Centro Nacional de Pensões
Serviços Sociais e de Previdência
1 ADSE 79.1
Centro Nacional de Pensões13.6
Segurança Social
  • Canal não oficial da Segurança Social.
    Para um contacto direto use o portal Segurança Social Direta

• Rua de Entrecampos, 57 r/c e cave
    1700-157, Lisboa

Centro Nacional de Pensões - Corte indevido da pensão de sobrevivência

Marta Santos
Marta Santos apresentou a reclamação
27 de dezembro 2017

Após mais um ano de corte indevido de pensão por parte do Centro Nacional de Pensões, vejo-me obrigada a recorrer ao Portal da Queixa, pela tamanha frustração e tristeza que sinto pelos serviços prestados pela entidade. O corte, mais uma vez indevido, deve-se supostamente à não entrega do certificado de matrícula do presente ano letivo, algo que não corresponde à verdade. No dia 3 de outubro do presente ano desloquei-me às instalações da Segurança Social de V. N. de Gaia e entreguei o certificado. Entre finais de outubro e inícios de novembro, a minha irmã, que está na mesma situação que eu, ligou para o Centro Nacional de Pensões para perceber se os papéis já tinham dado entrada e se receberíamos a pensão no mês seguinte. A operadora que atendeu, pelo que disse, foi consultar os processos e confirmou que as provas escolares estariam já no sistema e que o valor, assim como os retroativos, seriam pagos em dezembro. Factualmente, a funcionária induziu-nos em erro. Não recebemos no presente mês, sendo que voltamos a ligar no dia 11 de dezembro. Aí foi nos dito que os papéis não estavam no processo e, por isso, o corte. Questiono-me sobre a base de sustentação da funcionária para ter dito, erradamente, que as provas escolares já estavam incluídas no processo. Todos os anos tenho os mesmos problemas e a verdade é que é o utente que fica prejudicado, mesmo não tendo este a responsabilidade pela desorganização dos serviços. Não se justifica nem se percebe como é que todos os anos as provas escolares desaparecem, sendo uma situação a ser futuramente apresentada ao Ministério competente.
Anexo, num só documento, o comprovativo de entrega assim como uma cópia do documento entregue nas instalações da Segurança Social.
Aguardo uma resposta para uma resolução mais rápida do problema.

Data de ocorrência: 27 de dezembro 2017