Centro Hospitalar do Oeste
Centro Hospitalar do Oeste
12.2

HOSPITAL DE SANTO ANTÓNIO - ORTOPEDIA/NEUROCIRURGIA/SERVIÇOS DE SANGUE - Hemofilia

Luís Vaz de Miranda
Luís Miranda apresentou a reclamação
6 de setembro 2017

VILA REAL, 05/09/2017
Hemofílco,  a residir em Vila Real, é hemofílico e, é seguido nesta patologia no Hospital de Santo de António.
Acontece:
1 - O mesmo, sofre há anos, de problemas na coluna vertebral;
2 - O mesmo é seguido no Hospital de Santo de António em várias especialidades;
3 - Em tempos, por necessitar de fazer implantes dentários, a administração do mesmo, recusou a possibilidade de fazer os implantes nessa Unidade Hospitalar, tendo necessidade de recorrer a Clinicas Privadas (obtendo o Factor VII anteriormente), e posteriormente, recorrer para ao mesmo, para reforçar o tratamento, uma vez que nem sempre as hemorragias foram controladas;
4 - Vivendo em Vila Real, a 200 km do Porto - ida e volta, tenho muitas vezes dificuldade em marcar consultas no respetivo Hospital;
5 - Ultimamente tendo aumentado o número de vezes de crises dolorosas, oriundas da coluna, tomando-me, grande parte do tempo, refém de mobilidade ou mobilidade condicionada, acabei por obter informações e consultar médicos com experiência, utilizando técnicas menos invasivas e comprovadamente eficazes, como hemofílico, fico sem poder usufruir dessa técnica, uma vez que no referido hospital, nunca me propuseram essa solução, que parece de recuperação rápida - provavelmente a não têm;
6 - Há exames radiológicos, requisitados pelo referido hospital, grande parte deles, são feitos em Centros Particulares (fiz várias reclamações/sugestões, onde manifestei, como contribuinte, a discordância de os mesmos se realizarem fora);
 a) - respostas e sugestões - participar em reuniões e â noite, no Porto! Espetacular! Não é? Ir de Vila Real ao Porto,... Vejam bem e à noite,... DESISTI!
Em relação ao ponto 5, sinto-me perdido, desorientado e psicologicamente abatido, porque sou hemofílico e impotente para exigir um DIREITO que me é concedido, mas que por falta de articulação entre os serviços públicos (porque só esses detêm a capacidade de acompanhar um Hemofílico) e uma entidade privada, com uma solução minimamente invasiva, mas que não detêm a capacidade para acompanhar no meu problema de hemofilia A.
NOTA; Coloquei os médicos a dialogarem - médicos do Privado com os/as do serviço de sangue, do Hospital Santo António, para realizar o possível ato médico- EM VÃO!
MAIS UMA NOTA: Do Hospital de António, também não me deram outra sugestão, alternativa ou, revelaram alguma preocupação, em sanar, este meu problema.

Data de ocorrência: 6 de setembro 2017