Centro Nacional de Pensões
Serviços Sociais e de Previdência
1 ADSE 78.9
Centro Nacional de Pensões13.2
Segurança Social
  • Canal não oficial da Segurança Social.
    Para um contacto direto use o portal Segurança Social Direta

• Rua de Entrecampos, 57 r/c e cave
    1700-157, Lisboa

Centro Nacional de Pensões - Erro informático em Pensao de Sobrevivência

Diogo Maria Trindade Fonseca Magalhaes e Silva
Diogo Silva apresentou a reclamação
1 de setembro 2017

No dia 26/06/2017 recebi por carta na minha morada, como é regular todos os anos, o pedido da prova escolar 2017/2018 relativo à minha pensao de sobrevivência. No dia 27/07/2017 desloquei-me ao posto de CTT mais próximo da minha residência e enviei a declaração de compromisso de honra com aviso de recepção (Código: RD972368029PT), na qual destaca que ainda nao procedi à minha matricula visto tratar-se de estudante de doutoramento os prazos serem distintos (consulta de documentos enviados em anexo). Por consulta online do código dos CTT, verifico que a referida carta chegou à caixa nacional de pensoes/Centro Nacional de Pensoes. Após receber o aviso de recepção em minha casa, validado pelo Assistente Técnico Paulo Carvalho CC 04809848 no dia 28/07/2017, fico extremamente surpreso ao receber uma carta da Segurança Social a 16/08/2017 a informar que a minha pensao será suspensa a partir de Setembro. Posto isto, desloco-me ao Centro Nacional de Pensoes, foi efetuada triagem qualificada à entrada e depois de aguardar 3 horas sou atendido em 2 minutos para me referir o seguinte: "O seu caso é uma situação especial como tem 25 anos só tem quem está em estagio ou como estudante de doutoramento é que tem direito à pensao de sobrevivência"; ao que eu pergunto: "Entao porque recebi a carta para requisitar a prova escolar como recebi todos os anos?", respondendo que "devia ser um erro informático e nem devia ter saído a carta. Tem é que entregar a prova escolar e recebe com retroactivos relativo ao ano lectivo 2017/2018". Se recebi a carta da prova escolar todos os anos, porque nao devia ter recebido a carta da prova escolar este ano? Tratei do processo como sempre fiz todos os anos e a pensao é suspena??? Se entregar a prova escolar relativa a 2017/2018 recebo a pensao de sobrevivência a contar de Setembro de 2017, isto é, com retroactivos ou só a partir do momento em que entrego a prova escolar? Gostava de ser melhor esclarecido sobre este assunto e que para a próxima que perca uma manha de trabalho para resolver este assunto nao tenha o mesmo tratamento ou resposta nada esclarecedora. As pessoas que estao no atendimento pensem que as pessoas que atendem também tem responsabilidades.

Data de ocorrência: 1 de setembro 2017