Centro Nacional de Pensões
Serviços Sociais e de Previdência
1 ADSE 79.1
Centro Nacional de Pensões12.9
Segurança Social
  • Canal não oficial da Segurança Social.
    Para um contacto direto use o portal Segurança Social Direta

• Rua de Entrecampos, 57 r/c e cave
    1700-157, Lisboa

Centro Nacional de Pensões - Demora no processo atribuição reforma

Jose MAnuel Mendes Coutinho
Jose Coutinho apresentou a reclamação
15 de março 2020
Efetuei requerimento por aposentação no passado dia 09 de outubro de 2019.
Por deparar com relativa demora na conclusão do processo, contatei a CGA em 13 de janeiro via e-mail, tendo sido informado terem solicitados elementos ao CNP no passado dia 09/10/2019, via web extrato de remunerações correspondentes aos anos de 1973, a 1980, pelo doc. número 8001245 ???? - informação dada posteriormente em 16/01/2020 via e-mail informando ao mesmo tempo que foi enviado à CNP insistência de pedido pensão de aposentação com o número 1730100338.
Em 13/01/2020 contatei a CNP através de e-mail afim de obter informação sobre o estado do pedido, até hoje nem resposta deram.
Estando até há presente data sem qualquer resposta, voltei ao contacto com a CGA em 10/03/2020 com envio da seguinte resposta “Informamos que o seu processo não foi ainda concluído, pelo facto de, até à data, não ter dado entrada nesta Caixa a informação solicitada ao Centro Nacional de Pensões em 2019/10/09, da qual foi feita insistência em 2020/01/15.
Poderá, se assim o entender, contactar aquela Instituição (cnp-pensoes@seg-social.pt), no sentido de averiguar qualquer eventual dificuldade em satisfazer o nosso pedido. ”
Voltei então ao contacto com a CNP e sem qualquer resposta. Todas as tentativas de contacto com a CNP tem sido em vão.
Não consigo entender tanta demora na comunicação dos elementos ora solicitados, quando eu, no próprio momento, no ato do requerimento entregue na CGA, entreguei um documento devidamente autenticado pelos serviços da Segurança Social, porque não é tido como validado pela CGA? , ficando todo o processo suspenso até que a CNP declare a veracidade do mesmo!. Incrível! Não quero acreditar que o meu País que outrora me aceitou no mundo do trabalho com 14 anos, e com 46 anos de serviço efetivo a abril de 2019, venha exigir ainda mais da minha pessoa! Estando neste momento a ficar numa situação complicada que põe em risco a minha sobrevivência e família, não podendo cumprir com as minhas obrigações. Por tudo isto, nada mais peço, a não ser a gentileza pela celeridade na resposta à CGA, que por arrastamento na falta da mesma, continua a penalizar um direito adquirido.
Mais informo que a minha presente reclamação, será reencaminhada a Sua Exª. Sr. Provedor de Justiça.
Atentamente,

José Coutinho