Devicequation, Serviços de medicina dentária - SA
    Chamada para rede móvel nacional
  • Rua Alexandre Braga, 124, 1º Andar
    4000-049 Porto
  • cmdbolhao@gmail.com

CMD Bolhão - Ortodontia - Reclamação consulta

Joana Soares apresentou a reclamação
7 de outubro 2020
Venho pela presente meio, expor reclamação com ocorrência no passado domingo, dia 05-10-2020 na Clínica Médica Ortodôntica do Bolhão pelas 12.30h.

No dia acima referido, eu, Joana Catarina Pereira Soares, com número contribuinte 232065900, paciente da clínica desde de Outubro de 2018, dirigi-me à clínica, para mais uma consulta de manutenção.

Fiz o check-in como programado e à entrada da clínica, foi cumprido as regras de segurança, implementadas pós pandemia (desinfeção de mãos, medição de febre e colocação de uma touca) e foi efetuado o pagamento no ato, no valor de 55€.

Fiquei aguardar na sala de espera e passado alguns minutos fui chamada pela Dra. (*), para o ato médico.

Dei entrada no consultório n.1.
Aguardei de pé a indicação da Dra. para me poder sentar na cadeira.
A autorização foi dada, foi me pedido para retirar a máscara e passar um líquido de desinfeção bocal.

Posto isto, deparo-me com a falta de higienização da pia da cadeira.
A mesma encontrava-se com sangue em toda superfície e com cabelos de cor escura (pretos).

Fiquei perplexa com a situação, chamei atenção da Dra. em questão do sucedido e fiquei ainda mais perplexa e indignada com comportamento da mesma.
Não apresentou qualquer desculpa e com alguma arrogância procedeu a uma limpeza superficial, ao borrifar um detergente de limpeza e passar uma folha de papel.
Questionei quem fazia a desinfeção do espaço e foi-me informado que era uma auxiliar e supervisionado pelo médico que ia prestar o serviço naquele consultório. (Verificou-se a falha por ambas as partes)

Após tal ato, é chamado um superior, Dra. (**), ao qual me faz um pedido desculpas e me sugere para trocar de consultório.
Mediante esta situação, a credibilidade da clínica numa higienização básica ficou em causa e foi instalada todas as dúvidas na realização de toda a desinfeção antes de cada consulta.

Ainda mais caricato, é o facto de ter sido implementado pelo espaço em causa, a cobrança extra de 5€, para uma desinfeção mais rigorosa pós pandemia, quando se verificou que os procedimentos básicos impostos pela direção geral de saúde, em qualquer ato médico, não se verificou.

No mesmo dia, fui contactada a pela clínica, pela Dra. (**) a informar que ia ser instaurado um processo de averiguação na falha grave em causa e mais uma vez pedia desculpa pelo sucedido e que posteriormente iria ser contactada pela direção via email. (Até à data de hoje, 07-10-2020, ainda não se verificou)

Mediante esta situação grave muito grave, que põem em causa todos os cuidados de saúde pública a todos os pacientes que frequentam a clínica e que fragiliza a confiança de continuar e terminar qualquer tratamento na clínica em causa.

Já reportei por escrito a reclamação formal, para a direção da clínica e ainda não obtive qualquer resposta ao meu email.

Sem outro assunto
Data de ocorrência: 7 de outubro 2020
9 de outubro 2020
Caríssima paciente Joana Soares

Em virtude da reclamação apresentada, cumpre-nos informar que, já procedemos à abertura de um processo interno para averiguação do sucedido e no caso de se confirmarem os factos relatados, serão devidamente apuradas as responsabilidades face à situação exposta, com imediato conhecimento para os efeitos que entender por convenientes.

Atentamente
12 de janeiro 2021
Reporto a falta de resposta à reclamação aqui referida, pelas diversas vias.

Após vários contatos, a clinica não apresentou justificação/relatório à suposta abertura de processo/identificação profissional dos intervenientes .