pedi-lhe uma justificação da hora da visita, apresentei-me com o meu cartão de cidadão e com a senha da visita, e ela recusou-se a passar. Disse-me que eu tinha de me dirigir ao balcão do serviço no dia a seguir. Mais uma vez, expliquei o que expliquei à colega que me atendeu no dia anterior, isso não tinha nexo, no dia a seguir eu nem vinha, não vou todos os dias, mas vou todos os necessários, o meu pai hoje até ia ser operado e provavelmente nem teria visitas. Não cabe na cabeça de ninguém a minha empresa ser prejudicada em mais 2h de trabalho em que eu não compareço, para eu ir de propósito apanhar o balcão aberto para me passarem uma justificação equivalente ao dia anterior. Assim cada dia que lá fosse tinha de ir lá todos os dias pedir uma justificação do dia anterior e assim consecutivamente. Quem me justifica a presença dessas horas que efectivamente tenho de faltar só para ter uma justificação e apanhar o balcão aberto ? Isto não é solução nem forma das coisas funcionarem. Ninguém vai faltar ao trabalho para ter uma justificação. Ela disse que não tinha provas em como tinha lá estado a visitar o meu pai, quando lhe apresentei senha e tudo. Apresentei Bi e é de uma grande falta de respeito esta abordagem. Disse que eu tinha de ir ao 4º piso pedir a uma enfermeira para lhe ligar por forma a comprovar a minha presença. Eu disse que por acaso falei com uma enfermeira, mas que se ninguém pede BI à entrada, como é que as enfermeiras no meio do trabalho delas e de tantas pessoas a entrar e a sair, como é que elas conseguem decorar quem é que vai visitar os doentes? Sugeri que ligasse ela e recusou-se. Eu disse que tinha senha, BI, lhe dei disponibilidade para ligar lá para cima, o que é que ela precisava mais de provas. Assim como ela alega que não sabe se eu lá estive, com mais facilidade alega então a colega do dia seguir do balcão do serviço, em que querem que as pessoas vão pedir justificação do dia anterior no dia a seguir! Esta senhora transpira mau profissionalismo e todo este circo à volta do raio de um papel, do qual tenho direito, que me diga que eu estive no hospital a ver o meu pai.
Toda esta situação me fez sair do sério, exigi que me passasse o papel e fizesse o que ela quisesse, que me chamasse a responsável de serviço, a directora, quem ela quisesse. Que isto é uma situação insuportável. Todos, mas todos os dias que me desloco ao hospital para poder ver o meu pai e tratar de todas a informações de dever e direitos com médicos e enfermeiros, eu tenho de passar por isto. O meu pai tem perspectivas de internamento de 1 mês. Tenho todo o direito de o ver e de receber um papel que comprove a minha presença. No meio deste filme eu liguei para a companheira do meu pai, que estava ainda no serviço visto ser a pessoa significativa e ter horário mais alargado, pedi-lhe que falasse com a enfermeira que ambas tínhamos estado a falar para que ela fizesse o favor de ligar para esta funcionária, cujo nome é Calliope, para comprovar a minha presença. A enfermeira disse e bem que eles ali estão ocupados a tratar dos doentes que não podem estar a fazer o trabalho delas. Sensibilizada com a situação e argumentando que em tanto tempo de serviço nunca viu nada assim, disponibilizou-se para falar com ela mas que a própria é que tinha de ligar. Tive de me exaltar no hospital para que ela o fizesse. Bateu o pé que não queria. Pedi o livro de reclamações, ela indignada lá acabou por ligar e passou-me uma justificação em como estive no hospital entre as 17h e as 18h. Desde as 19h que estive nesse circo, saí de lá as 21h e a justificação que me passou foi de 1h no período mencionado. Não vejo solução para o meu problema constante, em que se recusam a passar-me uma justificação todos os dias que compareço, justificação essa que é minha de direito tendo em conta que estou presente nos períodos em que a solicito.

Agradeço que averiguem com bastante brevidade esta situação e melhorem os procedimentos. Não há condições para confrontar-me com este problema todos os dias. Vai existir o dia que não ma vão dar, algo que é meu de direito e não tenho de ter problemas com a minha entidade patronal. A situação já é bastante delicada pelo internamento em si, não há condições para uma pessoa ter ainda de passar por isto.

Envio em anexo os documentos comprovativos que até hoje me foram entregues e demais informo que o hospital tem em sua posse a reclamação que escrevi, onde descrevo todo este processo acima retratei e que tenho passado desde o primeiro dia que o meu pai deu entrada, no livro para o efeito.

Aguardo feedback com brevidade.

Os meus agradecimentos,
Maria Falcato