13.1
Serviços Sociais e de Previdência
1 ADSE 79.1
Centro Nacional de Pensões13.1
Segurança Social
  • Canal não oficial da Segurança Social.
    Para um contacto direto use o portal Segurança Social Direta

• Rua de Entrecampos, 57 r/c e cave
    1700-157, Lisboa

Centro Nacional de Pensões - Demora em processo

Marta Almeida
Marta Almeida apresentou a reclamação
13 de janeiro 2016

Boa tarde: O meu problema é com o Centro Nacional de pensões ( seg-socia) No processo de prestações por morte, pelo meu falecido companheiro.
Estava junta com o meu companheiro á 14 anos, do qual temos um filho com 8 anos. Em Agosto de 2015 foi-lhe diagnosticado um cancro e a 15 de Fevereiro de 2015 faleceu. Entretanto duas semanas antes dele falecer, os médicos do IPO avisaram que lhe restava pouco tempo de vida, e por concelho da assistente social do IPO fui á Junta de Freguesia para fazer uma prova de união de facto, com ele ainda vivo, pois assim não seriam necessárias testemunhas e isso poderia facilitar o processo após a morte dele, pois eu já ia ter tantos problemas para resolver, pois além de estar desempregada, haveriam outros problemas de ordem legal, por o filho ser o único herdeiro e ser menor. Entreguei então no fim de Fevereiro toda a documentação na Segurança Social, para (obtenção das prestação devidas a mim, ao meu filho e as ajudas de funeral), incluindo a prova de união de facto e a declaração de união de facto com compromisso de honra. Avisaram-me logo que os processos de união de facto, demoravam mais, mas que devia demorar mais ou menos 6 meses. Passados 1 Mês mandaram-me uma carta a dizer que o meu filho iria começar a receber 100 euros mas o resto ainda estava em análise. Esperei mais 5 meses e não diziam mais nada fui lá, Disseram que tinha que aguardar, pois havia muitas pessoas a entregar declarações falsas e que por causa de uns pagavam todos. Perguntei então pelo menos pelas ajudas de funeral, e disseram-me que para as ajudas de funeral tinha que ter preenchido mais um formulário, ( ao contrario do que me disseram, da 1ª vez em que o formulário de prestações por morte abrangia tudo) e estive então, ( isto em Agosto) a preencher mais um formulário. Disseram que tinha que continuar a aguardar. Em Outubro mandam-me outra carta, a pedir mais uma prova de união de facto, há " Data da morte" com 2 testemunhas. Parece que uma boa maneira de atrasar as coisas mais um pouco seria pôr em dúvida se eu não teria abandonado o meu marido no espaço de 15 dias antes dele falecer. Fui então fazer outra prova de união de facto com duas vizinhas, e no dia 6 de Outubro entreguei-a na Seg. Social. No principio de Novembro voltei lá e disseram-me que deveria receber o dinheiro em Janeiro de 2016, as ajudas de funeral viriam junto com a pensão mas que ainda teria que receber uma carta primeiro. Como chegamos a Janeiro acabou o fundo de desemprego e a carta não veio, fui á assistente social da Junta, desesperada, e ela foi á Seg.Social saber o motivo de mais esta espera, e a resposta que lhe deram é que o processo continua em análise. É caso para perguntar que processo é este, tão complicado e fora do normal, que leva um ano para ser analisado? Será preciso algum analista especial? Do CSI talvez?Já não sei mais o que fazer para receber o que me é devido por lei. Estou desempregada, com dois filhos, com 48 anos, já terminou o Fundo de desemprego subsequente, e escusava de estar neta aflição se a Segurança social fizesse o seu trabalho de forma competente, mas não...É lamentável!

Data de ocorrência: 13 de janeiro 2016
27 de abril 2016
Exmos. Senhores,

Agradecemos o V/contato e informamos que dada a natureza estritamente privada do assunto que nos foi colocado, a resposta foi remetida por via postal, para a morada do(a) interessado(a), registada no Sistema de Informação da Segurança Social.
INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, IP
Linha Segurança Social - +351 300 502 502
Portal: www.seg-social.pt
Segurança Social Direta: https://www.seg-social.pt/consultas/ssdirecta
Esta caixa de correio eletrónico não aceita resposta
15 de janeiro 2016

Ou um migrante!

Como se diz para receber estao sempre prontos , ( tens 15 dias para pagar e nao bufes ) mas para pagar espera ate quando eu quiser

17 de janeiro 2016

Levei tudo o que me pediram, e até mais. Tinha visto na Net que também deveria entregar uma certidão de nascimento minha, com tudo averbado, para saberem se não haveria questões mal e«resolvidas no meu passado, visto que sou divorciada, e quando entreguei os documentos disseram-me que não era preciso, mas como já sei como é, perguntei:
-tem certeza? E ainda expliquei á funcionaria o porquê de ser melhor entregar a certidão, ao que ela me respondeu:
-Sim tem razão, é melhor entregar!
Mas não adianta tentarmos fazer o melhor e nos anteciparmos aos problemas, como aconteceu com a 1ª prova de união de facto. Não é suposto fazermos essas coisas e ainda baralhamos mais o sistema, que esta feito para faltar sempre qualquer coisa.

Bem eu já estou a Duvidar da minha sanidade mental! Hoje foi a última gota. O próximo passo deve ser ir ao programa da Fátima Lopes! Acreditam que hoje recebi outra carta da seg, Social a pedir outra prova de União de facto? E o que é engraçado é que a carta foi Emitida em 25-11-2015 e só a recebi hoje. Isso levou-me a reparar na outra que recebi em Outubro de 2015, e essa foi emitida em Março de 2015. Digam-me que estou a sonhar, e isto é um enorme pesadelo!