1.5

Hospital de Famalicão - Atendimento da secretaria

DIANA RAQUEL Feminino FONTÃO
DIANA FONTÃO apresentou a reclamação
27 de janeiro 2017

No dia 18 de Janeiro 2017, dirigi-me ao Hospital de Famalicão, para uma consulta de Obstetrícia-Diabetes. encontro-me grávida de 32 semanas.
Existem 2 filas de atendimento. Numa delas estava escrito "atendimento prioritário; dadores de sangue". Esperei na fila de atendimento prioritário, cerca de 20 minutos. Nenhuma das pessoas à minha frente estava gravida, com dificuldades motoras, ou com crianças de colo. Quando finalmente chegou a minha vez, a funcionária, diz-me , que estou na fila errada, e que a fila diz somente respeito a dadores de sangue e encaminha-me para a fila, 1m ao lado. Ao perguntar se uma gravida, não tem prioridade, responde que naquele estabelecimento, não existem filas prioritárias.
Passo para a fila ao lado, onde espero mais 25 min, porque o atendimento é feito por ordem de chegada, sem atendimento prioritário a qualquer cidadão.
Quando finalmente chega a minha vez, dizem-me que não tenho a isenção formalizada no sistema, e que teria que pagar ao redor de 35€. O atendimento saúde materna, é gratis em toda a Europa! ora, se um cidadão comum tem esta informação, mais informada deveria estar a pessoa que atende na secretaria. Inadmissivel!
Após a realização da consulta, volto à secretaria, com o documento que a médica me entregou, para fazer análises e próximas consultas. A funcionária, entrega-me novamente os documentos e diz-me que está tudo marcado. Uma semana depois, após insistir em telefonar para o hospital 18 vezes por dia, e não ser atendida, me dirijo novamente ao balcão de secretariado, no sentido efectuar análises, dado que não obtive mais informação e tinha consulta de diabetologia agendada para essa semana, e a mesma funcionária me indica que não tenho nada marcado e que teria que voltar uma semana depois....
Esta mesma situação, já tinha acontecido na realização do exame bioquímico das 12 semanas, em que me marcaram por telefone um dia e data para realização do exame, e quando me apresentei, não tinha nada marcado e se recusaram a efectuar o exame.

Data de ocorrência: 27 de janeiro 2017