Centro Hospitalar Trás os Montes e Alto Douro - Unidade de Vila Real
Centro Hospitalar Trás os Montes e Alto Douro - Unidade de Vila Real Marca Recomendada Marca do Mês
92.5
Excelente
Excelente
Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, E.P.E

Centro Hospitalar Trás os Montes e Alto Douro - Má triagem

Nelia Rute Quinteira Cabral
Nelia Cabral apresentou a reclamação
19 de abril 2022
Boa noite. Hoje dirigi-me às urgências pediátricas com a minha filha por esta se estar a queixar do peito esquerdo, após ter recebido 1 chamada da escola por ela estar muito "apagada", estar a sentir-se mal e ter dor no peito, onde ontem levou com 1 bola. Foi chamada à triagem e quando lhe perguntaram de que se queixava ela respondeu que lhe doía a maminha (tem 4 anos) porque lhe deram com uma bola. Como não perceberam ela aproximou-se, ao que lhe disseram que não podia passar a linha vermelha e, por isso, eu esclareci que lhe doía a mama esquerda por ter levado com uma bola. Acrescentei que já tinha tido covid-19 no fim de janeiro e que nunca deixou de ter alguma tosse que agravou há cerca de 2 semanas. Mediram temperatura, deram-lhe pulseira verde e mandaram aguardar. Ao fim de cerca de 1h sem ser chamada, a menina começou a ficar sem paciência e irrequieta. Entretanto outros pacientes que chegaram depois começaram a ser chamados. Aguardamos mais algum tempo e dirigi-me à entrada a perguntar porque a minha filha não estava a ser chamada e outros, também com situações de se terem magoado, com entrada depois dela, estavam a ser chamados primeiro. A resposta foi que os outros tinham pulseira amarela e tinham prioridade. Questionei então o porquê da cor da pulseira da menina ao que me disseram não saber e para ir falar com a enfermeira da triagem. Esta, ao ser questionada voltou a referir que os outros tinham prioridade e quando perguntei porquê disse não saber e que não tinha sido ela a fazer a triagem, que não tinha culpa e que eu não tinha nada que mandar vir com ela mas sim com quem tinha feito a triagem, nome da qual eu não sabia. Entretanto veio outra enfermeira dizer novamente que os outros estavam a ser atendidos primeiro porque tinham prioridade e quando a questionei o porquê de a minha, que também sofrem 1 pancada como eles, não ter a mesma prioridade, ela referiu que não sabia que ela tinha levado 1 pancada, que não lhe tínhamos dito isso, o que eu contrariei e reforcei que foi logo o que a menina tinha dito mal entrou e eu também tinha dito o mesmo. A enfermeira disse que não tinha culpa de nada e virou costas. Ainda lhe perguntei o nome mas já não consegui perceber a resposta pois ela seguiu sempre para o interior das urgências. Dirigi-me novamente à entrada, pedi o livro de reclamações ao que a senhora disse que ia falar com a médica primeiro. Veio com a resposta que a médica ia só atender 1 menino com a pulseira amarela e a minha era logo a seguir. No meio disto tudo, não houve retificação do erro, não foi novamente reavaliada na triagem e voltamos a aguardar que fossem atendidos os meninos de pulseira amarela, sendo a única preocupação do serviço ninguém ser culpado de nada. Para uma criança de 4 anos, estar mais de 2h para ser atendida quando estava com dor no peito esquerdo, cansada e com alguma dificuldade a respirar (provavelmente devido à tosse, quem sabe) e já com alguma fome foi muito extenuante. Fica a sensação de injustiça, de impotência e de grande tristeza pelo modo como a minha filha foi tratada. Atenciosamente...
Data de ocorrência: 19 de abril 2022
Exmo.(a) Sr.(a) Nélia Rute Quinteira Cabral,

Recebemos a presente comunicação com o nº 74140122 , a qual mereceu a nossa melhor atenção.
Serve a presente para informar que a sua comunicação já se encontra em análise pelo Gabinete do Cidadão do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, pelo que, retomamos o seu contacto com a maior brevidade.
Estamos disponíveis para qualquer outro esclarecimento, através do número 259 300 560 ou através de gabutente@chtmad.min-saude.pt.

Apresentamos os nossos cumprimentos,
O Gabinete do Cidadão, CHTMAD, e.p.e
Exmo.(a) Sr.(a) Nélia Rute Quinteira * PROIBIDO *,

Informamos V. Exa. que consideramos a reclamação resolvida, conforme esclarecimentos prestados através de ofício com data de 10/05/2022.

Apresentamos os nossos cumprimentos,
O Gabinete do Cidadão, CHTMAD, e.p.e