Centro Nacional de Pensões
Serviços Sociais e de Previdência
1 ADSE 79.2
Centro Nacional de Pensões13.2
Segurança Social
  • Canal não oficial da Segurança Social.
    Para um contacto direto use o portal Segurança Social Direta

• Rua de Entrecampos, 57 r/c e cave
    1700-157, Lisboa

Centro Nacional de Pensões - Junta médica de verificação fraudulenta

Célia Bernardete Lino
Célia Lino apresentou a reclamação
27 de novembro 2020 (editada a 18 de janeiro 2021)
em baixa por doença profissional desde 20/02/2020, fui convocado para junta medica em 25/08/2020, (sendo convocado 5 dias antes da baixa), tendo a médica representante solicitado os relatórios médicos os quais entreguei em carta fechada (tendo dificuldades em marcar consulta devido à situação atual) facultados pelo meu medico de família. A medica da junta de verificação considerou os relatórios insuficientes, pede mais relatórios, considera-me apto para trabalhar, mas aconselha a recorrer a nova junta para apresentar os relatórios em falta. Apresento nova junta de recurso, agora já com os relatórios solicitados, em que o médico da especialidade é muito claro e diz que: "O paciente não pode fazer movimentos repetitivos ou cargas pesados que envolvam os membros superiores, pelo que está incapacitado para a sua profissão". A minha profissão é assentador de pedra, não tendo a empresa onde trabalho há mais de 20 anos outro posto de trabalho mais leve para me colocar. Posto isto e de acordo com a mesma médica da junta de verificação que diz que independentemente dos relatórios apresentados agora as novas ORDENS SÃO PARA MANDAR TODA A GENTE TRABALHAR. Não percebo porque a medica me diz para pedir junta de recurso uma vez que a resposta me dá logo a seguir é tem ordens para não trabalhar. Face ao meu historial clinico ( e não por vontade de ficar em casa, pois tenho família para sustentar), como posso continuar a subsistir com baixa sem ser remunerada e sem poder trabalhar? Qual o fundamento cientifico para uma medica que me vê durante 5 minutos e diz que tem ordens para me mandar trabalhar e os médicos que me acompanham há 4 anos dizem que eu não tenho condições para o fazer? Os médicos devem avaliar os doentes pelas patologias ou por ordens superiores que não estão de acordo com as patologias. Pergunto também podem os mesmos médicos da primeira junta serem os mesmos da segunda junta medica?
Data de ocorrência: 27 de novembro 2020